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  • Marco Antonio Silva Jorge

Como Fazer sua Página de Captura para seu Funil de "Votos" no Marketing Político e Campanha Digital

Antes de começar a tentar construir uma lista de sucesso ou criar uma página de captura poderosa, você vai querer começar com uma introdução rigorosa às páginas de captura. Em total contraste com as páginas iniciais indiferenciadas e desfocadas, as páginas de captura se concentram especificamente na captura de leads para um boletim informativo ou na venda de um produto específico - e não fazem nenhuma tentativa de oferecer aos visitantes uma opção diferente.




Outra palavra comum que é frequentemente usada para descrever a página de captura é “landing page” (ou “página de captura de leads” em alguns círculos). Uma landing page é uma página projetada para obter nomes, celulares e/ou endereços de e-mail. Normalmente, no entanto, uma landing page é um tipo menor de landing page, que geralmente tem um formulário de opt-in em vista quando a página é carregada.





Então, o que é importante aprender em uma introdução às páginas de captura? Primeiro, é importante reconhecer que todos os profissionais de marketing político bem-sucedidos as usam. Se você planeja vender um produto(próprio ou afiliado) para gerar recursos para pré-campanha eleitoral pela Internet, também desejará usar uma, em vez de depender de formulários opcionais de barra lateral e páginas desfocadas que não transmitem um único ponto e uma única frase de chamariz.


Outra coisa importante que você vai querer aprender com esta introdução às páginas de captura é que cada página de captura contém as mesmas partes e tem como foco um ÚNICO objetivo - fazer com que o visitante se torne um assinante ou comprador.


Essas partes são as seguintes: um formulário de aceitação, uma introdução breve ou longa, uma imagem do proprietário(candidato ou político) da lista / produto, a assinatura do proprietário da lista e uma frase de chamariz (ou várias frases de chamariz )


Determinar qual modelo funcionará melhor para você só pode ser feito por meio de testes. Enquanto muitos se gabam de uma conversão e atribuem isso à brevidade de sua introdução (muitos serão um parágrafo curto), caso contrário, eles terão uma alta taxa de conversão porque usam uma Copy(redação) longa, completa e atraente.


Se há algo que você absolutamente deve tirar de uma introdução às landing pages, é que você não pode criar uma landing page que não seja focada.




O sistema da página de captura


O sistema de página de captura fornece um sistema excepcionalmente poderoso por meio do qual você pode obter sucesso em vários fluxos. Este artigo discute brevemente alguns desses fluxos diferentes - e como você pode manipulá-los.


Vamos começar com a página de captura em si: todo o tráfego é enviado para a página de captura. A partir daí, terá uma série de opções, dependendo do que você forneceu. Muitos profissionais de marketing político sugerem que sua página de captura deve ser sempre um formulário de aceitação. Outros irão sugerir que deveria ser simplesmente uma página de captura.


Quer seja um boletim informativo gratuito(para fazer listas de apoiadores e eleitores em potenciais) ou um produto(próprio ou afiliado) à venda para gerar recursos para o marketing político, o sistema de página de captura que você cria deve incluir uma "oferta única", que os obrigará a agir - assinar, comprar, etc.


Depois que eles se inscreverem ou comprarem, o sistema de página de captura que você criar deve redirecioná-los para uma página de agradecimento, que abre mais meios pelos quais você pode convidar para redes sociais, grupos de whatsapp ou telegram, ou mesmo vender mais. Uma maneira rápida de vender é simplesmente incluir anúncios em sua página de agradecimento para produtos afiliados relacionados ou para seus próprios produtos. Aqui, novamente, você vai querer fazer uma oferta única.


Além disso, se você ainda não pediu a eles para entrarem em sua lista de e-mails, é aqui que você deve fazê-lo - em sua página de agradecimento. Depois que eles aceitarem sua lista, você terá agora uma opção totalmente nova que pode ser usada em conjunto com o sistema de página de captura para gerar apoio político ou receita.


Uma dessas opções é vender espaço publicitário em seu boletim informativo. Quanto mais pessoas você tiver lendo seu blog ou boletim informativo, mais poderá cobrar pelo espaço publicitário; no entanto, convém evitar captura excessivas em sua lista para garantir que seus anunciantes realmente ganhem dinheiro.


Sua próxima opção é endossar um produto como afiliado para receber comissões e gerar recursos extras para seu marketing político e pré-campanha eleitoral. Você pode dizer aos seus assinantes como alguém acabou de criar um produto brilhante - e pode oferecê-lo aos assinantes por meio de um link de afiliado. Você pode até querer usar outros produtos que possui bônus para dar-lhes algo extra.


A última e mais lucrativa forma de gerar receita por meio de seu boletim informativo é criando e vendendo seus próprios produtos para eles.


É importante observar que você não precisa usar todos esses meios para gerar receita; no entanto, quanto mais você usa, mais você ganha em geral.




O que você precisa antes de começar


Antes de começar a construir sua página de captura, você precisará de uma série de coisas para: a) fazer sua oferta realmente ter um ponto; e b) facilitar a criação de sua página de captura.


Uma coisa que você absolutamente deve ter antes de começar é uma resposta automática. Sem qualquer resposta automática, você está jogando sacos de dinheiro em potencial no lixo. Em vez de criar um relacionamento com apoiadores e eleitores em potencial - e se dar a oportunidade de tentar captura incrementais futuras - você está permitindo que eles saiam e nunca mais retornem.


Além de uma resposta automática, você precisará ter uma oferta real que as pessoas queiram comprar. Você pode querer desenvolver um produto, como um e-book ou um curso online.


Se você não tem as habilidades para fazer nenhum dos dois, pode sempre contratar um profissional para fazer isso por você por meio do Workana ou Freelancer.com.br. Você então desejará vender este produto e tentar obter assinantes de sua página de agradecimento - ou deseja obter assinantes oferecendo o produtos ou relatórios gratuitamente (que é o que muitos empreendedores e políticos da Internet fazem agora).


Outra coisa que você absolutamente deve ter antes de começar é um serviço de check-out. Você pode querer considerar Paypal, Hotmart, Eduzz ou outros. Todos esses serviços permitirão que você faça transações rapidamente.


Outra coisa que você deve ter antes de começar é um conjunto de gráficos, que geralmente inclui um cabeçalho gráfico, um botão de check-out, papel de parede de fundo e uma foto quase decente de você mesmo. Provavelmente, você pode fornecer uma foto sua, mas convém contratar um profissional para fazer o resto.


Outra coisa de que você precisará antes de começar a usar a página de captura é alguma forma de criar uma assinatura realista. A plataforma klickpages.com.br é provavelmente sua melhor aposta; mas, se você estiver com orçamento limitado, pode optar por simplesmente usar um plataforma grátis ou com alguns dias liberados para começar.



Planejando o tema da sua página de captura


Talvez a parte mais importante da criação de uma página de captura seja o planejamento do tema da página de captura. Como você seleciona seu tema, é claro, tudo dependerá de como você planeja gerar tráfego.


Se você decidir gerar tráfego por meio da otimização de mecanismo de pesquisa, planejar o tema da sua página de captura envolverá encontrar frases dentro do seu grupo/nicho que tenham uma alta demanda (valor agregado de pesquisa) e uma baixa oferta (pequena quantidade de sites concorrentes) e, em seguida, criar várias páginas de captura , cada um otimizado em torno de uma frase diferente.




Se, por outro lado, você decidir gerar tráfego por meio de programas de pagamento por clique (PPC), como o Google Ads, o planejamento do tema da página de captura novamente envolverá o ajuste de várias páginas diferentes para caber nas palavras-chave que você está comprando.




É aqui que a maioria das pessoas falha ao criar uma página de captura: elas não a ajustam para se adequar a um público específico. Por exemplo, no caso de uma landing page para um boletim informativo, eles podem iniciar um boletim informativo sobre brinquedos, mas eles apenas criam uma página de captura e enviam todo o tráfego para ela. Este é um grande erro.


Provavelmente, se você criar um produto ou boletim informativo de qualidade, ele poderá beneficiar várias pessoas. Então, por que não comunicar os benefícios exatos que obterão com a assinatura ou compra?


Se, por exemplo, você tem um boletim informativo sobre Constituição e Assembleia Constituinte, então você o agrupa sob o título solto de "Leis", um visitante que está procurando especificamente por informações sobre Constituição ou Assembleia Constituinte clicará fora de sua página se não o fizerem. não vejo a conexão direta com o tópico exato pelo qual estavam pesquisando.


Em vez disso, você desejará configurar uma página centralizada em torno de Constituição e uma página centralizada em torno de Assembleia Constituinte. Em cada página, você desejará comunicar os benefícios específicos de ingressar na lista para cada um desses grupos de visitantes.


Indo um passo além, além de planejar o tema da sua página de captura, se você estiver criando uma página de captura para um boletim informativo, você também pode querer segmentar sua lista, para que possa enviar informações específicas sobre Constituição para quem o solicitar - e informações cerca de Assembleia Constituinte para aqueles que o solicitam.




Como escrever uma página de captura que converte


A maioria das pessoas não tem (ou simplesmente tem a menor) ideia de como escrever uma página de captura que converte. Em vez disso, eles juntam elementos que viram usados ​​em outras páginas de captura - mas geralmente não os juntam da mesma forma que o proprietário da página de captura de sucesso o fez.


Um grande problema é a Copy(redação). E tudo bem. Nem todo mundo vai ser um excelente escritor - muito menos um redator. Mas, como alguém que vende um produto ou está tentando construir uma lista, é importante que você conheça seus pontos fortes e fracos - e que dedique tempo para superá-los ou contrate outra pessoa para fazer isso por você.


Com direitos autorais, por exemplo, é importante usar uma combinação de pontos de venda atraentes com poderosos gatilhos emocionais. A maioria das pessoas que cria uma página de captura perde um ou ambos os elementos.


Por exemplo, eles podem se concentrar tanto na criação de exageros que na verdade não explicam qual solução estão fornecendo - e para quem a estão fornecendo. Se eu não tenho um problema específico que o seu produto resolva, por que eu deveria comprá-lo? Eu não iria.


Agora, se eles falharem em polvilhar em gatilhos emocionais, como “cientificamente comprovado”, “garantido” e “chocante”, ninguém se sentirá compelido a continuar lendo, pois os benefícios terão um valor percebido baixo ou médio.


Além desses dois problemas, algumas páginas de captura carecem de coerência e direção. A Copy(redação) parece amadora e não avança lentamente, quebrando a resistência do visitante à venda - e obrigando-o a comprar mais e mais em cada ponto de venda.


Além disso, se não houver várias frases de chamariz - outra forma de gatilho emocional -, um visitante em potencial pode nunca se sentir compelido o suficiente para sacar seu cartão de crédito na hora e fazer a compra.


Além de redigir cuidadosamente os direitos autorais, há outras coisas importantes que você deve levar em consideração ao escrever uma página de captura que converte. Por exemplo, é importante construir um caso convincente para uma oferta com prazo determinado.


Agora, isso não significa que você tenha que inventar prazos falsos e revisá-los constantemente a cada semana. Essa é uma boa maneira de garantir sua total perda de credibilidade no menor tempo possível.


No entanto, ao planejar sua Copy(redação), você deve certificar-se de que exorta constantemente o leitor a agir imediatamente, inserindo uma série de “frases de chamariz”, como mencionei anteriormente.


Você pode querer considerar o uso de fly-ins ou pop-ups para criar mais urgência - ou para fazer uma oferta com prazo determinado. Talvez você possa usar uma contagem regressiva para criar urgência (ou seja, quando alguém chega em sua página de captura, eles têm cinco minutos para comprar o produto pelo menor preço).


Agora, se você estiver criando uma página do captura, você pode querer empregar táticas ligeiramente diferentes. Em vez de construir um caso atraente com vários gatilhos e frases de chamariz ao longo de 1.000 palavras, você pode simplesmente condensar tudo isso em um título atraente e um parágrafo de "benefícios".


Para uma landing page totalmente gratuita, você provavelmente não terá uma quantidade considerável de resistência em aderir, a menos que o visitante:


a) Não vê benefícios; e

b) Suspeita de que você venderá seu endereço de e-mail para spammers.


Ambos os problemas são relativamente fáceis de superar. Em seu título, simplesmente indique os benefícios exatos que eles receberão por ingressar - como sempre, combinando gatilhos emocionais.


No primeiro parágrafo da Copy(redação), dê a eles um motivo convincente para se associar agora (ou seja, o preço pode subir, a lista pode se tornar privada, você receberá este relatório incrível).


Agora, para superar o segundo problema, simplesmente inclua uma linha curta em seu formulário de opt-in explicando que você não irá - sob nenhuma circunstância - enviar spam, vender ou dar seu endereço de e-mail e nome.


Dicas para aumentar a taxa de conversão da sua página de captura


Existem três maneiras principais pelas quais você pode criar sua taxa de conversão da página de captura. Todas as páginas de captura criadas por profissionais geralmente incluem esses três elementos em alguns outros.


A primeira forma de aumentar sua taxa de conversão é por meio da personalização. Isso geralmente é feito de duas maneiras: a primeira é fornecendo uma foto sua. A segunda maneira é adicionando sua assinatura ao final da página de captura.


Isso aumenta radicalmente a confiança dos visitantes. A maioria das pessoas que resiste a comprar produtos online o faz porque está cansada de ser enganada por um mentiroso sem rosto, que não estará por perto quando precisar de ajuda ou quando precisar devolver o produto.


Dica: Ao adicionar sua foto e assinatura, você pode aumentar significativamente a confiança dos visitantes.


Outra maneira de aumentar a taxa de conversão da página de captura é usando texto preto ou layout branco. Independentemente do que alguém diga a você, esta é uma das maneiras mais fáceis de fazer sua página parecer profissional, em vez de patética ou desesperada.


A terceira maneira de ganhar confiança é oferecendo algo de graça. Isso geralmente é o que você fará se estiver usando uma landing page para gerar leads: você oferecerá um relatório gratuito ou um curso de cinco dias - e então usará isso para gerar leads, que posteriormente você venderá ou gerará receita por meio de captura de afiliados. Por que essa técnica é tão eficaz?


Simplesmente porque permite que eles avaliem seu trabalho e suas ideias antes de realmente terem que pagar por eles. Além disso, gera confiança.


Além dessas três maneiras gerais de aumentar sua taxa de conversão, você deve sempre garantir um produto. Se você vender por meio da Hotmart, na verdade não terá escolha.


Mas se você estiver usando o Paypal ou algum outro programa de check-out (processamento de cartão de crédito), certifique-se de afirmar claramente que os clientes podem devolver seu produto por qualquer motivo dentro de um determinado período de tempo após a compra. Siga todas essas etapas e você aumentará significativamente a taxa de conversão da sua página de captura.



Direcionando o tráfego para sua página de captura


Direcionar tráfego para sua página de captura - parece fácil, não é? Bem, não é. E não importa o quão boa seja sua página de captura, não importa se ninguém a lê. Além disso, se todas as pessoas no mundo, exceto seu público-alvo, lerem, também não importa. É por isso que você precisa encontrar meios de comunicação através dos quais possa direcionar visitantes direcionados à sua página de captura.




Uma maneira pela qual você pode direcionar o tráfego para sua página de captura é por meio da otimização natural do mecanismo de pesquisa. Esse é o processo mais lento, mas também uma das melhores maneiras de garantir um fluxo de tráfego continuamente crescente ao longo do tempo.



Gerar o tráfego natural do mecanismo de pesquisa geralmente envolve obter links para seu site. Embora os links recíprocos já tenham sido a melhor estratégia, os especialistas agora acreditam que os principais mecanismos de pesquisa estão desvalorizando os links recíprocos em favor de links unilaterais e triangulares (que os mecanismos de pesquisa não podem realmente detectar).


Outra maneira de obter tráfego natural do mecanismo de pesquisa é otimizando seu site para determinadas frases-chave. Você pode fazer isso criando páginas que se concentram especificamente em uma palavra-chave em seu nicho específico. Você pode então definir a extensão da página para essa palavra-chave e otimizar o conteúdo em uma densidade de 1,5% para essa palavra-chave. Você também vai querer usá-lo em tags de cabeçalho e título.


Agora, além de construir o tráfego natural do mecanismo de pesquisa, você deve considerar o uso de publicidade paga por clique. Você pode fazer isso abrindo uma conta no Google Ads.


Como mencionado anteriormente, as campanhas bem-sucedidas do Google Ads fazem duas coisas: agrupam palavras-chave em vários grupos pequenos e relacionados - e enviam leads para várias páginas de captura ajustadas.


Isso significa que você terá que começar com alguma pesquisa cuidadosa de palavras-chave; e você terá que alterar suas páginas de captura para corresponder a essa pesquisa. Essas são algumas das ferramentas mais comumente usadas para direcionar o tráfego para uma página de captura; no entanto, nem sempre são os mais eficazes.


Agora, ambos os métodos podem ser eficazes, mas ambos geralmente apresentam barreiras de entrada bastante altas e exigem muito trabalho.


Felizmente, você tem outra opção: conexões humanas. E é aqui que a maioria dos comerciantes da Internet falha. Eles não percebem o poder das conexões humanas porque estão tão presos à ideia de fazer transações e cobrar cheques enormes sem ter que lidar com clientes e clientes.


Uma maneira rápida de obter tráfego por meio de conexões humanas é uma joint venture. Você pode entrar em uma joint venture compilando uma lista de possíveis “parceiros” - ou pessoas que podem ajudá-lo de alguma forma mutuamente benéfica. Essa lista pode incluir outros proprietários de listas em seu nicho, proprietários de sites em seu nicho e especialistas.


Há apenas uma coisa importante que você deve ter em mente ao entrar em contato com parceiros de uma joint venture - tornar isso o mais rápido, fácil e benéfico possível para eles. Se eles não têm incentivo para fazer isso, provavelmente nem vão responder a você. E se não for fácil, eles aceitarão outras ofertas de joint venture em vez da sua.


Outra maneira de direcionar o tráfego para sua página de captura é por meio da postagem em blogs e fóruns; no entanto, é importante que você não envie spam, como muitas empresas fazem. Em vez disso, participe realmente do fórum, forneça às pessoas algo de valor; e, depois de um tempo, poste seu produto em sua assinatura - e tente se relacionar com pessoas no fórum que trabalham em áreas semelhantes.


Sua abordagem para postagem no blog deve ser semelhante. Inclua um arquivo de assinatura com um link para sua página de captura, mas não envie spam. Em vez disso, poste comentários úteis. Isso não é apenas mais ético, mas claramente mais eficaz. O spam é excluído. Bons comentários são elogiados, induzindo as pessoas a seguirem seu link e conferirem seus produtos.



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