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Marco Antonio Silva Jorge

Mais uma opção para Investir os Recursos do Marketing Político em Criptomoedas - Descubra os NFTs


Um novo ativo que você pode ter visto explodindo no mercado é o NFT ou Non-Fungible Token.


Da música e da arte a itens cotidianos, como papel higiênico, esses ativos digitais estão "vendendo como tulipas holandesas exóticas do século XVII", dizem os escritores da Forbes Robyn Conti e John Schmidt.

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A questão é: eles valem o dinheiro (ou o hype)?


Alguns especialistas sentem que são "uma bolha pronta para estourar", enquanto outros acreditam que os NFTs vão mudar o investimento para sempre.


Neste artigo especial, vamos dar uma olhada de perto no que são NFTs, como eles podem ajudar no investimento dos seus recursos para Marketing Político e muito mais.


Vamos começar!






Descobrindo os NFTs


O que é exatamente um NFT?


É um ativo digital que representa algum objeto do mundo real como música, arte, itens no jogo ou vídeos. Os NFTs são comprados e vendidos online, muitas vezes com criptomoedas, e geralmente são codificados com o mesmo software subjacente que muitas criptomoedas.


Os NFTs estão se tornando bem conhecidos agora, embora estejam por perto desde 2014, porque são uma maneira cada vez mais popular de comprar e vender obras de arte digitais.


Conti e Schmidt relatam que "foram gastos impressionantes US$ 174 milhões em NFTs desde novembro de 2017".


Os NFTs geralmente são únicos, ou um de uma corrida muito limitada, por isso têm códigos de identificação únicos. Arry Yu, presidente da Associação da Indústria de Tecnologia de Washington Cascadia Blockchain Council e editor-chefe da Yellow Umbrella Ventures diz que eles "essencialmente ... criar escassez digital."

Isso contrasta com a maioria das criações digitais, que quase sempre são praticamente infinitas na oferta.


Assim, cortar a oferta de um determinado ativo deve elevar seu valor (assumindo que ele está realmente em demanda naquele momento).


Muitos NFTs, especialmente hoje em dia, têm sido trabalhos digitais que já existem de alguma forma em outros lugares (como versões securitizadas de arte digital que já está no Instagram).


Por que as pessoas estão dispostas a gastar tanto dinheiro em algo que poderiam fazer captura de tela ou baixar em outro lugar?


"Porque", dizem Conti e Schmidt, "uma NFT permite que o comprador possua o item original."


Além disso, como possui autenticação incorporada para servir como prova de propriedade, os colecionadores podem acumular uma coleção online. Alguns colecionadores até valorizam os "direitos de gabarito digital" quase mais do que o item que compraram.


As pessoas estão começando a responder à pergunta: como atribuir valor a algo que não existe? Quanto vale um objeto digital?


"Enquanto estávamos todos esperando que mundos virtuais surgissem", diz Joe Procopio, empreendedor e fundador da TeachingStartup.com e GetSpiffy.com, "o Facebook estava vendendo a Oculus.


Enquanto estávamos rindo ou mexendo nas referências da cultura pop em Ready Player One, Minecraft estava deixando seus jogadores construirem suas próprias sociedades de kit inicial.


E estávamos debatendo a 'realidade' do Bitcoin como moeda, alguém estava pagando 170.000 dólares reais por um CryptoKitty."


Se você é um investidor, você não pode deixar de se perguntar sobre o método de cálculo sobre a avaliação do gato digital de US $ 170.000.


O valor desse CryptoKitty foi determinado pela expectativa de que seu valor aumentaria ao longo do tempo. Essa mesma especulação "impulsionou a grande corrida alt-coin de 2017, e algumas lições dolorosas resultaram em um endurecimento das regras de valor para a moeda digital".


Muitos descobriram que alguns dos "imperdíveis" para quase todos os tipos de token se resumem à escassez, oferta e demanda, capacidade de transação e prova tangível de propriedade.


A moeda digital ainda é apenas uma peça virtual de dinheiro, e a propriedade ainda está apenas no sentido virtual. Mas graças às regras implícitas no blockchain (documentados por contratos inteligentes), a propriedade virtual tornou-se "real o suficiente".



Qual é a diferença entre um NFT e uma criptomoeda, então?


NFT significa token não fungível. Um ativo fungível, como dinheiro físico e criptomoedas, pode ser negociado ou trocado um por outro.


Eles também são iguais em valor. Um dólar é sempre igual a outro dólar e um Bitcoin é igual a qualquer outro Bitcoin.


De fato, a fungibilidade da criptomoeda faz dele um meio confiável de realizar transações no blockchain.


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Por outro lado, um ativo não fungível, mesmo que construído usando o mesmo tipo de programação que a criptomoeda, não pode ser trocado com qualquer outro ativo não fungível.


Cada NFT tem sua própria assinatura digital que torna impossível que ela seja trocada por (ou igual a) outra.




Por exemplo, digamos que você tem dois videoclipes diferentes de um discurso do presidente do Brasil Jair Bolsonaro(principalmente os que ele comete algum crime).


Um clipe não é necessariamente igual ao outro clipe, muito menos a uma obra de arte totalmente diferente.




Como funcionam os NFTs


Você já ouviu falar de blockchain, provavelmente como o processo subjacente que torna as criptomoedas possíveis. É basicamente um livro de registro de transações.


NFTS existem em uma blockchain, geralmente as blockchains Ethereum (embora outras blockchains os suportem também).


Um NFT é "cunhado" (criado) a partir de objetos digitais que representam itens tangíveis e intangíveis, incluindo arte, GIFs, vídeos, destaques esportivos, colecionáveis, skins de videogame & avatares, tênis de grife e música.


Você pode até vender um tweet. Na verdade, o co-fundador do Twitter Jack Dorsey vendeu seu primeiro tweet como NFT por quase US$ 3 milhões!


Essencialmente, um NFT é como um item de colecionador físico, só que é digital. Em vez de comprar uma pintura física para pendurar sobre a lareira, você ganha um arquivo digital. Você também tem direitos exclusivos de propriedade porque um NFT só pode ter um proprietário por vez.


Seus dados exclusivos facilitam a verificação de propriedade e transferência de tokens entre proprietários. Além disso, o criador ou o proprietário podem armazenar informações específicas dentro de seu NFT, como a assinatura do artista nos metadados.


Os NFTs dão aos artistas e criadores o poder de proteger e autenticar seu trabalho como nada antes. Com uma NFT, um criador pode certificar que uma obra de arte é única. Isso pode tornar a demanda por criação de NFT maior do que nunca.


O problema é que toda a proposta de valor de uma obra digital está ligada à especulação — a promessa de que o valor desse trabalho aumentará (ou pelo menos se manterá estável) ao longo do tempo. Quem está fazendo essa promessa? É aqui que as coisas podem ficar esboçadas, de acordo com Joe Procopio.


"O valor especulativo não deve ser confundido com o valor derivado do uso."


Digamos que compre uma serra para cortar um pedaço de madeira para uma prateleira no seu quarto. O valor dessa serra está diretamente ligado ao custo de torná-lo mais o quanto você precisa que o quadro seja serrado. E como um dono de serra, você não está realmente interessado em se o valor da serra vai ou não subir com o tempo. O valor especulativo está atrelado ao valor de mercado.


"Sua empresa", diz Procopio, "vale o que entrou nela + o valor especulativo do investimento nessa solução uma vez que essa solução atinge o pico de saturação do mercado".


Os investidores compram ações de uma empresa por um motivo: eles acreditam que, no caminho, alguém vai pagar mais por essas ações.


Colecionáveis como NFTs não têm valor de uso como a serra. Você compra uma pintura, e o valor dessa obra está principalmente ligado a como ela faz você se sentir, não o quão bem ela pode cobrir uma mancha em sua parede.


Colecionáveis têm valor especulativo — e muito dele. Você pode comprar um pedaço da pintura de outra pessoa, sentado na parede. Você pode nunca ver essa pintura pessoalmente, mas essa não é a questão.


O que você quer é o retorno quando alguém compra sua parte desse quadro por mais do que você pagou por ela.


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"Quando você tem a cabeça em torno disso", diz Procopio, "isso abre as possibilidades para colecionáveis digitais". Até mesmo um Discurso Político ou um Ponto de Vista diferenciado(principalmente se for polêmico, como os do presidente Bolsonaro, seu pode se tornar em um NFT.


Quando você para de se importar em ter uma pintura real acima da sua lareira, realmente não importa se essa pintura existe ou não no mundo real — desde que as regras de propriedade se apliquem.





Como usar NFTs


"A tecnologia blockchain e os NFTs oferecem aos artistas e criadores de conteúdo uma oportunidade única para monetizar seus produtos", dizem Conti e Schmidt.


Em vez de ter que contar com uma galeria de arte ou uma casa de leilões, um artista pode vender seu trabalho diretamente ao consumidor como um NFT. Isso também permite que eles mantenham mais lucros.


Os artistas também podem programar em royalties para que recebam uma porcentagem da venda quando essa arte for vendida a um novo proprietário.


Esta é uma característica muito atraente para um artista, já que eles geralmente não recebem nenhum lucro futuro depois que a arte é vendida pela primeira vez.


E a arte não é a única maneira de ganhar dinheiro com nfts. Marcas como Taco Bell e Charmin leiloaram arte temática nft para caridade. A arte de Taco Bell esgotou em minutos, com os maiores lances superando 3 milhões de dólares em criptomoedas. Charmin apelidou sua oferta de "NFTP" para papel higiênico não fungível.

Um GIF da era 2011 de um gato com um corpo de torta pop, chamado Nyan Cat, vendido por quase US $ 600.000 em fevereiro.


Esportes também é um grande vendedor. O NBA Top Shot gerou mais de US$ 500 milhões em vendas em março, enquanto um único destaque de LeBron James na NFT rendeu mais de US$ 200.000 por conta própria.


O futebol brasileiro também já está colocando suas criptomoedas em jogo:

(fonte: https://financeone.com.br/times-de-futebol-criptomoedas/)


Atlélico Mineiro - Por meio de uma plataforma exclusiva para atleticanos, será possível usar o ativo para compra de ingressos, produtos oficiais do clube, entre outros itens, Serão emitidas até 1 bilhão de GaloCoins. Elas já podem ser adquiridas no site oficial, ao custo de R$1 cada.


Fortaleza - O Fortaleza lançou a LeãoCoin, ativo digital desenvolvido pela plataforma Footcoin. Donos do ativo poderão comprar ingressos e produtos licenciados, tudo de maneira rápida e segura, por causa da tecnologia blockchain. A LeãoCoin também pode ser usada para pagamentos com um cartão pré-pago em parceiros, como aplicativos de carona e outros que estão em negociação.


Corinthians - O alvinegro da capital paulista anunciou o lançamento da Timãocoin. Mais uma das criptomoedas desenvolvidas em parceria com a empresa Footcoin.


A criptomoeda do Corinthians foi criada para promover integração entre o time, torcida e parceiros. Na plataforma da Timãocoin, torcedores terão acesso a produtos e serviços de parceiros, além de realizar operações financeiras com vantagens especiais.


Além disso, os corintianos poderão contribuir com projetos especiais desenvolvidos pelo clube. Cada Timãocoin terá o valor fixado em R$10. Inicialmente elas serão comercializadas apenas com bitcoins.


Avaí - O time de Santa Catarina trabalhou no lançamento de próprio token em parceria com as empresas SportyCo e Blackbridge Sports. Por meio de um ICO, o clube pretendia arrecadar recursos para lançar o Avaí FC Token, ativo digital para financiar o clube.


Flamengo - Recentemente o Flamengo também entrou no mercado de criptomoedas. De acordo com uma nota oficial emitida pelo site do time, o clube acertou as bases contratuais de marketing com a plataforma Socios.com. As criptomoedas do Flamengo não apenas poderão gerar valor e serem usadas para serviços pelos torcedores, mas também garantirão vantagens para a administração e melhoria do clube.


Como parte do acordo de patrocínio, a marca da Socios.com estará presente no uniforme dos jogadores do Flamengo.


Além de ser usada como uma moeda para a compra de produtos com a marca Flamengo, os torcedores que tiverem o fã token também poderão participar de decisões e votações em relação a diferentes experiências.


+ Quais são as criptomoedas mais valorizadas do mundo?

+ Como solicitar o cartão de crédito do Flamengo e quais os benefícios


São Paulo - São Paulo FC fecha patrocínio com Bitso, plataforma líder em criptomoedas na América Latina com 3.700.000 milhões de usuários. Como resultado da parceria, na arquibancada, um espaço com capacidade para mais de 18 mil pessoas vai ser reservado para o torcedor Bitso, e ambas entidades já estão trabalhando juntas para possibilitar as compras e bilhetes por meio de criptomoedas.


Vasco - O Vasco quer se aproximar ainda mais dos seus torcedores por meio da tecnologia. Em parceria com a empresa especializada, Block4, o time de São Januário lança um projeto de ingressos colecionáveis.


O NFT (non-fungible token, em inglês) é um arquivo digital único e original. Os torcedores vascaínos poderão comprar ingressos no formato NFT, assegurado por tecnologia blockchain, e ter acesso a recompensas exclusivas.


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Contudo, vale destacar que em novembro de 2021, o Vasco lançou uma série de NFTs em celebração ao Dia da Consciência Negra e a posição antirracista do clube. Com artes afro futuristas do artista visual, Juan Calvet, os NFTs estão disponíveis para compra por 0,5 ETH, cerca de R$1.500.





Palmeiras - O Palmeiras anunciou o lançamento de seu fan token oficial. A parceria feita com a empresa Chiliz disponibiliza as criptos para venda nos sites do Palmeiras e da Socios.com.


Quem comprar o token $VERDAO terá benefícios como opinar em pesquisas sobre design de produtos, numeração de camisas dos jogadores, design de produtos, entre outras recompensas relacionadas ao clube.


Santos - O Santos lançou token SANTOS por meio de uma Oferta Inicial de Farming (IFO), operação em que o investidor obtém uma criptomoeda por meio do depósito de um outro ativo em contrato inteligente.


No caso do Santos, receberá tokens do time quem depositar a cripto CAKE na PancakeSwap, exchange descentralizada que opera na plataforma Binance Smart Chain.


Quem sabe logo logo os partidos comecem a pensar em Criptomoedas para financiar as campanhas políticas de seus candidatos?


Os partidos podem se inspirar nos próprios times de futebol que já estão com suas moedas, e, uma sugestão minha: poderiam lançar Criptomoedas para Treinamentos Especiais sobre Políticas Públicas para créditos especiais de financiamentos de campanhas para quem adquirir seus tokens de acordo com o progresso no treinamento, ou até mesmo treinamentos para desenvolver projetos sociais, pautas, tem inúmeras possibilidades com Criptomoedas que podem ajudar a financiar muito melhor as próximas campanhas políticas evitando o toma lá da cá, evitando as “Emendas (secretas) do Relator” e melhorando significantemente a preparação dos próximos Legisladores e Majoritários(Governadores, Prefeitos e até mesmo os próximos presidentes).


No momento, até as celebridades estão pulando na onda. Snoop Dogg e Lindsay Lohan lançaram memórias, obras de arte e momentos únicos como NFTs securitizados.


Vamos voltar à pintura imaginária que só existe no mundo digital. O blockchain, nfts e um sistema de registro de propriedade parecem resolver todos os seus problemas.


Mas aqui está parte desse problema que você pode não ter pensado — e seus únicos empreendedores precisam resolver. Os mercados para coisas físicas como serras são (em sua maioria) padronizados e regulados.


"Se você quiser me vender um pedaço da sua empresa", diz Joe Procopio, "a SEC definitivamente estará envolvida".


Os mercados de colecionáveis físicos como pinturas não são tão regulamentados, mas são um pouco padronizados.


"Se você quiser me vender seu cartão de novato Tom Brady ou seu Quarteto Fantástico #1", diz Procopio, "há pelo menos um acordo de valor baseado em algum padrão — escassez, condição, prova de propriedade — todos eles são considerados e equilibrados em toda a indústria de cartões de negociação ou quadrinhos."


Agora pense em NFTs. Os mercados de ativos virtuais são controlados individualmente pelo contrato inteligente que criou essa NFT. "Você pode realmente comprar um 'pedaço' de uma celebridade ou seu equivalente digital?", pergunta Procopio. Até mesmo pedaços para indicação de candidatos podem ser vendidos para gerar fundos para todas as campanhas do Partido.


"Não, não, não. O que você está comprando é especulação, e você também está apostando na integridade do fabricante de mercado."


Isso é um problema real. Haverá golpes e processos judiciais; haverá caos em torno desses novos mercados à medida que eles lutam para existir sem qualquer conexão com um mercado universal.

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Neste momento, as regras de valor para ativos digitais como NFTs estão sendo feitas no local. Isso pode ser emocionante para alguns investidores, mas "talvez não seja uma grande ideia em termos de risco versus recompensa".


Procópio relata a lição aprendida "da maneira mais difícil" com a Gamestop.




"Não há nenhuma maneira Gamestop vale mais do que, digamos, $40 por ação no máximo." Mas muitos investidores ainda estão segurando sacos de 400 dólares por ação dessa empresa porque acreditavam que outros seriam obrigados a pagar mais do que isso.


A lição, diz ele, é que podemos perder a base do valor de um ativo digital vinculado a um padrão físico — "mas o que não podemos perder é a linha entre especulação e realidade, mesmo que essa realidade seja virtual".


Aqui é onde Procopio acha que há alguma oportunidade empreendedora.


"A maior parte da ação em torno dos NFTs atualmente gira em torno da criação dos tokens, amarrando-os a um ativo digital e leiloando-os. Esta é a fase equivalente à ICO da moeda digital dos ativos digitais, onde o dinheiro rápido do FOMO é feito."


A grande maioria desses ativos, diz ele, vai se desvalorizar de volta para os bits que os criaram. Mas a organização dos ativos digitais tem que acontecer em algum momento.


Alguém eventualmente vai fazer um índice como o Dow Jones ou o Nasdaq, uma vez que os padrões do que um "ativo" digital realmente é ganha mais definição.


"Vamos chamar isso de Coinbase de ativos digitais", diz Procopio. E como a especulação já é uma grande parte do quadro, alguém vai "luva branca" na intermediação desses ativos. Vamos chamar isso de Amazon de ativos digitais."


Procopio diz que é um momento emocionante para se envolver como investidor — basta evitar a atração do dinheiro rápido (digital). No meu ponto de vista, e está mais do que na hora, principalmente os Partidos Políticos, repensarem seus processos de financiamentos eleitorais.





Como comprar NFTs


Para adquirir sua própria coleção NFT, você vai ver alguns itens-chave.


Primeiro é uma carteira digital que permitirá que você armazene criptomoedas e NFTs.


Você também provavelmente precisará de alguma criptomoeda real como o Ether, dependendo de quais moedas seu provedor NFT aceitará.


Você pode comprar criptomoeda com seu cartão de crédito em plataformas como a Binance(minha recomendação por ser a mais consolidada atualmente – Fevereiro 2022), Kraken, Coinbase, eToro, PayPal e Robinhood. Você pode então movê-lo da troca para sua carteira digital.


Você precisará ter as taxas em mente, porém, à medida que pesquisa suas opções de criptomoedas. A maioria das exchanges cobra pelo menos uma porcentagem da transação quando você compra moedas.


Uma vez que você tenha sua carteira configurada e financiada com criptomoedas, você pode começar a comprar NFTs. Aqui estão alguns dos maiores marketplaces da NFT atualmente:


OpenSea.io – esta é uma plataforma peer-to-peer que se auto-intitulou como um fornecedor de "itens digitais raros e colecionáveis". Comece criando uma conta e comece a navegar em suas coleções. Você pode classificar peças por volume de vendas para "descobrir" artistas novos e em ascensão.


Rarible – este é outro mercado democrático e aberto como o OpenSea. Ele permite que artistas e criadores emitam e vendam NFTs. Os tokens RARI emitidos na plataforma permitem que os titulares pesem em recursos como regras e taxas da comunidade.


Fundação – esta é uma plataforma somente para convidados. Os artistas devem receber "upvotes" ou um convite de outros criadores para postar seus trabalhos. Eles também têm que comprar "gás" para criar esses NFTs.


Essas características significam que o site pode ostentar um maior calibre de arte. Claro, também pode significar preços mais altos para o comprador, o que não é necessariamente uma coisa ruim para artistas e colecionadores que procuram capitalizar (assumindo que a demanda por NFTs permanece nos níveis atuais ou mesmo aumenta no futuro).


Certifique-se de fazer sua pesquisa antes de comprar. Essas plataformas e outros hospedam milhares de criadores e colecionadores da NFT e alguns artistas foram vítimas de imitadores que listaram e venderam seus trabalhos sem permissão.


Além disso, o processo de verificação para criadores e listagens de NFT não são consistentes nas várias plataformas. Algumas plataformas são mais rigorosas do que others, por isso sempre seja cauteloso.





Gestão de Riscos


Array Yu, presidente da Associação da Indústria de Tecnologia de Washington Cascadia Blockchain Council diz que tudo depende. "Os NFTs são arriscados porque seu futuro é incerto, e ainda não temos muita história para julgar seu desempenho. Como os NFTs são tão novos, pode valer a pena investir pequenas quantias para experimentá-lo por enquanto."


Investir em NFTs é em grande parte uma decisão pessoal — se você tem dinheiro de sobra, pode valer a pena pensar, especialmente se você encontrar uma peça que tenha significado para você.


Mas tenha em mente, o valor de uma NFT é baseado inteiramente no que o público está disposto a pagar por isso.

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A demanda impulsiona o preço, não os indicadores fundamentais, técnicos ou econômicos mais típicos que influenciam os preços das ações e geralmente formam a base para a demanda dos investidores. Isso significa que sua NFT pode revender por menos do que você pagou por ele. Você pode até mesmo encontrar-se preso com um NFT você não pode descarregar porque não há mais uma demanda por ele.




Os NFTs também estão sujeitos a impostos sobre ganhos de capital, assim como quando você vende ações com lucro.


No entanto, como são tratados como colecionáveis, podem não receber as taxas preferenciais de longo prazo que as ações recebem. Os NFTs podem até ser tributados como uma taxa de imposto sobre os colecionáveis mais elevado, embora a Receita Federal não tenha realmente decidido sobre o que os NFTs são considerados para fins fiscais.


As criptomoedas que você usou para comprar que nft também pode ser tributado se eles aumentaram de valor desde que você comprou. Isso significa que você pode querer verificar com um profissional fiscal se você está pensando em adicionar NFTs ao seu portfólio.


Em outras palavras, trate os NFTs como se fosse qualquer investimento. Faça sua pesquisa, conheça os riscos e proceda com cautela se decidir comprar.






Sugestões para começar


Se você é um escritor talentoso, pense em auto-publicar um eBook em NFTs, ou você pode sempre terceirizar para escritores qualificados que são experientes com NFTs. Certifique-se de explore o assunto de tantos ângulos quanto puder enquanto "fornecer conselhos acionáveis para aqueles que querem começar com o investimento NFT".


Crie um Serviço NFT white label: o mercado NFT precisa de "um serviço semelhante ao Shopify que possa dar vida a um projeto com pouco ou nenhum desenvolvimento adicional". Se você conseguir lançar um serviço NFT fora da prateleira para ajudar a desenvolver empreendimentos NFT, "você pode se tornar uma das plataformas de marca branca mais populares na indústria blockchain".


Torne-se um artista da NFT: Não há nada que o impeça de produzir sua própria arte digital, mesmo que seja abstrata.


Você não precisa ser o artista físico mais inteligente ou mais talentoso do mundo para começar no mercado digital. Converta sua arte em um NFT e comercializá-la em fóruns populares como DeviantArt, Reddit ou Wetcanvas.


Criar Colecionáveis NFT: Os NFTs se prestam bem à preservação e autenticação de colecionáveis. Por exemplo, "você pode cunhar NFTs de itens colecionáveis autênticos, como cartões de negociação esportiva ou fotos autografadas."


Quem disse que políticos também não poderiam entrar nessa?


Projetos políticos NFT, discursos NFT, Colecionáveis NFT, imagine se o Presidente Bolsonaro criasse um NFT do Golpe de 7 de Setembro de 2021, poderia perfeitamente financiar seus imóveis e militantes digitais para impulsionar suas fakesnews, e ainda garantir recursos extras para as campanhas de todo o seu clero, incluindo primos e ex-mulheres, que com certeza, seus apoiadores fanáticos(e muitos empresários) comprariam todos os Tokens para especular e ficarem ainda mais ricos, até mesmo o dono da Havan;

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Imagine o Ex-presidente Lula(poderia facilmente incentivar financeiramente o Instituto Lula e financiar melhor as campanhas dos filiados do PT sem recorrer à Mensalões). Ou mesmo o Ex-juiz Sérgio Moro vendendo NFTs da Lava Jato junto com o ex-procurador Deltan Dallagnol.





Vários, vários políticos, e presidenciáveis poderiam se beneficiar e colocar seus tokens digitais e NFTs no mercado digital para financiarem suas campanhas políticas. E ainda incentivar muito o desenvolvimento das criptomoedas aqui no Brasil. Quem sabe faz como El Salvador que se tornou o primeiro país a adotar bitcoin como moeda oficial, será que se adotássemos o Bitcoin, ou mesmo uma nova criptomoeda não melhoraríamos a economia do país. Será que ainda temos uma ficha como o REAL em moeda digital para fazer mudanças na economia como o REAL na época em que foi lançado pelo FHC?



Ao contrário de outras indústrias, diz Gallagher, o negócio da NFT é totalmente novo. Vai levar anos de desenvolvimento antes que amadureça completamente. O mesmo acontece com qualquer empreendimento que você lançar em NFTs.


Se no começo você não tiver sucesso, não se preocupe. Nesta fase, há muito espaço para erros.


Se uma NFT pode trazer mais de US$ 11 milhões em leilão, não há razão para que um "investidor ousado e aventureiro" não possa aproveitar esse impulso.


Considere as muitas maneiras que você pode gerar mais recursos para o marketing político com NFTs, como as ideias que discutimos neste capítulo, e depois decidir sobre um plano de ação.


Lembre-se, é o período do descobrimento, de explorar como Bandeirantes agora quando se trata de projetos de iniciais e métodos de geração de recursos e monetização no espaço NFT. Você está entrando em um grande momento, então aproveite o momento!


Para o sucesso,


Professor Marco Jorge - Consultor e Mentor Digital




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