• Marco Antonio Silva Jorge

Dominando a Propaganda no Google Ads para Marketing Político Campanha Eleitoral e Negócios

Atualizado: Jul 19


Começando com o Google AdWords - Anúncios Pagos


O Google é, sem dúvida, o primeiro motor de busca do mundo. Mas tornou-se ainda mais do que um motor de busca desde que é um começo humilde. Hoje, também tem o que é, sem dúvida, a rede de publicidade mais poderosa e de longo alcance do mundo.


Hoje, com o Google AdWords, você pode colocar suas ofertas na frente de compradores motivados como resultados de pesquisa patrocinados. Isso significa que as pessoas estão vendo seu anúncio no exato momento em que estão procurando sua solução. O que poderia ser mais poderoso do que isso?


Depois há a Rede de Exibição. Já notou todos aqueles anúncios de imagem nas barras laterais, em cima e na parte inferior de quase todos os sites que você visita? E mais banners misturados dentro do conteúdo? Muitas vezes redirecionando anúncios para um produto que você viu recentemente? Há uma boa chance de a maioria deles fazerem parte da Google Display Network.



Quando você combina o momento perfeito dos anúncios de resultados de pesquisa e o extremo alcance da rede de exibição com o custo muito razoável por clique do Google AdWords... torna-se uma solução de publicidade imperdível.


Aqui estão algumas estatísticas que pintam uma imagem clara de por que você deve estar usando o Google Ads. O Google detém mais de 70% do mercado de pesquisa. Eles têm oficialmente a maior rede de anúncios do mundo. As campanhas de exibição do Google atingem 80% dos usuários globais de internet. Quando as pessoas veem anúncios de exibição, elas são mais de 150% mais propensas a procurar palavras-chave específicas para marcas e segmentos.


E mesmo que você estivesse planejando apenas se concentrar no SEO orgânico, você precisa ter anúncios do Google no mix. Quase 90% do tráfego de anúncios de pesquisa NÃO é substituído por cliques orgânicos quando os anúncios são pausados. Para pessoas que procuram com intenção real de comprador, os pontos de anúncio no topo acabam recebendo cerca de 40% dos cliques nos SERPs. E quase 100% dos pesquisadores vão com empresas que vêem na primeira página dos SERPs, então obter esses resultados patrocinados lá em cima é uma obrigação.


Caso houvesse alguma dúvida sobre a eficácia desses anúncios, aqui estão mais algumas estatísticas. Em média, os profissionais de marketing ganham $ 2 em vendas para cada $ 1 que gastam em anúncios do Google. No celular, cerca de 70% dos pesquisadores entram em ação dentro de uma hora e 70% dizem que ligam para empresas diretamente do Google Search (sim, você pode ter seu número de telefone clicável ali mesmo no anúncio).


Todas essas estatísticas provavelmente explicam por que mais de 70% dessas empresas planejam aumentar seus gastos com anúncios no futuro. No Marketing Político os objetivos são outros, basicamente é construir listas cada vez maiores de apoiadores e futuros eleitores tanto para o projeto político como para as campanhas eleitorais. Também é fundamental para providenciar Recursos Financeiros, impulsionando a página para arrecadar doações, vender produtos como afiliado de um produto poderoso ou até mesmo para impulsionar as vendas do seu próprio produto digital, e-books, planilhas especiais, ou, físico, como camisas ou canecas do projeto político por exemplo.


Então, nós superamos por que você deveria estar usando google publicidade em seu negócio. Agora vamos falar sobre estabelecer algumas metas.





Objetivos para Publicidade no Google Adwords


Estabelecer metas publicitárias é fundamental para o sucesso de suas campanhas publicitárias. Inúmeros empreendedores e empresas criaram uma conta publicitária, executam alguns anúncios, e depois a deixam intocada por meses ou até anos. Isso geralmente é devido à falta ou ausência de gols. Então, antes mesmo de começar a estabelecer qualquer tipo de campanha ou estratégia publicitária, você precisa estabelecer metas claras de publicidade.

Seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis e alcançáveis. Eles podem ser a longo prazo, a curto prazo, ou uma mistura de ambos. Prazos e marcos também podem ser úteis. "Eu quero aumentar meu tráfego e apoiadores" seria um exemplo de um objetivo ruim que provavelmente resultará em seus esforços para sair depois de um tempo porque não há marcos específicos. "Quero gerar 10.000 apoiadores e eleitores potenciais até o Natal" é um exemplo de um bom objetivo. É específico, mensurável e certamente alcançável. Abaixo estão alguns exemplos das várias categorias de metas que você pode estar interessado.

Tráfego para Site (Vendas, Leads, Conteúdo)

Provavelmente um dos objetivos mais populares da publicidade é canalizar o tráfego para suas próprias propriedades web. Você está aproveitando a publicidade paga para obter tráfego e converter esse tráfego em seguidores de marca, apoiadores e eleitores em potencial, leads, prospects e clientes. Então, talvez seu objetivo seja levar as pessoas a uma página de desembarque com uma oferta gratuita onde elas possam se inscrever na sua lista e se tornar uma liderança. Talvez estejam sendo enviados para uma página de vendas ou uma loja de comércio eletrônico. Talvez você só queira fazer algum marketing de conteúdo e enviá-los para o seu blog. Seja qual for o caso, o objetivo final para muitas empresas provavelmente será trazer tráfego para suas principais propriedades web.

Acompanhamento Social

Nesta categoria de metas, seu objetivo é construir um grande número de seguidores. Isso geralmente significa "curtidas ou seguidores" no caso de uma página de negócios/marca ou pode significar "amigos" se você estiver focando no seu perfil pessoal. O principal benefício aqui é aumentar o número de pessoas que verão seus posts ou tweets em seus feeds. Nesse sentido, suas postagens sociais se tornam semelhantes ao envio de transmissões de e-mail através de seu autoresponder.


Deve-se notar que algumas redes sociais recentemente ajustaram seus algoritmos de tal forma que as pessoas tendem a ver menos posts de empresas que seguiram. Isso significa que uma porcentagem muito menor de seus seguidores verá suas postagens em seus feeds hoje do que no passado. Ainda assim, se você crescer uma comunidade grande o suficiente, isso ainda pode ser muito benéfico e se o seu conteúdo está se engajando o suficiente para obter muita tração na forma de curtidas, comentários e compartilhamentos, você pode aumentar significativamente a gama de seu alcance orgânico nos feeds das pessoas.


Publicidade paga, seja diretamente para suas plataformas sociais ou para uma página que incentiva o acompanhamento social, pode ser uma ótima maneira de realizar isso.



Consciência da marca

Outro objetivo menos pensado pode ser a divulgação e reconhecimento da marca. Se você está apenas começando, há uma boa chance de sua marca estar precisando de um salto. Se ninguém nunca ouviu falar de você, uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento é simplesmente inundar a web com anúncios que direcionam as pessoas para conteúdo único, útil ou divertido e obter seu nome, logotipo e identidade geral da marca na frente de tantas pessoas quanto possível. Se esse é o seu objetivo, você quer evitar ser vendedor no início. Certifique-se de que você está focado quase inteiramente em canalizar o tráfego pago para conteúdo útil, relevante ou divertido em seu blog como figura pública com publicações semanais sobre seu projeto político ou outros canais de conteúdo.




Expandir audiências existentes

Se você já tem uma audiência, seu objetivo pode ser torná-lo maior. Publicidade paga pode ser usada para direcionar o tráfego para conteúdo viral como um vídeo engraçado que as pessoas compartilharão. Outras maneiras de expandir o público existente podem incluir a condução de anúncios pagos para concursos, sorteios e sistemas de gamificação. Supondo que suas ofertas/prêmios sejam convincentes o suficiente, o compartilhamento e o engajamento incentivados podem ser muito eficazes.



Aprimorando ou Reparando Relações Públicas

Quer separar sua empresa aos olhos do público? Você quer associar sua marca com sentimentos de boa vontade e envolvimento da comunidade? Se alguma delas se aplicar a você, então melhorar ou reparar relações públicas pode certamente ser um bom objetivo publicitário para o seu negócio.

Muitas vezes, ouvimos falar sobre as operações de RP como sendo focadas no controle de danos ou reparação de danos à reputação de uma empresa, mas não é preciso uma catástrofe de RP para fazer do aprimoramento de RP uma boa ideia. Este é um objetivo que qualquer empresa pode se envolver. Campanhas relacionadas a não vendas podem incluir fotos ou vídeos que promovam valores positivos e boa vontade ou mesmo envolvimento em movimentos sociais (tenha cuidado para não alienar metade de suas perspectivas) e causas nobres.


Seu negócio recentemente doou para uma instituição de caridade, construiu uma escola em um país de terceiro mundo, serviu comida em uma despensa local? Essas são todas as coisas para enviar tráfego com anúncios. Isso não precisa necessariamente ser sobre coisas que seu negócio participou. Eles podem se contentar com coisas gerais, como um vídeo emocionante sobre ajudar os pobres ou cuidar dos idosos. Feriados especiais como Natal, Ação de Graças ou Dia das Mães também apresentam oportunidades para alavancar emoções, promover a boa vontade e melhorar seu RP.




Pesquisa de mercado

Um objetivo extremamente benéfico da publicidade paga é a pesquisa de mercado. Se você está apenas começando seu negócio ou indo por um novo caminho, você precisa aprender mais sobre seu público e seu mercado. Anúncios pagos podem fazer com que as pessoas votem em pesquisas, façam pesquisas ou até mesmo os levem para a seção de comentários de um blog onde compartilharão suas opiniões. Em última análise, seu objetivo deve ser reunir o máximo de dados possível e chegar a um ou dois avatares ideais do cliente em que você pode basear seu marketing e desenvolvimento de produtos.


Todos os objetivos que você aprendeu nesta seção exigem algum tipo de estratégia global que dependa dos vários tipos de opções de publicidade. Então é isso que vamos cobrir a seguir.









Tipos de Publicidade

Agora que você tem seus objetivos estabelecidos, é hora de começar a veicular alguns anúncios de qualidade. Vamos olhar para alguns dos tipos de anúncios que você pode criar e alavancar em seu marketing.



Pesquisa Ads

Os anúncios de pesquisa são o método de publicidade final "timing perfeito". Estes são anúncios que aparecem acima, abaixo ou ao lado dos resultados da pesquisa. Eles são "nativos", o que significa que eles se parecem mais ou menos com resultados de pesquisa orgânica, exceto pela única palavra "anúncio" em uma pequena caixa ao lado da url. Esses anúncios aparecem com base em palavras-chave que você destinou durante o processo de criação de anúncios, bem como quaisquer outros critérios ou parâmetros especificados, como localização geográfica.


A grande coisa sobre anúncios de pesquisa é que você está literalmente colocando sua solução bem na frente das pessoas exatamente onde eles estão olhando e exatamente quando eles estão procurando por ele. O valor de oferecer um produto ou serviço no exato momento em que alguém está procurando por ele é absolutamente inestimável. Além disso, você só paga quando as pessoas clicam em seu anúncio ou tomam outra ação especificada, como ligar para o seu negócio (sim, você pode configurar anúncios de chamadas telefônicas). Então, mesmo quando as pessoas não clicam, você está recebendo exposição gratuita com seu nome de negócio e marca sendo colocado na frente de inúmeros olhos.



Remarketing de pesquisa

Como se os anúncios de pesquisa já não fossem legais o suficiente, com o remarketing de pesquisa você pode levar sua eficiência de gasto de anúncios e ROI a um nível totalmente novo. Ao contrário do remarketing padrão ou retargeting que acompanha as pessoas ao redor da web, o remarketing de pesquisa ainda é algo que acontece nas Páginas de Resultados do Mecanismo de Busca (SERPs). Ele permite que você mostre anúncios de pesquisa especificamente não apenas para pessoas que usam suas palavras-chave direcionadas, mas pessoas usando sua palavra-chave direcionada e que estavam recentemente em uma de suas propriedades web. O que isso significa? Significa que você está afinando suas campanhas publicitárias, e seus gastos com anúncios, até um grupo super qualificado de perspectivas. Isso significa mais estrondo para o seu dólar e maior ROI a longo prazo!



Exibir Ads

Os anúncios de exibição do Google aparecem em mais de 2 milhões de sites em torno da web. Se o seu público está online, há uma grande chance de que eles estejam passando um tempo em um site que faz parte da rede de anúncios de exibição. E não são apenas sites. Esses anúncios são exibidos agora em centenas de milhares de aplicativos móveis!


Existem alguns tipos de anúncios de exibição. Primeiro, há uma mensagem. Estes são anúncios textuais básicos com uma manchete, algumas linhas de texto e uma url. Segundo, há anúncios de banners. Estes são os anúncios de imagem reais que você vê nas barras laterais, os topos e fundos das páginas, e entrou aqui e ali no meio do conteúdo enquanto você rola para baixo através de um blog ou página do fórum. E não são apenas imagens simples. Estes podem ser mídia rica, elementos interativos, imagens animadas e muito mais! Mais recentemente você pode até colocar seus anúncios dentro do Gmail!




Anúncios de vídeo

Sem dúvida um dos desenvolvimentos publicitários mais legais dos últimos anos, os anúncios de vídeo do YouTube são uma ferramenta incrivelmente poderosa. Tudo que você precisa é de um vídeo curto. Este pode ser um vídeo falando de você, um vídeo animado, qualquer coisa. Usando o processo de criação de anúncios do AdWords, você pode então fazer anúncios do YouTube que são exibidos na frente de pessoas relevantes ou direcionadas no YouTube.


Seu vídeo aparecerá nos resultados da pesquisa, na coluna de vídeos relacionados, ou pode até mesmo reproduzir automaticamente no início de outros vídeos usando o sistema "TruView". Você não só chega ao alvo e coloca esses anúncios de vídeo na frente do público perfeito, mas você só paga quando as pessoas expressam interesse em seu anúncio!


Então, todos esses métodos de publicidade são claramente ótimos e apresentam uma oportunidade incrível para ajudá-lo a crescer sua marca e seu negócio. Mas nenhuma dessas informações vale nada se você não implementar o que aprendeu. Com isso em mente, certifique-se de implementar os passos do seguinte plano de batalha imediatamente!




Temos um Guia 2021 de Marketing no Facebook FACILITADO Passo a passo Completo - que ensina as melhores maneiras de promover no Facebook. Ele também lhe dá instruções passo a passo, para que você possa se envolver no marketing do Facebook com uma chance maior do que a média de sucesso. Se preferir, pode copiar o link e colar no seu navegador: https://www.hotmart.com/product/guia-marketing-fb-facilitado-passo-a-passo-completo

(Tenha mais informações no Guia COMPLETO de Campanha Política e Marketing Eleitoral Digital para Candidato(a) a Deputado(a) Estadual - Federal <---- CLIQUE AQUI MESMO PARA RECEBER O SEU

https://hotmart.com/product/guia-campanha-politica-e-marketing-eleitoral-digital

ou copie e cole o link no seu navegador: https://hotmart.com/product/guia-campanha-politica-e-marketing-eleitoral-digital

(Receba mais informações no nosso Curso Passo a Passo de WordPress para Projeto Político 2022, Empresas, Negócios + KIT Marketing de Conteúdo REPLETO de modelos prontos para produção(copiar e colar) + Swipe Files em até 10x SEM JUROS! <---- CLICANDO AQUI MESMO ou copiando o link para o seu navegador: https://www.hotmart.com/product/curso-wp-projeto-politico-empresas-negocios-kit-marketing-de-conteudo-modelos-prontos-producao-copiar-colar-swipe-files)

Temos alguns outros guias, produtos digitais e cursos que podem ajudá-lo com o marketing digital para seu projeto político, causa, ou negócio. Conheça todos os nossos produtos: https://space.hotmart.com/interidade-producao-mentoria-consultoria-marketing-digital-politico-eleitoral-cursos-on-line-ead

Nossos cursos e produtos digitais voltados para Adultos 50 mais, Home-office e Marketing Político:

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-para-adultos-50-mais

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-para-home-office-negocio-trabalho-em-casa

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-de-marketing-politico

Também temos uma parceria com a Universidade Estácio de Sá e proporcionamos bolsas de estudos de até 60% para praticamente todos os cursos de graduação e pós graduação: https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/faculdade-e-pos-graduacao-ead



20 visualizações
 
Interidade Cursos Online de Marketing Político, Home Office e Negócio © 2021 by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Interidade Cursos Online e Marketing Político, Home Office e Negócio by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0