• Marco Antonio Silva Jorge

40 Hacks Fáceis Como Fazer Conteúdo de Marketing Político que as pessoas adoram ler e engajar

Atualizado: Jul 19


Saiba o que os profissionais de marketing político fazem para criar conteúdos que geram muitos apoiadores e eleitores potenciais




Não importa o tipo de conteúdo que você está criando, você sempre tem um objetivo: manter seus leitores lendo. E agora você também pode enganchar e engajar seus leitores usando esses 40 hacks para criar conteúdo que as pessoas realmente amam.




Olha para eles...


1. Ofereça dicas


O conteúdo instrutivo é ótimo. Mas o que é ainda melhor é quando você oferece dicas em cima desse conteúdo. Dicas são úteis. Eles ajudam as pessoas a agir. E eles até fazem os leitores sentirem que têm informações privilegiadas. Tudo isso se soma a leitores engajados e satisfeitos.





2. Compile perguntas frequentes


Se você prestar atenção, verá as mesmas perguntas em seu nicho aparecer repetidamente em blogs, fóruns, grupos de mídia social e em sites como Quora. Da próxima vez que vir essas perguntas, recolham-nas. Em seguida, compile uma lista de perguntas frequentes com suas melhores respostas. Pode apostar que seus leitores vão devorar.





3. Compartilhar recursos


Não importa o que as pessoas estão tentando fazer, elas tendem a gastar muito tempo pesquisando recursos.


Quais plugins de blog devem usar? Que equipamento eles precisam para treinar para uma maratona?


Você pode fazer seus leitores se apaixonarem por você e seu conteúdo compartilhando seus produtos e recursos mais confiáveis. Eles vão economizar tempo, eles vão economizar dinheiro. O que não há para amar?





4. Fornecer exemplos


Às vezes, a informação passa por cima da cabeça dos seus leitores. Você pode ajudar a esclarecer conceitos fornecendo exemplos específicos. Isso não só ajuda a engajar os leitores, mas também os ajuda a agir, já que agora eles têm um exemplo claro do que fazer.





5. Compilar listas


As pessoas adoram listas. É por isso que até os comediantes entram na lista dos dez melhores. Você também pode manter seus leitores engajados compartilhando listas. por exemplo:


· Top 5 maneiras de perder peso

· Os 27 melhores blogs de marketing do planeta

· 101 dicas de restauração de carros que todo entusiasta deve saber


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6. Tire capturas de tela


Você está explicando como usar software, fazendo um tour ou um site, ou mesmo revendo um produto online? Em seguida, tire capturas de tela. Eles fornecem interesse visual ao seu conteúdo e mantêm a atenção dos leitores.





7. Criar modelos


Se você realmente quer fornecer algo útil aos leitores, então dê-lhes as ferramentas necessárias para tomar ações. Modelos fazem uma ótima escolha para este propósito. por exemplo:


· Modelos de cartas de vendas para redatores.

· Modelos de fatura para proprietários de pequenas empresas.


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8. Forneça instruções passo a passo


Nem todo mundo sabe o que você sabe sobre um tema. Então, quando você diz algo como, "Instale um blog wordpress", seus leitores podem estar coçando a cabeça. É por isso que você pode manter os leitores engajados e seguir em frente fornecendo instruções exatas para processos complexos.





9. Criar infográficos


Nem todo mundo aprende bem lendo palavras apenas. É por isso que você pode considerar a criação de um infográfico, que é uma representação visual de dados e informações.


Por exemplo: "Como o metabolismo realmente funciona..."





10. Injete humor


As pessoas não querem apenas ser educadas; elas querem ser entretidas também. É por isso que você deve injetar um pouco de humor leve em seu conteúdo, o que vai manter as pessoas rindo e lendo junto.





11. Conte Histórias


Nada atrai um leitor e os prende em um nível emocional como uma boa história. É por isso que você vai querer compartilhar histórias inspiradoras, engraçadas ou até mesmo do tipo parábola para ajudá-lo a superar seu ponto de vista.





12. Forneça planilhas


As planilhas são outra boa escolha de ferramentas para ajudar os leitores a agir sobre o que estão aprendendo. Por exemplo, você pode fornecer aos leitores quase falidos uma planilha de gerenciamento de dívidas.





13. Listas de verificação de ofertas


Checklists fazem duas coisas que os leitores adoram. Primeiro, eles condensam um processo complexo em uma série de etapas acionáveis. E em segundo lugar, eles servem como uma ferramenta útil para usar quando chega a hora de agir.


DICA: Para obter melhores resultados, certifique-se de que suas listas de verificação sejam imprimíveis. E, em seguida, encorajar os usuários a realmente imprimi-los e usá-los.



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14. Crie mapas mentais


Criar mapas mentais para pensadores não lineares é uma adição bem-vinda ao lado do seu conteúdo regular. Dá a todos uma nova maneira de olhar e consumir a informação. Você pode começar a fazer mapas mentais usando softwares como SmartDraw.com ou o mindmanager.com





15. Criar conteúdo acionável


A ideia aqui é oferecer pelo menos uma coisa que pode ser feita rapidamente para obter resultados rápidos. As pessoas adoram gratificação instantânea, e é por isso que os leitores ficarão engajados para ver quantas outras dicas acionáveis você compartilhará.





16. Explique assuntos complexos na linguagem "Leiga"


Muitas pessoas odeiam vasculhar artigos acadêmicos com muito jargão. É por isso que você pode emocionar seus leitores explicando assuntos e artigos complexos em linguagem simples do dia a dia.


Por exemplo, se você está atendendo pessoas que querem perder peso, então você pode explicar o artigo mais recente sobre metabolismo (em vez de vincular a ele e esperar que seus leitores passem por ele).





17. Quebrar grandes assuntos em pedaços do tamanho da mordida


Se você está compartilhando informações sobre um grande assunto em um lugar como seu blog ou newsletter, então compartilhe este assunto em uma série de posts ou e-mails. Isso não só torna a informação menos avassaladora, como também deixa seus leitores animados com a próxima parcela.





18. Faça perguntas


A ideia aqui é engajar os leitores e fazê-los pensar. por exemplo:



· Você já perdeu peso e ganhou tudo de volta?

· Sabe os segredos de dobrar suas taxas de conversão?

· Você está cansado de passar horas na academia sem nada para mostrar?



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19. Fornecer fortes chamadas à ação


Quando as pessoas agirem sobre o que acabaram de aprender, no geral ficarão mais satisfeitas com seu conteúdo. É por isso que você vai querer fornecer chamadas para a ação para fazer as pessoas se moverem.



Por exemplo: "Agora que você sabe exatamente como configurar um blog wordpress, é hora de lançar o seu. Então dê o primeiro passo agora clicando aqui para baixar os arquivos de instalação gratuitos – isso não vai demorar muito, então faça agora!"







20. Oferecer Ilustrações


Uma ilustração bem colocada fornece esses três benefícios:




1. Ele quebra grandes paredes de texto, o que torna o conteúdo mais fácil de ler.


2. Atrai os olhos dos leitores de volta para o conteúdo, que é sempre um benefício bem-vindo.


3. Ele fornece uma ilustração visual para ajudar a explicar o conteúdo. Em outras palavras, agrega valor ao conteúdo.


Por exemplo, se você está compartilhando informações sobre como fazer tipos específicos de exercícios, então você pode realmente engajar seu leitor fornecendo ilustrações para cada exercício.





21. Forneça novas reviravoltas em métodos antigos


Nossos cérebros realmente se iluminam e temos uma pequena corrida prazerosa de neurotransmissores quando aprendemos algo novo. É por isso que você vai querer fornecer novas maneiras de fazer as coisas e outras informações novas para seus leitores.


Mas lembre-se, você não precisa inventar algo totalmente novo. Apenas apresentar informações antigas de uma nova maneira (como através de um infográfico) pode ser suficiente para colocar esses neurotransmissores prazerosos em marcha.





22. Compartilhar Analogias, Metáforas e Similares


Esse tipo de linguagem torna o conteúdo mais memorável e envolvente, o que mantém as pessoas viciadas.


Por exemplo, não diga apenas que algo é lento. Em vez disso, diga que é tão lento quanto melaço em janeiro. (Ou, melhor ainda, fazer seus próprios ditados para manter seu conteúdo fresco!)






23. Engajar os sentidos do leitor


Muitos escritores tendem a descrever algo visualmente, mas negligenciam os outros sentidos. Não faça isso, não faça isso. Em vez disso, traga o máximo possível.


Vamos imaginar que você está contando uma história sobre não evitar a tentação em uma padaria quando você está de dieta. Aqui está o que você pode descrever:


· O cheiro de pão fresco quando você entra pela primeira vez.

· O som do sino dinging acima da porta quando você entra.

· A visão dos deliciosos doces.

· O gosto de uma massa cheia de morango.

· A sensação da morango pingando do seu queixo.



Resumindo, traga seus leitores direto para a cena com você!





24. Desista da Curiosidade


Uma maneira muito boa de manter os leitores lendo é simplesmente deixá-los curiosos sobre o que está por vir.


Por exemplo: "Em apenas alguns momentos você vai descobrir o truque de perda de gordura que as celebridades de Hollywood usam quando precisam perder 10 quilos..."





25. Dar-lhes o que eles querem, escorregar no que eles precisam


Qualquer conteúdo que você crie deve ser algo que as pessoas realmente querem (caso contrário, eles não vão lê-lo). Mas você também pode deslizar no que eles precisam, o que tornará o conteúdo ainda mais útil para eles.



Por exemplo, pessoas que estão procurando informações de fazer dinheiro QUEREM dicas para resultados rápidos. Mas eles também precisam de estratégias para criar sucesso a longo prazo. Assim, você pode criar um artigo que compartilha maneiras rápidas de ganhar dinheiro, enquanto desliza em estratégias para construir um negócio próspero no longo prazo.





26. Mostre os benefícios


Em outras palavras, deixe os leitores saberem os benefícios de ler este conteúdo.


Por exemplo, "Você está prestes a descobrir como dobrar suas taxas de conversão com um ajuste de cinco minutos!"





27. Criar a escrita orientada ao leitor


Seu conteúdo deve ser sobre o leitor, não sobre você. Se é sobre você, além de uma história ocasional, seus leitores vão parar de ler.


Então, aqui está uma maneira rápida de verificar se seu conteúdo é sobre seus leitores: basta olhar para o quanto você usa palavras como "você" versus palavras como "eu". Se você tem mais ocorrências de "eu" então "você", isso é um sinal de que é hora de ajustar.





28. Use um tom de conversação


Em outras palavras, mantenha leve e imagine que está escrevendo para um bom amigo. Isso é muito mais fácil de ler (e mais divertido!) do que conteúdo com um tom abafado estilo livro didático.





29. Superar a Resistência


Às vezes, quando as pessoas leem seu conteúdo, começam a pensar: "Eu não acredito em você." Você pode ajudar a superar essa resistência e construir credibilidade por:


· Compartilhando sua experiência relevante com o tema X, você está compartilhando seus próprios segredos de perda de peso.


· Compartilhando os resultados que você alcançou para você ou para os outros. Por exemplo, diga aos leitores que você ensinou outros redatores, e fale sobre seus sucessos.


· Compartilhando quaisquer graus, elogios ou prêmios relevantes que você ganhou, se você está falando sobre como escrever um bom romance, então fale sobre qualquer prêmio de livro que você ganhou.


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30. Seja uma autoridade


As pessoas estão mais dispostas a ler e confiar em conteúdo vindo de um especialista ou autoridade no nicho. É por isso que você vai querer estabelecer-se como uma autoridade. por exemplo:


· Compartilhe seu melhor conteúdo para que as pessoas possam ver por si mesmas que você é um especialista.


· Compartilhe depoimentos de pessoas que se referem a você como um especialista.


· Seja confiante quando compartilhar suas estratégias, pois isso naturalmente ajuda a posicioná-lo como uma autoridade.



E relacionado com isso...





31. Pegar Emprestada autoridade de outras pessoas


Se você ainda não se estabeleceu como uma autoridade, então você pode querer pedir a autoridade de outras pessoas para aumentar seu status.


Uma maneira de fazer isso é obter citações de autoridades em seu nicho sobre você e sua experiência. Por exemplo, se você escreveu um livro sobre dor nas costas, então faça vários médicos endossarem seu livro.




32. Crie Empatia com seus leitores


As pessoas muitas vezes sentem que ninguém realmente entende ou se importa com seu problema. Se você pode demonstrar esse entendimento, eles continuarão lendo.


Por exemplo: "Eu sei como é ficar enrolado e depois envergonhado quando você sobe até um lance de escadas..."





33. Seja honesto


A ideia aqui é contar o bom, o ruim e o feio de tudo. Por exemplo, se você está revisando uma oferta de afiliado, então certifique-se de listar os prós e contras do produto.




Essa honestidade absoluta atrai os leitores para você e constrói sua confiança. Por sua vez, eles continuarão lendo – e eles são muito mais propensos a comprar o que você está vendendo.








34. Lisonjeie seus leitores


As pessoas gostam de bajulação, mesmo quando sabem que é lisonja intencional.


Tente isso: "Eu sei que você é um [tipo de pessoa] inteligente porque [inserir algo que eles provavelmente farão ou não]..."


Exemplo: Eu sei que você é um comerciante inteligente, porque você investe tempo lendo posts de blog como este regularmente para ficar no topo...




35. Capture sua imaginação


Se você pode fazer as pessoas pensarem sobre como elas se sentirão quando usarem um produto que você está promovendo ou as informações que você acabou de fornecer, você está um passo mais perto de fazê-las agir.



Por exemplo: "Imagine como você se sentirá quando abrir seu e-mail para ver dezenas de notificações de vendas preenchendo su