• Marco Antonio Silva Jorge

Como Aproveitar o Google Analytics para sua Pre-Campanha ate a Eleicao 2022 no Marketing Politico



Há uma coisa extremamente importante que pode realmente fazer ou quebrar o sucesso de qualquer site, mas muitos webmasters estão subutilizando -o – ou pior, não estão usando-o em tudo. Isso é análise. Especificamente, Google Analytics.



O que torna o Google Analytics tão bom para o Marketing Político?


Bem, não só é uma ótima maneira de monitorar o tráfego que seu site está recebendo e de onde vem durante sua pré-campanha até a eleição em Outubro de 2022, mas se você usá-lo corretamente, você pode obter uma riqueza de outras informações, incluindo sua taxa de rejeição, páginas ou artigos mais populares, e até mesmo suas taxas de conversão!





O problema é que pode ser confuso. Há muitos recursos que parecem propositalmente escondidos entre uma grande variedade de opções, e a maioria das pessoas nem sabe que eles estão lá, muito menos como usá-los.




Neste artigo, você vai aprender sobre alguns dos recursos mais importantes do Google Analytics, e como você pode usar esses recursos para melhorar seu tráfego, conversões e muito mais durante sua pré-campanha até a eleição em Outubro de 2022!


Então vamos começar, sim?




Como instalar o Google Analytics?


A primeira coisa que você precisa fazer é obter uma conta do Google Analytics, se você ainda não tem uma:


http://analytics.google.com


Você pode usar uma conta do Google existente. Basta fazer login e pressionar "Inscreva-se" você está pronto para começar a usar o Google Analytics.


Em seguida, você precisará adicionar um site ao Analytics. Para fazer isso, você pode dar uma olhada neste grande guia que o Google já fez para você(o navegador Google Chrome traduz para português rapidamente:


https://support.google.com/analytics/answer/1008080?hl=en




A combinação perfeita de análises com wordpress – saiba tudo o que você precisa


Se você estiver usando o WordPress, e um grande número de sites estiver em dia, você pode usar um pequeno plugin bacana para facilitar a instalação do Analytics em suas páginas.


Isso é especialmente útil se o seu tema ainda não tiver um lugar específico para adicionar seu código Analytics. (Alguns fazem.)


Se o seu tema não, você pode querer conferir o plugin Analytics by Yoast.

Este plugin se conectará à sua conta do Analytics e permitirá que você escolha qual site deseja rastrear e, em seguida, adicionará automaticamente seu código Analytics a todas as suas postagens e páginas.


Dê uma olhada no plugin aqui:

https://yoast.com/wordpress/plugins/google-analytics/




Descubra as cinco suítes de relatórios

Existem cinco suítes de relatórios dentro do Google Analytics que oferecerão a você diferentes tipos de informações.


Estes cinco tempos de relatório diferentes incluem:

· Tempo Real

· Público

· Aquisição

· Comportamento

· Conversões


Alguns sites podem não usar todos esses relatórios. Por exemplo, se você não está vendendo nada, você pode não precisar usar a suíte de conversões. (No entanto, ainda é útil para rastrear conversões para sua lista de e-mails e tal.)


Tempo real

Relatórios em tempo real informam o que está acontecendo com seu site agora. Você pode descobrir o que está acontecendo em seu site no momento em que você está vendo o relatório.


Isso lhe dará informações ao vivo sobre quanto tráfego você está recebendo e quais páginas as pessoas estão visualizando atualmente.



Público

Os relatórios do público dão informações sobre as pessoas que visitam seu site.

Eles permitem que você saiba sua demografia, como idade e gênero, seus interesses, onde estão localizados, que tipo de dispositivos e navegador eles usam, etc.


Aquisição

Relatórios de aquisição dizem de onde seu tráfego está vindo. Ele lhe dá informações, como palavras-chave usadas para encontrá-lo e links de onde vieram.

Isso ajudará você a determinar quais são suas palavras-chave mais eficazes e canais de marketing.


Comportamento

Os relatórios de comportamento permitem que você saiba informações como quais páginas as pessoas estão visualizando, para onde vão, quão rápido suas páginas carregam, etc.

Isso lhe dirá quais artigos são mais populares, e o que você poderia fazer para fazer as pessoas desfrutarem mais do seu conteúdo.


Conversões

Os relatórios de conversão permitirão que você saiba o quão eficaz seu site é para fazer vendas ou obter inscrições por e-mail ou fazer com que os usuários tomem qualquer outra ação que você gostaria que eles tomassem.



Esses são os cinco tipos diferentes de relatórios e que tipo de informação você pode obter de cada um.


Idealmente, você estará usando cada um desses diferentes tipos de relatórios para aproveitar ao máximo a energia oferecida pelo Google Analytics.


Você pode aprender muito sobre como aumentar seu tráfego e conversões usando esses relatórios.





Relatórios básicos de faixa de data

(muito importante para todo sua pré-campanha até a eleição em Outubro de 2022)


O uso de faixas de data pode ajudá-lo de muitas maneiras.


Ele permitirá que você não só veja seu tráfego durante um período de tempo, mas também compare-o com outros períodos de tempo no passado para ver se seu tráfego está crescendo ou encolhendo, e como certos eventos afetaram seu tráfego.


Se você olhar para a parte superior da tela enquanto estiver logado no Analytics, você notará um intervalo de datas.


Você pode definir isso para praticamente qualquer faixa de data que você quiser, a fim de ver dados históricos e comparar suas informações com os tempos no passado.


Isso é útil para descobrir se seu tráfego está crescendo ou encolhendo, quando você pode ter tido picos de tráfego para descobrir o que pode ter contribuído para os picos, etc.





Você também pode comparar dados facilmente selecionando "Compare" para selecionar dois períodos de tempo diferentes, a fim de obter uma comparação que lhe mostrará linhas diferentes para permitir que você compare dados históricos.

Veja como fazer:




Basta marcar a caixa "Compare para" depois de clicar no intervalo de datas e, em seguida, selecione o período de tempo com o que deseja compará-la.


Nota: Você pode fazer isso enquanto visualiza um único site, ou enquanto visualiza uma visão geral de toda a sua conta de uma só vez para lhe dar um instantâneo de como todos os seus sites estão indo.


Veja como é ver sua página principal com isso:






E aqui está o que parece ver um único site:



Se você olhar para a parte inferior do seu gráfico, você pode adicionar uma anotação. Isso vai ajudá-lo a adicionar notas para lembrá-lo no futuro o que aconteceu em determinadas datas.


Por exemplo, você pode adicionar notas como:

· Publicou anúncio no Facebook, o tráfego aumentou 28%

· Lançou novo site

· Artigo adicionado no Pinterest, o tráfego dobrou durante a noite

· Site hackeado, tráfego caiu 75% por vários dias


Isso não só vai ajudá-lo a descobrir que tipo de marketing e tal está funcionando, mas se você vender seu site mais tarde, você será capaz de lembrar o que aconteceu em vários momentos, a fim de explicar as discrepâncias de tráfego para potenciais compradores.


As faixas de data facilitam a ideia de como seu tráfego está crescendo ou encolhendo. Lembre-se de adicionar essas anotações aos principais eventos de tráfego para que você se lembre do que as causou.




Objetivos

Os objetivos são uma função do Analytics que é dramaticamente subentendida.


Muitas pessoas nem sabem que existem metas no Analytics, e outras sabem pouco sobre eles ou não sabem como usá-los.


Metas podem ser muito úteis. Os objetivos permitirão que você acompanhe a eficácia do seu funil de vendas, sua página de aperto, seus anúncios, etc.


Veja como funcionam os objetivos:


1. O tráfego vem de uma fonte de tráfego específica

2. Você tem uma ação específica que você quer que as pessoas tomem

3. Os usuários tomam essa ação

4. Você agora sabe de onde vem o tráfego, quantas pessoas viram a oferta, e quantas pessoas tomaram a ação desejada


Para configurar uma meta, abra o Analytics e vá para o Administrador no topo da página.


Em seguida, clique em Metas no menu da mão esquerda. Selecione Novo Objetivo e selecione Personalizado. Clique em próximo passo.


Escolha um nome para o seu objetivo. Pode ser o que quiser, mas tenha certeza que será fácil para você lembrar o que está rastreando com ele.


Você pode nomeá-lo algo como "Página de Captura de apoiadores e eleitores potenciais da região X", por exemplo.


Existem vários tipos de eventos que você pode acompanhar:


· Destino – Usuário acaba em uma página específica

· Duração – O usuário está na página por um período específico de tempo

· Página/Telas por sessão - Visualizações do usuário pelo menos X número de páginas

· Evento – Usuário visualiza um vídeo, por exemplo


Digamos que seu objetivo final é fazer com que os usuários façam parte da página de download do seu E-book de Brinde, o que acontece depois que eles optam pela sua lista.

Você escolheria uma meta de destino e definiria seu valor para a URL da sua página de agradecimento.


Se você quiser informações mais detalhadas sobre a configuração de todos os diferentes tipos de metas, aqui está um tutorial aprofundado do Analytics(o Navegador Google Chrome traduz rapidamente para o português):

https://support.google.com/analytics/answer/1032415?hl=en





Descubra os usos práticos para o Google Analytics

Há tantos usos para analytics que seria impossível nomeá-los todos em um guia curto, mas vamos dar uma olhada em algumas das melhores maneiras que você pode usar o Analytics para aumentar seu tráfego e renda.


Identificação de conteúdo bem-sucedido no Marketing Político da sua Pré-campanha até a Eleição de 02 de Outubro de 2022

Analytics é ótimo para descobrir em quais páginas seus visitantes estão pousando mais. Não só isso, ele também vai dizer-lhe onde eles vão a seguir.


Isso é útil para descobrir qual conteúdo é mais eficaz em puxar o tráfego para que você possa escrever mais conteúdo na mesma linha.


Digamos que você veja uma grande parte do seu tráfego visitando um artigo sobre marketing do Pinterest. Você pode escrever mais artigos sobre marketing do Pinterest, indo mais fundo ou cobrindo diferentes ângulos.


Ou você pode escrever artigos sobre diferentes tipos de mídia social, como Facebook ou Twitter.


Identificar seu conteúdo-chave é importante, porque você poderá decidir:


· Que tipo de conteúdo você deve escrever mais

· Que tipo de conteúdo não está funcionando, então você não perde tempo com isso

· Em quais tópicos seus visitantes estão mais interessados

· Quais artigos focar links para aumentar seus rankings de pesquisa




Como obter mais tráfego de mecanismos de busca para o Marketing Político da sua Pré-Campanha até a Eleição 2022

Todo mundo quer mais tráfego dos mecanismos de busca, mas sem o Analytics pode ser difícil descobrir onde concentrar seus esforços.


Você pode usar o Analytics para descobrir um plano para ajudar a aumentar as posições do seu mecanismo de busca e atrair mais tráfego.


A maioria de suas informações para isso virá dos relatórios de aquisição. Se você for para a aquisição > otimização do mecanismo de pesquisa > consultas, você descobrirá as palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site.


Ele também lhe dirá a posição em que você estava na época, e quantas pessoas clicaram quando viram sua página no Google.


(Nota: Isso será mais preciso se seu site for adicionado às ferramentas do Google Webmaster e vinculado à sua conta Analytics.)


Aqui estão algumas maneiras de usar o Analytics para obter mais tráfego dos mecanismos de pesquisa:


· Identifique conteúdo bem-sucedido e sem sucesso

· Descubra quais palavras-chave os usuários estão usando para encontrar seu site

· Descubra quais palavras-chave você está classificando perto da página um para que você possa obter mais alguns links para impulsioná-los para a primeira página

· Descubra quais páginas são mais populares para que você possa enviar mais pessoas para eles

· Descubra quais palavras-chave estão recebendo o ctr mais alto nos resultados de pesquisa para saber quais artigos podem precisar ser alterados (como alterações de título ou descrição) para obter mais cliques




Melhores fontes de tráfego para o Marketing Político da sua Pré-Campanha até a Eleição 2022

Se você visitar seu painel e ir para Aquisição > Todos os tráfegos > Fonte/Médio, você descobrirá quais sites estão enviando mais tráfego.


Isso pode ser útil para descobrir onde concentrar seus esforços de marketing, bem como o que você poderia melhorar para obter mais tráfego de outros sites.


Ele também pode deixar você saber se muito do seu tráfego está vindo de uma única fonte, o que é perigoso.


Por exemplo, se a maior parte do seu tráfego vem do Google e houver uma enorme atualização que reduz seus rankings, todo o seu site estaria em sérios problemas.


Analytics é uma ferramenta complexa, mas isso a torna incrivelmente útil. Sim, é preciso um pouco de tempo para se acostumar.


Não é uma daquelas ferramentas intuitivas e de relance que colocam tudo na ponta dos dedos do usuário médio.


Mas se você realmente tomar o tempo para se aprofundar nisso, o Analytics pode realmente ajudá-lo a aumentar seu tráfego, conversões e renda.


As análises podem ser usadas para:


· Rastrear fontes de tráfego

· Veja quais palavras-chave as pessoas estão usando para encontrar seu site

· Acompanhar resultados de conversão

· Saiba qual conteúdo as pessoas querem mais

· E muito mais!


Não seja como o usuário médio do Analytics que o instala em seu site e depois esquece-o além de talvez verificar os números gerais de tráfego de vez em quando.


Aproveite para aprender os diferentes recursos e como você pode usá-los efetivamente.


Confie em mim, você vai ficar muito feliz com o que você fez!



Aqui estão links rápidos para os recursos mencionados nesse artigo(o Google Chrome traduz sites para português rapidamente):


Google Analytics:

http://analytics.google.com

Ajuda de configuração de análise:

https://support.google.com/analytics/answer/1008080?hl=en

Ajuda de metas de análise:

https://support.google.com/analytics/answer/1032415?hl=en




Continue acompanhando nossos artigos para saber como melhorar ou construir sua capacidade de liderança no marketing político e como pode melhorar completamente suas estratégias para o projeto político on-line e campanha eleitoral.

Temos um Guia 2021 de Marketing no Facebook FACILITADO Passo a passo Completo - que ensina as melhores maneiras de promover no Facebook. Ele também lhe dá instruções passo a passo, para que você possa se envolver no marketing do Facebook com uma chance maior do que a média de sucesso. Se preferir, pode copiar o link e colar no seu navegador: https://www.hotmart.com/product/guia-marketing-fb-facilitado-passo-a-passo-completo

(Tenha mais informações no Guia COMPLETO de Campanha Política e Marketing Eleitoral Digital para Candidato(a) a Deputado(a) Estadual - Federal <---- CLIQUE AQUI MESMO PARA RECEBER O SEU

https://hotmart.com/product/guia-campanha-politica-e-marketing-eleitoral-digital

ou copie e cole o link no seu navegador: https://hotmart.com/product/guia-campanha-politica-e-marketing-eleitoral-digital

(Receba mais informações no nosso Curso Passo a Passo de WordPress para Projeto Político 2022, Empresas, Negócios + KIT Marketing de Conteúdo REPLETO de modelos prontos para produção(copiar e colar) + Swipe Files em até 10x SEM JUROS! <---- CLICANDO AQUI MESMO ou copiando o link para o seu navegador: https://www.hotmart.com/product/curso-wp-projeto-politico-empresas-negocios-kit-marketing-de-conteudo-modelos-prontos-producao-copiar-colar-swipe-files)

Temos alguns outros guias, produtos digitais e cursos que podem ajudá-lo com o marketing digital para seu projeto político, causa, ou negócio. Conheça todos os nossos produtos: https://space.hotmart.com/interidade-producao-mentoria-consultoria-marketing-digital-politico-eleitoral-cursos-on-line-ead

Nossos cursos e produtos digitais voltados para Adultos 50 mais, Home-office e Marketing Político:

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-para-adultos-50-mais

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-para-home-office-negocio-trabalho-em-casa

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-de-marketing-politico

Também temos uma parceria com a Universidade Estácio de Sá e proporcionamos bolsas de estudos de até 60% para praticamente todos os cursos de graduação e pós graduação: https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/faculdade-e-pos-graduacao-ead

 
Interidade Cursos Online de Marketing Político, Home Office e Negócio © 2021 by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Interidade Cursos Online e Marketing Político, Home Office e Negócio by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0