Persona é a representação fictícia do seu “cliente ideal”, aquele que você vai dar foco em atrair. A persona é um estereótipo de cliente, baseado em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes mais rentáveis ou prospects do seu negócio.
Você precisa listar o máximo de dados possíveis sobre os clientes que mais te interessam. O objetivo é levantar as “dores” (necessidades, problemas, incômodos, frustrações) e os sonhos (desejos, objetivos de vida) dessa pessoa, para que você possa ajudá-la com seu conteúdo e produtos.
Faça entrevistas com clientes, visite e analise redes sociais da concorrência, leia os comentários de seguidores na redes sociais já estabelecidas do seu segmento, converse com pessoas reais representantes dessas personas.
Ou seja, para “desenhar” essa persona, você precisa mesmo “bater perna” virtual e fazer corpo a corpo.
Montar esse personagem é a base para que todo trabalho dê certo nas redes sociais e você consiga realmente transformar seguidores em clientes, à medida que a sua presença digital cresce com o seu conteúdo.
Defina a sua Persona (público alvo detalhado)IMPORTANTE: Faça esse documento de persona por escrito, formalmente, e vá enriquecendo ele à medida que vai tendo contato com mais clientes e prospects através das redes.
Se você insistir que todo e qualquer tipo de cliente é seu público-alvo, significa que está faltando FOCO! E foco é uma palavrinha essencial para que você tenha sucesso no mundo digital e no mundo dos negócios.
Simplesmente porque hoje a disputa por atenção é muito grande! Então saiba quem você quer ajudar e atrair, onde você é melhor e se destaca mais, e assim você vai alcançar essas “personas” mais facilmente. Além do que, somente tendo uma comunicação focada das dores e sonhos do seu cliente ideal é que ele vai se conectar e confiar em você. Para comprar qualquer coisa, as personas do seu negócio precisam CONFIAR em você primeiro!
E lembre-se: escolher uma persona é “desescolher” outras. Já adianto que nessa parte as pessoas tem dificuldade achando que assim estão “perdendo” clientes. Mas é o contrário: Quem tudo quer, tudo perde.
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