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  • Marco Antonio Silva Jorge

Marketing Político no Twitter da Pré-Campanha a Eleição 4/4 - Conteúdo e Métricas para acompanhar

O Twitter é a melhor plataforma de marketing político para aumentar a conscientização da imagem e ainda ajuda a se envolver com o apoiadores e eleitores. Embora seja muito fácil criar uma página de marketing político no Twitter, muitas pessoas ainda estão achando difícil usá-la.



Com que frequência o post deve ser tuitado?




Os tweets devem ser postados regularmente. De acordo com um estudo que alguns políticos costumavam tuitar 5 a 6 vezes por dia. Os políticos precisam tuitar pelo menos 3 vezes por dia para engajar as pessoas. Políticos que estão postando menos de 3 tweets em um dia mostraram menor engajamento do apoiadores e eleitores.






Se você quiser ver quantas postagens são benéficas para serem postadas em um dia, você deve começar postando 5 tweets em um dia, então você pode monitorá-lo.



Melhor hora para tuitar:

De acordo com a pesquisa, as pessoas estão menos engajadas no domingo. O melhor horário para postar é de segunda a sábado e o horário deve ser entre 10 e 12 horas. As pessoas estão ativamente engajadas na sexta-feira.

O engajamento do apoiadores e eleitores depende da grupo para a grupo.

1. Na quarta-feira, o maior engajamento é visto no setor de saúde.


2. No sábado, a postagem relacionada aos bens de consumo mostra mais engajamento.


3. Na sexta-feira, o maior engajamento é mostrado em políticos e candidatos relacionados à inovação e tecnologia.


Você deve monitorar o engajamento da sua imagem rastreando com a ajuda de análises. Deve haver um cronograma para postagem. Você pode usar páginas relacionadas a análises para descobrir a hora em que o engajamento está no auge.





Posts no Twitter – Comprimento e Duração Ideais

O limite de caracteres foi aumentado para 280, mas o posto deve ser curto. Um post perfeito é entre 150 a 250 caracteres. Tweets mais curtos são preferidos em vez de tweets mais longos.


Objetivos para o conteúdo do Twitter:


1. Inspire-se nos candidatos concorrentes:

Você deve estar sempre ciente das postagens tuitadas por seus concorrentes e principalmente do Presidente da República e seus Ministros, do Governador do seu Estado e do prefeito em seu município, e nos municípios que você também tem participação e lideranças, como o apoiadores e eleitores está reagindo a ele e que conteúdo está sendo compartilhado por eles.


2. Reagindo em tweets:

Tantos tweets são postados pelos eleitores. Você deve sempre dar uma resposta positiva. Você pode fazer suas perguntas ou compartilhar suas ideias.


3. Compartilhando a cobertura da imprensa:

Você deve sempre procurar por avaliações positivas ao seu redor relacionadas aos seus projetos, pontos de vista, imagem e, em seguida, compartilhá-los com outros.


4. Hashtags trending:

Monitore as hashtags populares que estão sendo usadas por outras grupos e políticos. A partir daqui você pode ter uma ideia sobre o que as pessoas exatamente querem.


5. Reconhecer eventos ao vivo e feriados nacionais:

A maior parte do conteúdo no Twitter está relacionada à política, moda, cultura, esportes, etc. Tente compartilhar seus pensamentos para que você possa apresentar sua imagem. Se o seu apoiador e eleitor é jovem, então o live-tweeting é a melhor opção para aumentar o engajamento da sua imagem.




Melhores práticas para marketing de conteúdo do Twitter:


• Definir um alvo:

Se você quer alcançar algo, você precisa definir uma meta. Os objetivos do seu Marketing Político no Twitter podem ser:


Criando a conscientização do projeto

• Engajar eleitores na conversa

• Enquadrando credibilidade

• Desenvolvimento de imãs

• Promoção da imagem

• Suporte ao apoiador e eleitor



Você precisa monitorar os objetivos para que você possa vir a saber se você está alcançando seu objetivo ou não.


• Selecionando o apoiadores e eleitores-alvo:


Existem vários métodos para os quais você pode alcançar seu apoiadores e eleitores-alvo e verificar se seus posts estão atingindo a pessoa certa ou não. Você pode procurar palavras-chave, hashtags, locais, etc. com a ajuda de ferramentas como Hootsuite, mLabs, etc.




• Esteja disponível:

As pessoas preferem políticos que podem ser facilmente abordados. Tente permanecer disponível para seus apoiadores.



• Melhorando tweets:

Tweets fixos estão disponíveis em sua linha do tempo. Você deve tirar vantagem disso e fixar alguns tweets populares. Você também pode adicionar um vídeo ou uma imagem que envolverá mais pessoas.


• Utilização da ferramenta de análise:

Ele lhe dará detalhes sobre seus eleitores. Ferramentas como o sprout social ajudarão você a medir as estatísticas de engajamento.


Como todas as outras redes sociais, estabeleça metas que você pode medir, planeje o que você precisa compartilhar com seu apoiadores e eleitores e aprenda a acompanhar seus sucessos. Use essas estratégias ao lado de ferramentas de marketing político e você rapidamente aumentará seu alcance de marketing político, construirá uma base de apoiadores e eleitores mais fiel e, finalmente, ganhará mais defensores da imagem.





Métricas


É muito importante acompanhar as métricas para que você possa conhecer o seu número de seguidores, como mantê-lo e analisar o seu crescimento. Este artigo irá ajudá-lo a entender como seu post afeta seus apoiadores e eleitores.


Você também pode obter os detalhes de seus eleitores e aqueles que não estão seguindo você. Existem algumas maneiras de rastrear seus apoiadores e eleitores para que você possa manter o número de seus eleitores.




Benefícios de usar análises do Twitter


1. Conheça seu apoiadores e eleitores

Conhecer seu apoiadores e eleitores é um dos princípios orientadores mais importantes para todo político e candidato que usa mídia social.


Entender a idade, sexo, renda familiar, idioma e geografia dos seus apoiadores e eleitores ajuda você a criar conteúdos relevantes para eles. Com qualquer plataforma, é bom começar por se familiarizar com a demografia geral dos apoiadores e eleitores.


Isso pode ser especialmente útil se você é um político ou candidato(a) sem muitos apoiadores e eleitores para analisar ainda. Mas é só um começo. Seu apoiador e eleitor específico pode parecer muito diferente do apoiadores e eleitores geral do Twitter.


Você precisa entender a demografia das pessoas que escolheram especificamente segui-lo nesta rede. As análises do Twitter podem ajudá-lo a realizar essa pesquisa crítica de audiência à medida que você cresce sua imagem e seus eleitores.


Além das principais categorias demográficas, a análise do Twitter fornece informações sobre os interesses de seus eleitores, quais dispositivos eles usam, seu comportamento e as palavras-chave que pesquisam.




2. Descubra o que o conteúdo ressoa

Dados do Twitter mostram que tweets com vídeo recebem 10 vezes mais engajamentos do que tweets sem. Mas você não pode simplesmente assumir que isso se aplica aos seus apoiadores e eleitores específicos. Talvez seus apoiadores e eleitores prefiram Tweets com fotos ou infográficos ou talvez eles amem gifs.



Ao ficar de olho nas métricas de engajamento do Twitter, você pode aprender precisamente o que se conecta com seus eleitores, para que você possa desenvolver uma estratégia do Twitter que fale diretamente com eles.







3. Poste em horários ideais

A melhor hora para postar nas mídias sociais é sempre a que seus apoiadores e eleitores estão mais prováveis para ver e se envolver com seu conteúdo. Isso é especialmente verdade para o Twitter, onde é fácil para os apoiadores optarem por ver tweets cronologicamente em vez de em um feed algorítmico. Essa é uma das razões pelas quais a expectativa de vida de um tweet é em média de apenas cerca de 18 minutos.


As ferramentas de análise do Twitter dão a você um monte de ótimos dados para ajudá-lo a descobrir quando seus apoiadores e eleitores estão mais provavelmente online. O mais importante é descobrir onde a maioria dos seus eleitores vivem. Você pode obter os dados por país, e por estado ou região. Você também pode olhar para quais dispositivos seu apoiadores e eleitores usam. Isso lhe dirá se deve tentar alcançar as pessoas enquanto elas estão se deslocando ou se você deve ficar com o horário comercial. Use essas informações como ponto de partida e faça alguns testes simples para ver quais os horários que o melhore.




4. Veja se seus anúncios estão funcionando

As análises do Twitter podem mostrar como seus anúncios pagos se comparam aos seus tweets orgânicos, para que você possa ver o quanto seus investimentos de anúncios estão expandindo seu alcance regionalmente. Você também pode usar ferramentas de análise do Twitter para comparar a eficácia de diferentes tweets promovidos. Por exemplo, dados do Twitter mostram que, no geral, anúncios de vídeo mais curtos são os mais memoráveis.



Métricas importantes do Twitter para rastrear


Existem três categorias principais de métricas do Twitter:


• As métricas da conta se aplicam ao seu perfil geral do Twitter e à sua base de eleitores e apoiadores.


• Métricas individuais de tweet rastreiam os números de engajamento de tweets específicos


• As métricas de anúncios rastreiam o desempenho dos tweets bem promovidos, desde métricas de vaidade até conversões e ROI





Principais métricas da conta

Você encontrará essas métricas na guia Home do seu painel de análise do Twitter. Eles são relatados mensalmente.


1. Tweet de destaque

O que ele mede: O tweet que ganhou mais impressões por um determinado mês. Por que importa: Desde que este tweet atingiu seu maior apoiadores e eleitores, é um bom exemplo do que você está fazendo certo. Isso pode estar tuitando na hora certa do dia, usando as hashtags certas, incluindo um ótimo conteúdo direcionado que incentivava recompartilhamentos, ou todos os acima. Você pode querer considerar a promoção rápida deste tweet para ampliar ainda mais seu alcance, ou pelo menos notando seu sucesso para que você possa replicá-lo no futuro.



2. Novos eleitores

O que ele mede: O número de novos eleitores em uma determinada conta em um determinado mês. Por que isso importa: Um follow é um engajamento de longo prazo do que um like ou retweet, então se você ver sua contagem de eleitores subindo, é um bom sinal geral de que sua estratégia do Twitter está funcionando. Se cair, por outro lado, tome nota de causas potenciais e tente corrigi-las.



3. Engajamentos

O que ele mede: O maior seguidor do mês, com o maior número de seus próprios eleitores.

Por que isso importa: Embora essa pessoa ainda não tenha necessariamente compartilhado seu conteúdo, ela tem o maior apoiadores e eleitores potencial. Isso significa que seus principais eleitores têm o maior potencial para ampliar a exposição de seus tweets através de retweets e comentários. Você provavelmente vai querer seguir de volta seu seguidor principal a cada mês e mantê-los em seu radar para potenciais campanhas de influenciadores e defesa de imagem.



4. Promovido

O que ele mede: O tweet com mais impressões do mês em que outro usuário do Twitter marcou você.


Por que importa: dê uma olhada de perto aqui — isso é uma menção positiva ou negativa? Se for uma menção positiva ou compartilhamento de conteúdo, não deixe de agradecer à pessoa e mantê-la no seu radar para futura colaboração. Afinal, eles expandiram seu alcance mais do que qualquer outro usuário do Twitter este mês.


Se for uma menção negativa, procure a pessoa para ver o que você pode fazer para reparar o relacionamento.



5. Taxa de engajamento

O que ele mede: O número de compromissos divididos pelo número de impressões que um tweet recebe.

Por que isso importa: Embora o número de engajamentos seja uma métrica valiosa, a taxa de engajamento dá uma imagem mais clara de como um Tweet é atraente porque também fatores em quantas pessoas viram o Tweet.






6. Impressões

O que ele mede: Quantos de seus eleitores viram algum tweet. Você mesmo pode calcular isso dividindo impressões de tweet por seus eleitores.


Por que isso importa: isso se resume a tempo. Saber quantos de seus eleitores estão vendo seus tweets é um bom indicador de se você está tuitando nos momentos certos. Isso também pode ajudá-lo a planejar uma estratégia para relatar o mesmo conteúdo de diferentes maneiras de maximizar a exposição.


Você pode descobrir que um tweet atinge mais pessoas do que você tem em sua lista de eleitores, dando-lhe uma porcentagem superior a 100. Isso significa que não-eleitores encontraram você, provavelmente através de um retweet, comentário ou hashtag. Verifique esses tweets cuidadosamente para ver o que funcionou tão bem.



7. Conversões

O que ele mede: As conversões permitem que você rastreie quais ações as pessoas tomam em seu site e em dispositivos depois de ver seu anúncio no Twitter.


Por que isso importa: Esses números lhe darão uma noção do caminho que os apoiadores tomam do seu anúncio do Twitter para o seu site, até a conversão.


A partir do seu painel de rastreamento de conversão, você poderá detalhar em conversões pós-engajamento e pós-visualização, valores de transação e cadastros totais. É onde você verá claramente onde seus tweets entregam no ROI.



Como usar as análises do Twitter


No painel do Twitter Analytics

1. Na sua página inicial do Twitter, clique no ícone de três pontos em seu avatar e escolha Analytics no menu. Isso o leva diretamente ao painel Da Conta Home, onde você pode acompanhar as métricas da conta descritas acima.


2. Para acessar o painel Atividade do Tweet, clique na guia Tweets no menu superior ou clique em Exibir todas as atividades do Tweet em seu tweet superior. A partir daqui, você pode acompanhar as métricas individuais de tweet descritas acima.


3. Para acessar seu painel de campanha, faça login em sua conta de Anúncios do Twitter.



O Twitter é uma poderosa ferramenta de marketing político e plataforma de mídia social que qualquer político ou candidato(a) pode aproveitar. Ele pode ajudá-lo a direcionar mais tráfego para o seu site de marketing político, melhorar a conscientização da imagem, engajar seu apoiadores e eleitores, criar relacionamentos pessoais com seus eleitores e apoiadores, aumentar as conversões e aumentar suas cadastros.


Mais de 20 milhões de pessoas no Brasil usam o Twitter todos os meses. É um grande volume de pessoas que podem ser expostas ao seu marketing político. No entanto, com 500 milhões de tweets publicados diariamente, você precisará fazer algo inteligente, espirituoso ou engraçado, para se destacar – não importa se tornar viral.


Em 2022, o Twitter continuará sendo uma parte valiosa de qualquer boa estratégia de marketing político. À medida que a plataforma continua a evoluir, é importante que os profissionais de marketing político encontrem maneiras de mudar com ela.


Com as estratégias e conhecimentos fornecidos nestes 4 artigos, você sabe tudo para que sua estratégia de marketing político no Twitter esteja configurada para impulsionar grandes cadastros, uma base segmentada e até mesmo recursos para seu marketing político.

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Continue acompanhando os nossos artigos para saber como melhorar ou construir sua capacidade de liderança no marketing político da pré-campanha até a eleição para Deputado(a) Estadual, Deputado(a) Federal ou Vereador(a) e como pode melhorar completamente suas estratégias para o projeto político on-line e campanha eleitoral.

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