• Marco Antonio Silva Jorge

Sucesso de marketing de conteúdo com vídeo para seu Projeto Político, Campanha Eleitoral e Negócios

Atualizado: Jul 19

Por que o vídeo é uma parte essencial do marketing de conteúdo

Se você não está criando vídeos como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo, então você está perdendo grande momento. Se a ideia de fazer vídeos enche você de pavor, então não se preocupe como temos você coberto mais tarde neste relatório.


Quase todo mundo está transmitindo vídeo hoje em dia. No espaço móvel, as tecnologias 4G e acima tornaram isso muito mais fácil. O YouTube continua a prosperar e crescer e ainda é o segundo maior motor de busca do mundo.


Vídeos no Facebook provaram ser mais envolventes do que qualquer outra forma de conteúdo.


As imagens ainda são compartilhadas mais, mas os vídeos são assistidos e ainda compartilhados bem. Facebook e Instagram estão empurrando seus recursos de vídeo através de sua transmissão de vídeo ao vivo, e mais e mais pessoas estão pulando a bordo.


Quando você inclui vídeos em suas postagens, é muito provável que você veja um salto significativo no tráfego. De fato, estudos indicam que esses aumentos de tráfego podem ser de até 157%. Quanto mais vídeos você criar, mais visitantes você terá em seu site, canais de mídia social e canal no YouTube.


Muitos profissionais da Internet se esquivam de fazer um vídeo por várias razões. Uma das principais desculpas é que é muito difícil fazer um bom vídeo e que você precisa de ferramentas muito caras. Este não é o caso, como vamos mostrar neste relatório.


Não há absolutamente nenhuma necessidade de você ser um especialista em criação de vídeo e edição de vídeo para criar um grande conteúdo. Cada vez mais plataformas estão surgindo para permitir que você faça isso. A maioria dessas plataformas exige que você pague uma pequena mensalidade, e você pode até mesmo criar seus vídeos gratuitamente.


Não deixe esses obstáculos atrapalharem quando se trata de criar vídeos. Seu engajamento do público aumentará , e seu conteúdo será compartilhado muito quando você incluir um bom vídeo. Graças ao YouTube e outros sites de compartilhamento de vídeos seus vídeos não têm que ser de qualidade "Hollywood".


Este relatório é voltado para os profissionais de internet, por isso a qualidade dos seus vídeos precisa ser boa, mas não totalmente profissional. Obviamente, se você é uma grande marca lendo este relatório, então a qualidade vai importar muito.


Quando você cria bons vídeos, você oferecerá a oportunidade para o seu público ficar animado com seus produtos e serviços (ou ofertas de afiliados). Há muito poucas pessoas que preferem ler centenas de palavras sobre um novo produto em vez de assistir a um vídeo curto . Então facilite a vida do seu público e dê-lhes o que eles querem.


Por que você acha que a maioria dos produtos digitais hoje em dia tem uma carta de venda de vídeo, bem como uma baseada em texto? A resposta é simples – é mais fácil assistir a um vídeo– e aumentará as chances de venda do produto. Por quê? Porque a confiança do comprador sobe com o vídeo. Na verdade, há uma pessoa por trás do produto. Eles não estão se escondendo atrás de milhares de palavras.


Provavelmente não vai surpreender você saber que as pessoas estão mais animadas em assistir vídeos do que em ler um monte de texto. O que isso diz sobre nossa sociedade? Bem, você pode decidir sobre isso. A questão é que os vídeos são assistidos muito mais do que o texto é lido.


Quando você cria seus vídeos, sempre tenha seu público em mente. Use a narrativa para chamar a atenção deles e mantê-la. Mesmo vídeos curtos podem não ser assistidos até o final se o espectador perceber que não está entregando o que quer.


Um vídeo interessante e cativante será compartilhado muito mais, que é o que você quer. Você terá muita exposição gratuita se fizer isso direito. Você pode usar seus vídeos para gerar leads para o seu negócio, para agregar valor ao seu público para que eles gostem e confiem mais em você, para vender um produto ou serviço e muito mais.


Você estará ciente de que os vídeos já estão disponíveis online há algum tempo, mas os avanços tecnológicos significam que as pessoas os usam como sua principal fonte de consumo de conteúdo nos dias de hoje.


O YouTube é enorme, e até mesmo os sites menores de compartilhamento de vídeo, como Daily Motion e Vimeo, recebem hordas de visitantes todos os dias. O impacto nas mídias sociais também é enorme. Os vídeos do Facebook estão subindo, e o Twitter introduziu a capacidade de adicionar um vídeo a um tweet agora.


Até o ano de 2020, prevê-se que os vídeos gerem 80% de todo o tráfego da Internet. Você acha que precisa começar a criar vídeos como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo? É melhor acreditar!


Quando você começar a adicionar vídeos ao seu marketing de conteúdo, você ganhará muito . Você só tem um pouco de tempo para captar a atenção do seu público, e na maioria dos casos, o texto por si só não fará isso. Você deve se promover (ou sua marca /empresa) usando vídeos.


As ferramentas disponíveis para a criação de vídeos de qualidade profissional estão em todos os lugares agora. Como dissemos anteriormente, não há expectativa de uma produção de sucesso de Hollywood, mas é sempre uma boa ideia fazer seus vídeos da mais alta qualidade possível. Então morda a bala e comece a fazer esses vídeos agora.




Tipos de vídeos a considerar para o seu marketing de conteúdo

Uma das maiores coisas para os profissionais de internet abraçarem é o fato de que o vídeo "micro" é um grande sucesso com as pessoas. Isso não quer dizer que vídeos mais longos não sejam eficazes – eles são, mas é muito mais fácil criar um vídeo que só dure alguns minutos ou até alguns segundos.


Micro vídeos são ótimos para as mídias sociais. Todo mundo tem tempo para assistir ao vídeo de sessenta segundos no Facebook. Ok, você não vai vender seu produto de treinamento de US $ 1.000 em 60 segundos, mas você pode usar este vídeo como um cliffhanger para fazer seu público clicar para ir ao seu site para assistir o resto do vídeo.



A verdade é que você pode criar muitos tipos diferentes de vídeos que vão chamar a atenção do espectador. Ambos os formatos de vídeo longos e curtos funcionarão bem em sites de compartilhamento de vídeo como YouTube, bem como em seu site. Não importa se são 10 segundos ou 2 horas. Se ele contém informações valiosas e chama a atenção, então você é bom.



Um vídeo pode ser uma instrução única para você, ou você pode usá-los como uma ferramenta de conversação serial que você vai revelar à medida que o tempo passar. Esse tipo de vídeo em série pode funcionar bem no marketing da internet, pois você dá um grande segredo em um dia e depois promete outro alguns dias depois.

Você pode usar vídeos como aperitivo ou o prato principal ou até mesmo ambos . Vídeos curtos de teaser são comuns e fornecem um gancho para o evento principal . Você pode usar vídeos mais curtos para convidar seu público para webinars, por exemplo, que podem ser muito lucrativos para você e qualquer parceiro.


Há uma infinidade de plataformas onde você pode colocar seus vídeos. Seu blog ou site é um, bem como sites de vídeo de terceiros, como YouTube e Vimeo. Você pode adicionar vídeos aos seus e-mails e usar os sites de compartilhamento de slides, como slideShare.


Popular hoje em dia são os eventos de vídeo de transmissão ao vivo. Você pode usar o Google Hangouts para isso e pedir ao seu público para participar da conversa. Esses vídeos são automaticamente carregados no YouTube para que as pessoas que não puderam assistir ao evento ao vivo possam assistir ao replay.


Quando se trata de tipos de vídeos que você pode criar, então existem três tipos principais:

Encare a câmera – é aqui que você fica na frente da câmera e faz a sua coisa. Quando você fizer isso, você vai construir confiança com o seu público, pois eles verão seu rosto e conhecerão muito mais sobre você como pessoa. Lembre-se que a semelhança e a confiança levam a mais vendas no final do dia.


Por cima do ombro – aqui você estará mostrando às pessoas como fazer algo. Esses tipos de vídeos são muito populares no marketing na internet, e você pode usar ferramentas para gravar sua tela e, em seguida, narrar por cima disso para explicar tudo.


Slide-baseado – em termos de excitação, estes são os menos atraentes , mas eles têm o seu lugar. O que você faz aqui é usar um aplicativo como o Microsoft PowerPoint e depois gravá-lo. Depois disso, você adiciona a narração ao vídeo e você está feito.


Claro, não há razão para você não usar os três tipos no mesmo vídeo. Você pode introduzir o vídeo com você na câmera e, em seguida, virar para slides para introduzir conceitos. Em seguida, você pode usar sobre os exemplos de ombro para garantir que seu público receba a mensagem.



Obtendo configuração para gravar seus vídeos

Você quer tomar todas as medidas necessárias para garantir que seus vídeos sejam de boa qualidade. Se o vídeo tiver uma resolução ruim ou má qualidade de áudio, então os visitantes não assistirão ou compartilharão com outros . As chances do visitante clicar no seu link de descrição também serão muito baixas. Essas coisas são muito importantes, então vamos explicar o que você precisa para fazer vídeos de qualidade sem gastar muito dinheiro.



Câmera de vídeo

Não use a webcam em seu laptop para gravar seus vídeos. A maioria dessas câmeras tem resolução ruim, e seu vídeo vai parecer pobre. Se você tem um smartphone, então você provavelmente terá uma câmera de vídeo de alta qualidade nele. Teste isso primeiro para ver como é bom.





O problema de usar smartphones para gravar vídeos é que eles os produzem em formato "vine". Isso é bom de usar nas mídias sociais, mas não é ótimo para demonstrações de produtos e assim por diante.


Se você está realmente falando sério sobre fazer vídeos e planeja criar muitos deles, então é recomendável que você invista em uma boa câmera HD . Você não tem que gastar centenas em uma câmera profissional. A maioria das câmeras HD modernas produzirá excelentes resultados. Uma alternativa para isso é uma webcam HD que você pode comprar na Amazon por muito menos do que uma câmera normal.



microfone

Esta é outra área que você precisa prestar atenção. Áudio de má qualidade é um verdadeiro desligo para pessoas que gostam de assistir vídeos. O microfone do seu laptop está ok para fazer chamadas na Internet usando o Skype, mas está longe de ser satisfatório quando se trata de gravar vídeos.


Você pode pagar muito dinheiro por um microfone de alta qualidade, mas não há necessidade de fazer isso. Existem alguns microfones USB muito bons ao redor que você pode encontrar na Amazon e em outras lojas. Você encontrará muitas boas avaliações nestes microfones onde as pessoas testaram a qualidade. Você pode obter um microfone USB de excelente qualidade por menos de US $ 150.


Se você gravar sua faixa de áudio separadamente, você pode usar um programa gratuito chamado Audacity para editá-lo. Este programa tem a maioria dos recursos de programas de edição de áudio que custam muito mais.




Edição de vídeo

Se você está filmando ao vivo, então você precisará de algum software de edição de vídeo para colocar tudo junto como um vídeo final . O céu é o limite aqui, pois existem alguns pacotes de edição de vídeo caros por aí que farão todos os tipos de coisas complexas ao seu vídeo.


A verdade é que você não precisa disso se estiver apenas começando. Gaste o dinheiro em uma boa câmera e microfone. Com computadores baseados no Windows, você pode usar o Windows Movie Maker para criar um vídeo de boa qualidade a partir de imagens ao vivo e outras mídias. O mesmo é verdade sobre o iMovie para o Mac. A boa notícia é que esses programas são gratuitos.




Gravando a tela do seu computador

Existem muitas razões pelas quais você gostaria de gravar a tela do seu computador diretamente. Você pode estar fazendo um vídeo tutorial, onde você precisa mostrar às pessoas como usar um programa específico . Ou você pode querer demonstrar um método ou provar algo usando a Internet.


Falamos sobre estes anteriormente como vídeos "sobre o ombro".

Quando se trata de gravação de tela, há uma boa opção gratuita e algumas opções pagas.


A opção gratuita é o Cam Studio, e permite gravar sua tela. Você pode criar filmes com slides usando o PowerPoint ou outro aplicativo de apresentação de slides, como o Open Office Impress. Você também pode importar imagens ao vivo para o seu filme. Cam Studio só está disponível para usuários do Windows .



Se você quer uma solução de gravação de tela premium com mais recursos, então o melhor software lá fora provavelmente é o Camtasia Studio by Tech Smith. Isso pode fazer tudo o que o Cam Studio pode fazer e muito mais. Vai custar $300 para comprá-lo, mas você pode experimentá-lo gratuitamente por 30 dias antes de comprar .






Como parar de ser tímido da câmera

Há muitos comerciantes de internet por aí que simplesmente não gostam da ideia de ficar na frente da câmera e gravar-se. Eles recorrem a terceirizados para gravar em si mesmos quando estão tentando promover produtos afiliados no YouTube.


Mas com uma estratégia de marketing de conteúdo, você está tentando construir sua marca – que é você como um comerciante solitário . Para se envolver com seu público e fazê-los gostar e confiar em você eles vão querer ver seu rosto – o mais cedo possível. Então você precisa superar sua timidez da câmera e entrar em seus vídeos (pelo menos alguns deles ).


Assim que você conseguir superar sua relutância em ficar na frente da câmera, ficará mais fácil e fácil quanto mais vídeos você fizer. Então aqui estão algumas dicas para enfrentar seus medos e conseguir aparecer em seus vídeos:



Não use um script

Você pode acreditar que usar um script quando você está gravando a si mesmo na câmera tornaria as coisas mais fáceis para você – mas geralmente, o inverso é verdadeiro. Será fácil para seus espectadores dizer que você está lendo scripts a menos que você colocá-lo bem. Seus olhos estarão continuamente olhando para o roteiro que vai parecer muito ruim.


A outra coisa que os scripts podem fazer é fazer você soar como um robô. Você quer ser o mais natural possível ao gravar, e se você está lendo palavra por palavra, então isso pode soar horrível. Usar notas para se referir é muito melhor, e tudo o que você precisa fazer é criar uma estrutura de alto nível e se referir a isso ocasionalmente.


Se você conhece suas coisas (o que é claro que você faz), então não deve ser problema para você expandir um tema principal naturalmente.




Muitas tomadas então Editar

A edição de vídeo baseada em computador é acessível e fácil nos dias de hoje, por isso familiarize-se com ele antes de começar a gravar. O que você quer evitar é tentar vídeos perfeitos onde não há erros. Isso pode levar uma eternidade.


É melhor fazer tudo naturalmente, cometer os erros e, em seguida, usar sua ferramenta de edição para costurar tudo no final para que ele seja o mais perfeito possível . Acha que as estrelas de cinema não cometem erros? Claro , eles fazem, e haverá várias cenas em um filme.




Teste primeiro e não tente ser Perfeito

É improvável que você faça um vídeo perfeito na primeira tentativa e é uma boa ideia fazer alguns testes primeiro. Use a câmera para sentir a pressão da situação. Jogue esses testes de volta e veja o quanto você está melhorando com cada um.


Lembre-se sempre que você não vai enviar o seu vídeo para Hollywood então se você cometer alguns pequenos erros, que assim seja. Isso é totalmente natural e você pode até fazer uma piada sobre isso. Nenhum de seus telespectadores vai esperar perfeição. Você não está lendo as notícias na CNN.




Seja um conversador

Grave seus vídeos como se você está tendo uma conversa com uma pessoa que você conhece. Isso ajudará a deixar seu público à vontade, assim como a si mesmo. Se você tentar fazer suas gravações muito polidas, isso vai deixá-lo nervoso, e erros serão muito mais prováveis.



Continue acompanhando os próximos 3 artigos para saber como o marketing de conteúdo na divulgação de material político pode mudar completamente suas estratégias para o projeto político on-line e campanha eleitoral na próxima eleição.



Temos um Guia 2021 de Marketing no Facebook FACILITADO Passo a passo Completo - que ensina as melhores maneiras de promover no Facebook. Ele também lhe dá instruções passo a passo, para que você possa se envolver no marketing do Facebook com uma chance maior do que a média de sucesso. Se preferir, pode copiar o link e colar no seu navegador: https://www.hotmart.com/product/guia-marketing-fb-facilitado-passo-a-passo-completo

(Tenha mais informações no Guia COMPLETO de Campanha Política e Marketing Eleitoral Digital para Candidato(a) a Deputado(a) Estadual - Federal <---- CLIQUE AQUI MESMO PARA RECEBER O SEU

https://hotmart.com/product/guia-campanha-politica-e-marketing-eleitoral-digital

ou copie e cole o link no seu navegador: https://hotmart.com/product/guia-campanha-politica-e-marketing-eleitoral-digital

(Receba mais informações no nosso Curso Passo a Passo de WordPress para Projeto Político 2022, Empresas, Negócios + KIT Marketing de Conteúdo REPLETO de modelos prontos para produção(copiar e colar) + Swipe Files em até 10x SEM JUROS! <---- CLICANDO AQUI MESMO ou copiando o link para o seu navegador: https://www.hotmart.com/product/curso-wp-projeto-politico-empresas-negocios-kit-marketing-de-conteudo-modelos-prontos-producao-copiar-colar-swipe-files)

Temos alguns outros guias, produtos digitais e cursos que podem ajudá-lo com o marketing digital para seu projeto político, causa, ou negócio. Conheça todos os nossos produtos: https://space.hotmart.com/interidade-producao-mentoria-consultoria-marketing-digital-politico-eleitoral-cursos-on-line-ead

Nossos cursos e produtos digitais voltados para Adultos 50 mais, Home-office e Marketing Político:

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-para-adultos-50-mais

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-para-home-office-negocio-trabalho-em-casa

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-de-marketing-politico

Também temos uma parceria com a Universidade Estácio de Sá e proporcionamos bolsas de estudos de até 60% para praticamente todos os cursos de graduação e pós graduação: https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/faculdade-e-pos-graduacao-ead





 
Interidade Cursos Online de Marketing Político, Home Office e Negócio © 2021 by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Interidade Cursos Online e Marketing Político, Home Office e Negócio by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0