Na minha opinião as principais Doutrinas Políticas definem(pelo menos na Teoria) os objetivos dos partidos e até mesmo algumas maneiras de alcançar seus objetivos. Mesmo alguns partidários e muitos adversários tem interpretação diferente das correntes. E penso e acredito que devemos considerar o melhor de cada uma delas e procurar aplicar efetivamente seus melhores conceitos que trazem efetivamente benefícios a todos e não apenas o Grupo A, B, C, ou D.
As Novas Esquerdas propõem uma abertura mais controlada, deixando para trás o Romantismo Utópico e deixando apenas um Eixo Original, a Igualdade como Valor, aceitando os mecanismos de mercado.
Mas criticando a Persistência das Oligarquias, o Poder Invisível(máfias, serviços secretos e acobertadores dos Subversivos que deveriam combater), Parlamentares envolvidos com milícias e com tráfico de drogas.
Cidadão não é educado corretamente para Democracia, estimulando uma cidadania mais ativa, se articulando para resolver problemas e participar das tomadas de decisão.
Ainda vivemos um “ensino monárquico, ou seja, aquele que tem por objetivo separar os que serão sábios e governarão, daqueles que permanecerão ignorantes e obedecerão”.
“As opiniões, os sentimentos, as ideias comuns são cada vez mais substituídas pelos interesses particulares”.
Infelizmente, as Mídias, as Plataformas Digitais, a Internet, não estão sendo usadas para emancipação humana, continuam sendo utilizadas para destruição, dominação e alienação do homem, por isso a modernidade não está produzindo efeitos positivos para todos.
A proposta das novas esquerdas é de romper com paradigmas e conviver com diferentes maneiras de enxergar o mercado, a sociedade, não pensando apenas nas maneiras tradicionais para uma nova solidariedade social. Enxergando todos os Grupos. Aberto a colaboração de todos os Atores.
– Ajudar os cidadãos na escolha dos seus caminhos, a terem participação constante e ativa nos processos políticos, criando oportunidades de participação de todos.
Direitos com Responsabilidade
– Democratizar a DEMOCRACIA, abrir espaço preparando os cidadãos para participar.
– Descentralizar o poder, transferir o poder para as Localidades.
– Utilizar as novas tecnologias da informação para proporcionar um alto grau de transparência e participação nos processos decisórios e ações do Governo.
– Utilizar Técnicas de gestão para evitar todo desperdício, e ser tão eficiente ou mais que as empresas privadas.
– O Estado assegurar o Equilíbrio das oportunidades e das condições elementares da vida para todos. Abrindo as fronteiras nacionais para outros trabalhadores e produtos culturais.
Consideram mudanças nas Empresas Privadas, horizontalizando cada vez mais os processos decisórios e mudando a distribuição dos lucros considerando o “dividendo social”;
As novas esquerdas creem no direito à cidadania Global, ao direito a um salário social e também ao direito de reapropriação pelos trabalhadores, do produto do seu trabalho, se referindo aos direitos de propriedade intelectual, quando trabalho imaterial(comunicação, informação, conhecimento e afetos).
Chegam inclusive a propor um sistema de poder internacional.
É indispensável que TODOS, Empresários, Acadêmicos e Governo, ofereça meios à Sociedade se beneficiar de toda evolução tecnológica que temos hoje, em diversas plataformas para chegarmos na Era que está desabrochando, a Era do Conhecimento. E as mídias de massa devem colaborar com essa mobilização para um maior desenvolvimento de todos, principalmente da população.
Comments