A geração de leads é um aspecto importante do marketing de conteúdo. Sem geração de leads, você está basicamente apenas publicando e promovendo conteúdo, esperando que as pessoas vão comprar ou se inscrever em seus produtos!
Enquanto isso às vezes acontece na vida real, ou seja, algumas pessoas compram coisas no local, a verdade é que a maioria não vai.
Você precisa ter um sistema de captura no lugar, para que você possa continuar lembrando seu público-alvo de que sua marca existe. Você pode entrar em contato com eles mais tarde para compartilhar suas notícias e atualizações, e persuadi-los a mover seu funil de marketing de conteúdo.
1. O Funil de Marketing de Conteúdo
Antes de discutir os 5 principais métodos de geração de leads, deixe-me compartilhar com vocês primeiro o que é um funil de marketing de conteúdo, e por que é tão importante no esquema geral de sua estratégia de marketing de conteúdo.
Geralmente, um funil de marketing de conteúdo tem três níveis amplos:
· Estágio de conscientização - é quando seu público-alvo se torna consciente da sua marca. Eles se tornam seus protagonistas.
· Etapa de avaliação – é aí que seu lead avalia se seu produto ou serviço é bom para eles ou não. Neste ponto, sua liderança se transforma em uma perspectiva.
· Fase de compra - é quando sua perspectiva decide assinar seu serviço ou produto. Sua perspectiva finalmente se torna um cliente.
Quando você planeja sua estratégia de marketing de conteúdo, seu objetivo final é basicamente colocar sua marca na frente de pessoas que não têm ideia de quem você é e transformá-los em clientes. Parece uma ordem bem alta, certo? Isso é porque realmente é, mas é muito factível.
Marketing de conteúdo é basicamente um jogo de números. Você quer colocar sua marca na frente do maior número possível de pessoas (pertencente ao seu público-alvo, é claro). Isso porque apenas uma pequena porcentagem de seus leads se transformará em perspectivas, e um número ainda menor de perspectivas se transformará em clientes.
2. Top 5 maneiras de gerar leads rapidamente
Então, aqui estão as principais técnicas que você pode aplicar para ajudá-lo a gerar leads rapidamente.
1. Oferecer ímãs de chumbo
Ímãs de chumbo são uma das melhores maneiras de fazer as pessoas se inscreverem na sua lista de discussão. Muitas vezes você vai ouvir isso mencionado na comunidade de marketing online, "O dinheiro está na lista. " Muitos profissionais de marketing bem sucedidos defendem esse ditado. Então, se você quer que as pessoas assinem sua lista, você vai aprender a usar ímãs de chumbo.
Agora, tecnicamente ímãs de chumbo são 'subornos.' Isso ocorre porque você está basicamente 'subornando' as pessoas a desistir de seus dados de contato, como seus endereços de e-mail ou números de telefone, em troca do seu ímã de chumbo.
Você pode, é claro, apenas colocar um sinal em seu site pedindo às pessoas para inserir seu nome e endereço de e-mail ou qualquer outra informação que você quiser. No entanto, as pessoas vão perguntar: "Por que devo dar meus detalhes? " ou "O que eu tenho para mim? "
E é aqui que entra a magia dos ímãs de chumbo. Quando você oferece às pessoas um "suborno" eles não podem resistir, algo tão valioso e tão útil para elas, eles vão estar muito mais dispostos a desistir de suas informações de contato.
Eles vão dizer a si mesmos, "Eu realmente, realmente preciso deste eBook ou deste guia. A informação é realmente útil. Eu não posso acreditar que eles estão apenas pedindo meu endereço de e-mail em troca desta informação que muda a vida!"
Você vê o que aconteceu lá? As pessoas são mais facilmente convencidas a seguir seu chamado à ação se você lhes der o que elas querem!
Há muitos tipos de ímãs de chumbo que você pode usar. Os mais comuns que você veria na Internet são eBooks PDF para download, relatórios, white papers, checklists, etc. Você também verá algumas marcas oferecendo cursos de e-mail ou cursos de vídeo em troca de endereços de e-mail das pessoas!
Para descobrir qual é o melhor ímã de chumbo para sua marca, você pode precisar fazer alguns testes divididos. O importante a notar é que os melhores ímãs de chumbo respondem aos pontos de dor das pessoas. Idealmente, não deve ser algo que eles possam facilmente pesquisar a resposta.
Vá com tudo em seus ímãs de chumbo. Torná-lo valioso e gratificante o suficiente, para que seu público sinta que realmente não tem escolha a não ser desistir de seus detalhes de contato!
2. Blogs de hóspedes
Blogs de hóspedes é uma maneira popular de fazer novas pessoas aprenderem mais sobre sua marca e seu negócio. Você está essencialmente publicando seu conteúdo no site de outra pessoa. Você tem exposição instantânea a tráfego altamente direcionado, e você é capaz de expandir imediatamente sua rede (basicamente ampliando seu funil de marketing de conteúdo!).
Agora, blogs de hóspedes podem parecer fáceis. Mas há uma tonelada de trabalho que acontece nos bastidores. Por exemplo, nem todos os seus sites de destino podem aceitar postagens de hóspedes. Você precisaria procurar sites altamente relevantes para sua própria indústria.
Você precisa ter um bom histórico, também. Isso significa que você não será aceito como blogueiro convidado se ninguém souber quem você é. Então, você precisa ter publicado alguns posts valiosos no seu próprio site (ou outros) para até mesmo fazer outros webmasters considerarem seu pedido.
Você pode facilmente apontá-los para o seu portfólio. A partir daí, eles podem ver por si mesmos se você tem o que é preciso para contribuir com seu site.
Ao apresentar seu pedido aos webmasters, você precisa fazer sua pesquisa. Você deve verificar se eles têm diretrizes de conteúdo. Você também precisa saber que tipo de conteúdo o público deles gosta. Pense em si mesmo como alguém que escreve regularmente para aquele site e cuida de seu público.
Obter seu pedido de post convidado aprovado é a parte mais difícil. Você provavelmente não vai ter notícias da maioria dos sites que você estende a mão. Mas, uma vez que você superar essa corcunda, e você começa a trabalhar em seu conteúdo, então é aí que a verdadeira diversão começa!
Alguns sites têm guias editoriais rigorosos que você precisa seguir. Por exemplo, você só pode usar um link por todo o post, ou que ele precisa ter um certo número de palavras, ou você só pode vincular ao seu site através da caixa autor.
Você precisa levar tudo isso em consideração, e descobrir como você pode escrever seu conteúdo de tal forma que as pessoas estarão curiosas o suficiente para querer saber mais sobre você. Isso fará com que as pessoas queiram ir até o seu site e se tornar parte da sua comunidade.
3. Mirar Palavras-chave de Cauda Longa
Um dos alicerces de uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida é o blog. E quando se trata de blogs, quanto mais longo e valioso o conteúdo, melhor será para o SEO do seu conteúdo. Quando seu conteúdo é otimizado para SEO, então você tem mais chances de se classificar no topo dos mecanismos de busca.
É importante mencionar que as palavras-chave não são criadas iguais. Há palavras-chave curtas e palavras-chave longas. Palavras-chave curtas têm 1-2 palavras de comprimento, enquanto palavras-chave longas têm mais de 3 palavras.
Como você pode imaginar, há toneladas de competição para palavras-chave de cauda curta. Normalmente, os sites que aparecem na primeira página dos resultados de pesquisa do Google são sites bem estabelecidos com centenas ou milhares de outros sites que se conectam a eles!
Como você acha que pode destronar esses sites de autoridade quando você só está por perto por alguns meses ou alguns anos, e você só tem alguns backlinks para o seu site?
É aqui que entram palavras-chave de cauda longa. Quando você mira palavras-chave longas, você está essencialmente indo atrás de palavras-chave com volumes de pesquisa mais baixos, mas com muito menos concorrência, também.
Isso significa que você tem mais chances de classificar na primeira página dos mecanismos de busca e seu público-alvo encontrando seu caminho para o seu site!
Ao escolher quais palavras-chave de cauda longa para segmentar, você precisa considerar a intenção por trás de cada palavra-chave. Existem 3 tipos básicos de intenção de pesquisa:
· Palavras-chave de navegação – são pesquisas para uma determinada marca ou site
· Palavras-chave informativas – são buscas por um tipo específico de informação (não de natureza comercial)
· Palavras-chave transacionais – estas são pesquisas onde o usuário pretende realizar algumas transações comerciais
Os tipos mais rentáveis de palavras-chave são, naturalmente, palavras-chave transacionais. Estas são as palavras-chave com intenção comercial ou de compra por trás delas.
Idealmente, você quer direcionar esses tipos de palavras-chave porque essas são as pessoas que estão prontas para tomar uma decisão de compra!
Mas, nem todo mundo está apenas esperando a oportunidade de comprar ou gastar seu dinheiro em algum produto aleatório online. Em vez disso, a grande maioria das buscas são aquelas que são de natureza informacional.
Para sua estratégia de marketing de conteúdo, você vai direcionar palavras-chave informacionais e transacionais de cauda longa. Esta é a melhor maneira de obter o maior número de tráfego de pesquisa para entrar em seu funil de marketing e se tornar seus leads!
4. Páginas de captura centradas no cliente
A ferramenta final para a geração de leads é chamada de landing page. É basicamente apenas uma única página cujo principal objetivo é obter o endereço de e-mail de um visitante ou outros detalhes de contato. Ímãs de chumbo e landing pages funcionam muito juntos.
Sua página de captura teria um formulário de liderança onde as pessoas podem inserir seu nome, endereço de e-mail, etc. Uma vez que eles digitam seus detalhes, eles têm acesso ao ímã de chumbo prometido.
É tudo muito simples e simples na natureza. Mas se você quer que sua página de desembarque tenha boas taxas de conversão, então você precisa seguir as dicas abaixo.
· Deve ter uma chamada assassina para a ação (CTA).
Não use apenas um botão CTA genérico como 'enviar' ou 'se inscrever'. Não estamos mais em 2012! Se você quer convencer as pessoas a se inscrever em sua lista, então você precisa torná-lo altamente persuasivo. Você pode até mesmo usar o principal benefício do seu ímã de chumbo como CTA da sua página de aterrissagem! Não tenha medo de experimentar. Veja o que funciona melhor para o seu público.
· Diga aos seus protagonistas exatamente o que eles vão conseguir. Não minta palavras e brinque com coy aqui. Sua página de captura é seu momento "é isso". Liste as razões pelas quais eles não podem deixar passar o seu ímã de chumbo. Diga-lhes como isso irá beneficiá-los e como isso pode mudar suas vidas ou melhorar seus negócios! Use palavras poderosas e persuasivas para convencer as pessoas a seguir seu CTA.
· Use mais do que apenas texto na sua página de captura. O texto é poderoso, mas às vezes você precisa de um meio visual para ajudar a balançar as pessoas para o seu lado. Se você puder adicionar um vídeo curto e pessoal à sua página de captura, faça isso. Vai tornar mais fácil para as pessoas se relacionarem com você e você vai parecer muito mais humano.
Questões de design. Se você não der um pensamento ao seu design de página de aterrissagem, então você pode estar perdendo seu tempo. Uma página de pouso mal projetada pode desligar os visitantes rapidamente, por isso certifique-se de que sua página de pouso seja visualmente atraente. Só então as pessoas realmente lerão sua cópia da página de captura e verão se é algo certo para eles.
5. Aproveite o poder do vídeo
Há uma razão pela qual o YouTube é o segundo maior site do mundo. É porque o vídeo é muito mais fácil de consumir do que o texto! E você nem precisa investir milhares de dólares em equipamentos de vídeo de alto nível profissional. Com apenas a câmera do seu smartphone, você pode começar a filmar a si mesmo e tornar sua marca conhecida para o mundo.
Há tantos lugares que você pode aproveitar o poder do vídeo. Para começar, envie seus vídeos para o YouTube. Em seguida, você pode inserir seu link de vídeo em suas postagens de blog ou em suas páginas de aterrissagem. Você também pode vinculá-lo em suas propriedades de mídia social.
Ao fazer upload para o YouTube, certifique-se de adicionar links ao seu site ou às suas páginas de aterrissagem na descrição do vídeo. Você também pode adicionar anotações ao próprio vídeo para incentivar as pessoas a visitar seu site.
A grande coisa sobre o vídeo é que você pode facilmente ser criativo com ele! Existem muitos lugares online onde você pode incorporar e compartilhar seus vídeos. Isso significa que há muitas oportunidades para as pessoas saberem mais sobre você e seus negócios.
3. Conclusão
A geração de leads deve estar na vanguarda de suas metas de marketing de conteúdo. Se você não tiver um sistema para capturar seus leads, você pode estar desperdiçando toda a sua campanha de marketing de conteúdo.
Com as 5 técnicas que delineamos neste breve relatório, você estará muito mais perto de alcançar o sucesso que você sempre sonhou!
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