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  • Marco Antonio Silva Jorge

Como fazer Storytelling que dá certo para o seu Marketing Político, sua Campanha Eleitoral e Negócio

Atualizado: 19 de jul. de 2021


Contar histórias pode ser um componente poderoso em uma estratégia de marketing político. Pode ser a força motriz por trás do desenvolvimento e, mais importante, estabelecer uma imagem que se conecte e ressoe com seu público-alvo.

A história que você conta, e o método no qual você usa para tecer essa história ao longo de suas campanhas de marketing político será baseado em seus objetivos gerais, mas uma coisa permanece a mesma:



Sua história será projetada para apresentar sua imagem aos apoiadores e eleitores de uma forma que o ajude a se destacar e além da concorrência.


Contar histórias é uma prova do nosso trabalho árduo; ele destaca os esforços que temos tomado para criar uma imagem excelente, e ajuda a fornecer grandes peças de conteúdo de uma maneira que as pessoas possam se conectar.


É também a maneira mais fácil de expressar emoções e ilustrar seu compromisso em fornecer valor. Não há nada mais poderoso do que uma história cuidadosamente trabalhada que satisfaz as necessidades do seus apoiadores e eleitores em potencial.

Neste artigo especial, abordaremos os principais métodos de contar histórias, como usar melhor essas estratégias e como você pode usar a narrativa para fortalecer sua imagem ou lançar uma nova.


Sem mais atrasos, vamos começar!



A Arte da Narrativa para o Marketing Político


Marketing de conteúdo é quando você descobre maneiras de utilizar e reutilizar conteúdo para que ele seja visto por um público maior. Storytelling e marketing de conteúdo andam lado a lado. Com a narrativa, você pode projetar uma campanha de marketing político altamente engajada que carrega um forte foco. Você usará a contação de histórias para dar às pessoas as informações que elas querem ouvir para tomar a decisão de apoiar, votar em você, e até comprar seus produtos(ou como vendedor afiliado) para gerar recursos para seu marketing político ou se conectar com sua plataforma.

Felizmente, há uma estrutura fácil para criar um enredo atraente para sua campanha de marketing político e começa com a utilização de uma variedade de métodos de entrega, incluindo:

Visual e Baseado em Conteúdo:


A narrativa visual Incluiria coisas como vídeos, apresentações, Webinars ou talvez uma série de episódios que trazem seus espectadores em uma jornada. O Marketing Político baseado em conteúdo incluiria todo o resto, como artigos, posts em blogs, páginas de vendas e assim por diante.


É importante combinar ambos os métodos de contar histórias em suas campanhas de marketing político para que você seja capaz de alcançar um público mais amplo. Algumas pessoas preferem assistir vídeo; outros absorvem melhor a informação em forma de texto.



A anatomia de uma campanha eleitoral de sucesso em contar histórias também incluirá uma série específica de perguntas e respostas. Vamos nos aprofundar nisso no próximo ponto, mas por enquanto, aqui está uma rápida visão geral do que você precisa considerar ao projetar sua campanha de contar histórias.


Perguntas do seu Público: Não é aqui que você pesquisa seu público para suas perguntas mais ardentes, embora isso possa ser uma estratégia eficaz para chegar a um enredo que se conecta com seu público principal. Mas outra forma de abordar questões sem levantamento do seu público começa com as perguntas que você teve quando se aventurou pela primeira vez em política. Veja quais perguntas seus apoiadores e eleitores já estão fazendo? Que respostas seus concorrentes estão fornecendo? E a melhor forma de se conectar com seu público usando a linguagem que eles melhor entendem.


Estabelecendo uma linha do tempo: É aqui que você elabora seu arco de história em torno de uma campanha de marketing político. Esta história contará ao seu público como você chegou do ponto A ao B, por que você criou sua imagem política (opiniões/projetos), e como ela existe para ajudá-los.

Ele dá o propósito da sua história e ajuda você a se manter alinhado com seus objetivos, mantendo-se consistente com suas campanhas. Estabelecer as bases para uma linha do tempo de contar histórias também é importante para que você seja capaz de Personalizar.


Sua história precisa se conectar com seu público principal e você faz isso falando tudo sobre eles. Em vez de criar um enredo genérico que simplesmente destaca sua imagem, você precisa abraçar seu público fomentando uma mentalidade que você entende o que eles precisam, desejo e medo. E, finalmente,


Adaptação: Uma história não se encaixa em todos os canais de marketing, então você precisa ter certeza de criar histórias que se alinham com as plataformas que você usa.


Por exemplo, se você planeja utilizar mídias sociais, você vai querer começar descobrindo temas-chave, tendências e tópicos sob demanda dentro desses canais e, em seguida, criar um enredo em torno do que provou ser eficaz.


O marketing político no Facebook é diferente do marketing político no Instagram e eles atendem a públicos muito específicos, então você vai querer personalizar seu enredo para melhor se encaixar nesses espectadores. Em vez de ir direto o pedido de apoio ou para a venda, você precisa pensar sobre como as pessoas se comunicam nessas plataformas, como recomendam políticos, projetos, produtos e serviços e como o público responde a diferentes estilos de anúncios. Então você pode criar sua própria campanha de contação de histórias para que ela se alinhe com essas redes. No próximo ponto, falaremos sobre como os 3 pontos-chave de cada enredo de sucesso. É assim que você estrutura uma história para que ela se conecte com o coração do seu público.





Histórias que vendem seu ponto vista no Marketing Político


Cada história tem 3 partes principais:


O começo, o meio e, claro, o fim. Ao usar a narrativa para promover sua divulgação, sua história precisa cobrir todas as bases, o que significa que você começará por:

Passo 1: Definindo o Palco

Na primeira parte de sua campanha de contar histórias, você está essencialmente lançando as bases para o arco da sua história. Você está preparando a cena. Na fase 1, você está delineando os conflitos que seu público está sofrendo. Em outras palavras, você está reconhecendo os problemas com os quais eles precisam de ajuda e esclarecendo sua mensagem de imagem para demonstrar que você entende o seu público, seus apoiadores e eleitores potenciais e com o que eles estão lutando.


Este é um passo importante porque dará o tom de toda a sua campanha e ajudará a conectar sua imagem com seu público.


Passo 2: Fornecer uma solução Na segunda parte de sua campanha de storytelling, você está oferecendo ao seu público uma solução para os problemas descritos na primeira etapa.


Você está se conectando com o seu público sendo pessoal, envolvendo-os diretamente com seu conteúdo e demonstrando a eles que você entende o que eles precisam e pode dá-lo a eles.

Passo 3: Chamada à Ação

No final de cada grande livro de romance, o herói e a heroína cavalgam ao pôr-do-sol, finalmente a ponto de encontrar seus finais felizes para sempre. Na narrativa baseada no público, você está solicitando que seus apoiadores, eleitores ou clientes cliquem nesse botão de cadastro ou compra, assinem seu canal ou sigam sua imagem para que eles possam alcançar esse mesmo felizes para sempre.



Este é o ponto em que eles precisam tomar uma decisão para seguir em frente, para se colocar no caminho para alcançar seus objetivos com sua ajuda e orientação. A anatomia de todas as histórias de sucesso sempre inclui esses três passos cruciais. Lançar uma campanha de storytelling pesada ou uma abordagem agressiva que contorna o passo um e dois resultará em afastar muitos apoiadores, eleitores e clientes que de outra forma se apaixonariam por sua imagem. Você precisa romanceá-los ao longo de suas campanhas.


Isso começa explicando que você entende seus problemas, fornecendo uma solução para esse conflito e, em seguida, levando-os a agir para que eles possam experimentar as recompensas. No próximo ponto, veremos como histórias pessoais podem ajudar a se infiltrar nos públicos mais competitivos e ajudá-lo a se destacar em espaços lotados.


Como Inspirar e Motivar no Marketing Político


As histórias devem ter um nível de inspiração e motivação e não há maneira mais fácil de fazer isso do que torná-la pessoal. É aí que você explica por que sua imagem foi criada, o que o motivou a entrar na política ou a criar uma empresa em seu mercado e quais são seus objetivos e missões pessoais. Claro, você quer manter seu público em mente ao criar esta história para que eles se sintam parte dela e possam ir na jornada com você. Por exemplo, se você está se candidatando a deputado estadual para melhorar as leis do seu Estado ou se está vendendo um curso de perda de peso projetado para ajudar as pessoas a viver uma vida melhor e mais saudável, sua história deve começar delineando sua jornada pessoal e transformação.

Você se torna seu próprio estudo de caso e, posteriormente, o melhor testemunho que você pode oferecer. Mas você precisa enfatizar como seu projeto político ou programa de treinamento produzirá os resultados que seu público está procurando. Uma coisa é que você pode alcançar suas metas de perda de peso ou fitness, mas como os outros podem ter certeza de que eles podem seguir sua liderança? É aí que a narrativa pessoal se torna um componente crítico para se conectar com sucesso com seu público em um nível profundo. É quando você tem a oportunidade de mostrar a eles o que é possível e como, apoiando e votando em você, ou, comprando seu programa de fitness, eles também serão capazes de alcançar seus objetivos.


Quanto mais personalizadas forem suas campanhas de contar histórias, mais eficazes elas serão. Depoimentos são uma arma poderosa em vendas, apoio e marketing político, mas quando você começa compartilhando sua própria jornada pessoal com seu público, você poderá criar uma história inesquecível que irá motivar e inspirar seu público. No próximo ponto, vou compartilhar algumas dicas e técnicas para maximizar a eficácia de suas campanhas de contação de histórias para o marketing político.


Hacks eficazes de storytelling para Marketing Político


Eu chamo esses hacks de contar histórias porque eles são maneiras rápidas e fáceis de garantir que você está apertando os botões quentes e cumprindo seus objetivos criando uma história irresistível que ressoará com o seu público.

Dica 1: Ouça seu público

Uma vez que você começou sua campanha de contar histórias, você precisa começar a ouvir. É quando você mede as respostas e pode manter um pulso sobre como seu público se sente sobre sua história. Ouvir respostas ajuda você a ajustar seu enredo para que ele se alinhe melhor com o que seu público está procurando, por isso é importante que você fique por dentro de cada fase da sua campanha de storytelling e deixe espaço para ajustes e crescimento.


Dica 2: Seja memorável Isso não é preciso dizer, mas há maneiras fáceis de garantir que sua história seja digna de compartilhamento. Você quer que o maior número possível de pessoas falando sobre sua história, o que significa que você quer pesquisar e entender os gatilhos do público e motivações gerais. Conhecer seu público tornará mais fácil para suas histórias ficarem envolventes.


Dica 3: Seja Pessoal Você quer que sua história se conecte com o eleitor médio do seu público para que ela precise ser contada em um nível que eles melhor entendam.


Tornar pessoal em suas campanhas de contar histórias tornará mais fácil para você se conectar com o seu público, mas também garantirá que você seja acessível, seja verdadeiro e que esteja profundamente envolvente.


As pessoas querem saber que você está oferecendo um alto nível de engajamento e envolvimento nos projetos e opiniões que apoiam. Trata-se de criar uma campanha de marketing político que melhore a experiência de seus apoiadores, eleitores ou clientes.


Dica 4: Seja relacionável Acabei de mencionar a importância de personalizar suas campanhas, mas você quer levar as coisas um passo adiante, garantindo que você seja confiável. É fácil olhar para o nosso público como grupos de pessoas sem entender o tipo de público que estamos atendendo.


O que os faz funcionar? Em que eles estão mais interessados? O que eles temem? Quais são seus objetivos globais?


Ser relacionável mostra a eles que você fez o trabalho de pesquisar o público para saber o que é mais importante para eles, mas o mais importante, demonstra que você trabalhou duro para criar uma imagem que seja adaptada às suas necessidades. Desejo-lhe o melhor com suas campanhas de contar histórias no seu marketing político!



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