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  • Marco Antonio Silva Jorge

7 Passos para manter PARTICIPANTES nas LISTAS de Email do BLOG do PROJETO POLÍTICO, CAUSA OU NEGÓCIO

Atualizado: 19 de jul. de 2021

Muito parecido com a retenção de apoiadores, eleitores ou clientes, a retenção de membros se apoia nos três pilares: fazer e manter os membros felizes, reduzindo seus esforços e oferecendo serviço de qualidade para eles continuamente.


É uma boa ideia, portanto, iniciar seus esforços de retenção de sócios da mesma maneira que iniciaria um programa de retenção de clientes.





- Atribuir prioridade máxima aos membros e garantir que sejam tratados como ativos e não como transações; priorizando suporte e serviço ao cliente; tornar as comunicações altamente pessoais; e com o objetivo de ir além da 'satisfação' com prazer.


- Investir na construção de relacionamentos de longo prazo com valor agregado, que cobrem mais do que apenas o projeto, produto ou serviço que seu site de filiação atende.


- Manter contato constante por meio de conteúdo de qualidade publicado em tempo hábil e em vários canais. Aqui, você pode integrar facilmente seu site de associação a sites de mídia social para melhorar a comunicação.


- Entrar em contato com ex-membros que cancelaram ou não renovaram após o término do período de adesão; para descobrir os motivos que contribuíram para sua rotatividade.


- Entrar em contato com os membros atuais que por acaso são os membros mais leais ou mais antigos e descobrir as principais qualidades do site de membros que eles mais apreciam.


- Investir na construção de um ótimo site de membros, repleto de recursos, embora fácil de usar para reduzir o esforço dos membros. Investir em outras tecnologias de alta qualidade e valor, como lembrete de uma etapa ou integração de notificação; E-mail marketing eficiente e integração de newsletter; e assim por diante para aumentar a usabilidade do site.


- Recompensar os membros mais leais (os membros mais antigos ou membros relativamente novos que mostram alto engajamento e lealdade) com recompensas apropriadas e sinais de agradecimento.


É importante notar que, embora os princípios básicos de retenção (seja de clientes, membros ou lista de mala direta) permaneçam os mesmos, as especificações mudam com cada seção de pessoas que você está tentando reter. Portanto, as sete etapas descritas acima (as quais você deve se lembrar do capítulo anterior) devem ser tomadas como uma estrutura para suas iniciativas de conservação de sócios.




Sete maneiras específicas de reter membros em seu site-blog do Projeto Político, Causa ou Negócio


Abaixo estão sete passos super eficazes, porém simples e econômicos para ajudá-lo a personalizar a estrutura acima, de acordo com a natureza do seu site-blog de projeto político, causa ou negócio.



1. Entenda os motivos pelos quais as pessoas (podem) abandonar seu site de associação


Alguns dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas abandonam a associação são:


• Fraca liderança

• Má comunicação entre os membros

• Complacência ou apatia de alguns membros

• Falta de integração ou orientação adequada no início

• Atividades / oportunidades inadequadas de aumento de sócios

• Falta de participação / envolvimento suficiente dos membros

• Falta de projetos de aumento de sócios suficientes


Você deve descobrir o que é para os membros do seu site ou comunidade e, em seguida, agir rapidamente para resolver o motivo na fonte. Pesquisar membros relativamente novos (digamos, aqueles que estão com você há três ou quatro semanas) sobre o que eles gostariam que fosse feito de forma diferente no site ou na comunidade é uma boa maneira de começar. Solicitar um feedback rápido de ex-membros que encerraram sua associação ou não renovaram é outra maneira de fazer isso. Pode haver outras oportunidades também, quando você achar fácil conversar com membros ou ex-membros sobre as razões pelas quais eles podem deixar você ou o deixaram. Entender essas razões e agir de acordo com elas é o primeiro passo para tornar sua associação mais atraente e acolhedora para associados atuais e potenciais.




2. Comece a pensar em retenção desde o início


Você quer começar a 'atrair' membros para uma associação de longo prazo desde o momento em que eles se juntam a você. O truque é manter esse namoro baseado na ação, e não verbal. O que significa isso, você pergunta? Na verdade, é muito simples. Em vez de comunicar o quanto você deseja que os membros permaneçam por um longo prazo, mostre como seria bom para eles se permanecessem por um longo prazo


Seu primeiro passo será conseguir a indução de novos membros com uma orientação educacional, significativa e impressionante. Em seguida, atribua o novo membro a um membro leal que você teve ao longo dos anos, para orientação e orientação geral sempre que necessário. Certifique-se de estabelecer pelo menos quatro contatos adicionais (contatos que estão acima e abaixo do normal) com um novo membro durante o primeiro ano de sua associação e dê-lhe atenção pessoal.


Em um nível estratégico, você deseja criar metas de retenção anuais, trimestrais ou mensais e realizar atividades para atingir suas metas. Por exemplo, depois de decidir sobre uma taxa de retenção mensal, você poderá traçar um plano para criar recursos e atividades para os sócios que aumentam o engajamento e evitam a rotatividade. Além disso, você deseja estabelecer um 'comitê de envolvimento' que atenda ao propósito de aumentar a participação e, portanto, o engajamento entre os membros. Dê ao seu comitê de envolvimento a liberdade de debater estratégias de participação e engajamento e de agir de acordo com elas.





3. Concentre-se em tornar o networking fácil para os membros


O networking é um dos principais motivos pelos quais os membros aderem a sites e comunidades online em seu setor. É por isso que você quer garantir que o networking seja fácil para os membros, para que a adesão pareça valiosa para eles.


Uma maneira fácil de fazer isso é realizar eventos com foco em networking. Você pode convidar membros do seu site de associação ou comunidade para uma reunião física no mundo real, por exemplo. Se a sua associação abrange pessoas em diversos locais geográficos, coordene com os membros mais leais de um determinado local para assumir a responsabilidade de organizar e hospedar tal evento. Você também pode conduzir reuniões via videoconferência pelo Skype ou Google Hangouts. Depois, há a opção de conduzir grupos de foco por telefone. A questão é que existem várias oportunidades para os proprietários de sites de membros organizarem, simplificarem e promoverem o networking, e você deve aproveitar essas oportunidades para fazer exatamente isso. Além disso, certifique-se de incluir conteúdo relacionado a redes valiosas em seus artigos, postagens de blog, boletins informativos de marketing por e-mail e outras peças de conteúdo que você cria para os membros, para facilitar o networking para eles. Você pode, por exemplo, criar uma lista de verificação ou um artigo detalhado sobre as maneiras e os meios pelos quais os membros podem aproveitar ao máximo essas oportunidades de networking.





4. Mantenha o fluxo de atividades significativas


As atividades são a espinha dorsal do envolvimento quando se trata de retenção de sócios. E é fácil ver por que você deseja que suas atividades sejam significativas. Somente atividades significativas podem agregar valor aos membros e fazê-los querer ficar.

Embora a natureza exata e o número de atividades que você hospeda variem de setor para setor, de nicho para nicho e até mesmo de site para site; você deseja manter a maioria dessas atividades relacionadas a:


1) aumentar a participação entre os membros,

2) ajudar os membros a encontrar várias oportunidades de networking e aproveitá-las ao máximo e,

3) educar os membros em tópicos relacionados diretamente ao setor ou nicho ao qual seu site de associação pertence.





5. Seja proativo sobre as renovações de associação


A pró-atividade em termos de renovação de sócios é uma extensão natural do pensamento sobre retenção desde o início. Você deseja criar campanhas de renovação eficazes que levem os membros atuais à renovação antecipada. Comece segmentando os clientes em grupos diferentes com base no motivo de sua adesão. Envie e-mails de renovação direcionados para eles, apontando como a associação os beneficiou no último ano e como isso os beneficiará no ano seguinte.


Você também pode usar táticas de marketing de risco (apontando o que um membro atual pode perder por não renovar a associação), em vez de apontar apenas o que ele ganhou ou o que tem a ganhar no futuro. Táticas como incentivos de renovação antecipada e loterias de renovação funcionarão de forma igualmente eficaz. Por exemplo, você pode oferecer um incentivo, como um período de renovação estendido ou um presente gratuito para membros que renovarem sua associação até uma determinada data.


Uma loteria envolveria encorajar as pessoas a renovar a associação antes de uma determinada data para ganhar uma entrada na loteria / concurso. Outras formas de reforço positivo incluem compartilhar depoimentos e experiências da vida real de membros que transformaram a maneira como vivem, trabalham ou se divertem por causa de seu site de associação.





6. Recompense lealdade


Como sempre, você deve recompensar a lealdade. Esteja sempre atento às oportunidades de reconhecer o que um membro está fazendo por você. O reconhecimento pode vir na forma de certificações ou placas contendo a contribuição do associado. Quando se trata de recompensas, use recompensas não monitórias, como atualizações gratuitas para serviços premium, para criar um sentimento de boa vontade e alegria entre os membros leais. Descontos e brindes funcionam tão bem para fazer os membros leais se sentirem especiais por fazerem parte de sua comunidade, e aumentam ainda mais a lealdade.





7. Compare e fique a par da competição


E, finalmente, certifique-se de não ser superado por seus concorrentes. Procure fornecer benefícios comparáveis, senão superiores, a taxas competitivas. Idealmente, você deve tentar fazer algo melhor ou algo completamente diferente do que seus concorrentes. Isso o destacará e ajudará não apenas na retenção, mas também na aquisição de sócios. Então, aí está, estas são as sete maneiras básicas pelas quais você pode aumentar a retenção de membros para o seu site de associação.


A melhor coisa sobre essas dicas é que você pode usá-las para praticamente qualquer tipo de site de associação ou comunidade, incluindo sua página de fãs no Facebook e grupos do LinkedIn.



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Interidade Cursos Online de Marketing Político, Home Office e Negócio © 2021 by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

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