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Marco Antonio Silva Jorge

Formas que os Chatbots podem ser usados para seu marketing político e campanha eleitoral

Atualizado: 19 de jul. de 2021


A Inteligência Artificial (IA) avançou significativamente na última década, e os chatbots são um dos produtos mais úteis dessa evolução da IA. Os chatbots podem ajudar as empresas a reduzir o tempo de resposta às consultas dos clientes e também reduzir o número de agentes de atendimento ao cliente.


Estima-se que o mercado de chatbots atingirá US$ 1,25 bilhão até 2025. Isso porque muitas marcas estão investindo na melhoria da experiência do cliente. Os benefícios dos chatbots vão além de oferecer respostas imediatas aos clientes. Eles também podem executar tarefas de negócios, como coletar informações dos clientes, agendar reuniões e reduzir custos gerais. É por isso que o tamanho do mercado de chatbots está se expandindo exponencialmente.


Assim, muitas startups e marcas experientes estão agora incorporando chatbots em suas operações diárias, interação com clientes e processos de vendas. Aqui estão cinco maneiras pelas quais as empresas podem usar chatbots:


1. Ofereça excelente atendimento ao cliente


Esta é uma ótima opção para empresas que não querem que seus clientes:


• Aguarde a resposta do agente de atendimento ao cliente — "Segure-se enquanto conectamos você a um agente de cliente disponível", o que é frustrante, não é?


• Procure respostas nas perguntas frequentes — os clientes não têm tempo para rolar dezenas de páginas de perguntas frequentes.


2. Agilize a Experiência de Compras


Para oferecer uma ótima experiência de compra só é necessário que você escreva o que quiser para o chatbot e ele enviará as informações para o departamento de vendas.


Os clientes não precisam repetir várias vezes: "Preciso do mesmo produto, mas com botões de metal". Além disso, o chatbot lembra as preferências dos clientes, e usa essas informações para oferecer-lhes uma grande experiência quando eles retornam.


3. Personalizar a comunicação


Os chatbots respondem às perguntas específicas que os clientes têm em vez de exibir uma longa lista de informações desnecessárias. Lembre-se; quanto mais atenção um cliente recebe, maior o desejo de comprar algo. É aqui que os chatbots são úteis. Você pode usá-los para entregar mensagens personalizadas aos clientes e oferecer ajuda um-a-um, o que, em última análise, aumentará sua taxa de conversão .


4. Automatizar tarefas repetitivas


A maioria dos clientes está procurando respostas para perguntas comuns e relacionadas, como: "Como você abre? Onde você está localizado? " Você faz entregas grátis? Qual é a sua política de devolução? "


Ao aproveitar chatbots, você pode evitar responder às mesmas perguntas todas as vezes. Isso também reduzirá a carga de trabalho do seu funcionário.


5. Assistente Pessoal


Dirigir um negócio é assustador. No entanto, você pode usar chatbots como assistentes pessoais para simplificar suas tarefas. Por exemplo, você pode criar bots para enviar sugestões e dicas aos clientes relacionadas ao que eles estão procurando.


Os clientes podem obter recomendações de viagem ou moda de chatbots. E você pode facilitar para eles pedir o que você está oferecendo usando chatbots.


Por exemplo, o MasterCard construiu seu chatbot para o Facebook Messenger. Este bot facilita o banco para seus clientes, notificando-os quanto gastam por mês e mostrando suas transações. Dessa forma, é mais fácil para os clientes depositarem com o MasterCard.


Os bots do MasterCard facilitam a realização de transações diretamente do Facebook Messenger. Além disso, com bots, os consumidores podem pedir comida diretamente do Subway, FreshDirect e The Cheesecake Factory.


6. Mostrar novos produtos ou serviços


Usando chatbots, você pode mostrar seus produtos ou serviços mais recentes ao seu mercado-alvo. Uma vez que os chatbots mantem um tom amigável o tempo todo, eles podem ajudá-lo a anunciar seus produtos ou serviços mais recentes facilmente.


A melhor parte das notificações de bots é que elas são altamente direcionadas. E você pode escolher quais notificações devem ser enviadas para quem. Isso fará com que seus clientes se sintam especiais e valorizados, e aqueles que não encontrarem produtos ou serviços relevantes não se irritarão.


Agora que vimos como você pode usar chatbots para escalar seu negócio, vamos olhar para quando você deve usá-los e quando você não deve.



Continue acompanhando os próximos 4 artigos para saber como os chatbots no marketing político podem mudar completamente sua estratégia para o projeto político on-line e campanha eleitoral.


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