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  • Marco Antonio Silva Jorge

Uma nova maneira definitiva de pensar em conteúdo que transformará seu marketing político ou negócio

Atualizado: 19 de jul. de 2021


O marketing de conteúdo tem sido a forma mais importante e poderosa de marketing digital nos últimos anos. De acordo com pesquisas de mercado, isso só deve continuar à medida que os políticos, comerciantes e empresas mais experientes estão investindo mais do que nunca nessa prática.



Então, o que é marketing de conteúdo e por que é tão importante?

Essencialmente, marketing de conteúdo significa criar novos conteúdos para seu site ou blog e, em seguida, usá-lo para aumentar sua audiência, bem como construir confiança e autoridade.


A forma mais óbvia de marketing de conteúdo é o conteúdo escrito. Isso provavelmente significará criar um post de blog toda semana, todos os dias ou várias vezes por dia e, em seguida, compartilhá-lo on-line através de mídias sociais e outras plataformas.


Isso tem muitos benefícios diferentes. Por um lado, o marketing de conteúdo é um companheiro perfeito para SEO e marketing de mídia social. Qualquer SEO (Search Engine Optimizer) vale seu sal, sabe que o Google funciona com conteúdo. O próprio propósito do Google é associar seus visitantes com o entretenimento e informações certas. Isto é o que chamamos de conteúdo.



Assim, para que o Google compartilhe seu site com as pessoas, você precisa garantir que ele esteja cheio de conteúdo. Não só isso, mas você precisa utilizar cuidadosamente os tópicos e termos de pesquisa certos para que o Google saiba do que se trata o seu conteúdo e seja capaz de emparelhá-lo com os visitantes certos.


O Google é tudo sobre qualidade nos dias de hoje e se você puder demonstrar que seu site é uma fonte de informações de alta qualidade, então você terá muito mais chances de começar a ganhar visibilidade nos mecanismos de buscas.


Ao mesmo tempo, o conteúdo também vai ajudá-lo muito a se promover nas mídias sociais. As pessoas vão segui-lo nas redes sociais porque querem ser informados e entretidos. Assim, se você compartilhar conteúdo interessante em seu site, você poderá promover essas postagens no Facebook e Twitter e, assim, dar aos seus usuários uma razão para continuar seguindo você.


Mas o verdadeiro marketing de conteúdo não significa usar o conteúdo como uma maneira de impulsionar seu SEO e mídias sociais. Em vez disso, o verdadeiro marketing de conteúdo significa pensar no conteúdo como um fim em si mesmo, em vez de um meio.


Afinal, a razão pela qual o conteúdo pode impulsionar seu SEO e mídias sociais é que o conteúdo tem valor inerente. Conteúdo é o que as pessoas vão online em primeiro lugar!

Portanto, se você adicionar conteúdo ao seu site, você está agregando valor ao seu site. E quando você agrega valor ao seu site, você dá aos seus visitantes mais motivos para continuar voltando.


Mais ao ponto, porém, você também demonstra aos seus leitores que você tem a capacidade de entretê-los e informá-los e dessa forma você constrói confiança. Pensar no seu conteúdo dessa forma é a melhor maneira de garantir que você faça o máximo com ele. Mas neste relatório, você vai descobrir como levá-lo cada vez mais longe...




Como funciona o marketing de conteúdo psicologicamente?

O marketing de conteúdo – quando feito corretamente – deve trabalhar ao longo do tempo para gradualmente convencer os visitantes ao seu site a se tornarem fãs de longo prazo que são leais à sua marca e que estão animados em comprar praticamente qualquer coisa que você recomendar. Mas como eles fazem essa jornada e qual é o papel preciso que o conteúdo tem a desempenhar na transição?


No início, seu conteúdo vai funcionar simplesmente para aumentar sua visibilidade e para ajudá-lo a ser descoberto no Google e nas mídias sociais. Como mencionado já, o conteúdo é o que as pessoas procuram e quanto mais você tem em seu site, maior a probabilidade de receber visitantes.


Assim, alguém pode procurar por um tópico relacionado ao assunto sobre o qual você escreve e, em seguida, eles podem ver um de seus links nos mecanismos de busca. Talvez eles cliquem neste link e sejam levados para sua página. O que eles encontram aqui?


Espero que eles leiam seu post no blog ou artigo e vão gostar. Mas não pense que você fez um fã da noite para o dia. Com toda a probabilidade, eles nem sequer olhar para o nome do seu site ou lembrar onde eles estavam quando lerem seu post. Afinal, a maioria de nós está com pressa e o que seu público quer acima de tudo é obter as informações que precisam e depois ir embora.


Mas com o tempo, há uma boa chance de que eles possam descobrir sua página novamente – especialmente se eles lerem regularmente sobre o nicho em que você está escrevendo. Se eles estiverem impressionados novamente, então eles podem ser mais propensos a começar a reconhecer sua página da próxima vez.

E se isso acontecer algumas vezes, eles provavelmente vão fazer uma nota de sua marca e eles vão lembrar que este é um site em que eles podem confiar e que compartilha informações de maneira que eles acham divertido e envolvente.


Agora, se esse usuário fizer uma pesquisa no Google e vir uma seleção de sites que oferecem as informações que estão procurando, eles podem realmente gravitar em direção ao seu blog. Na verdade, se isso continuar acontecendo e você for capaz de construir confiança e autoridade suficientes, então seus visitantes podem realmente começar a digitar em seu site e a pesquisar o conteúdo que eles querem.


Eventualmente, eles podem marcar a página. E eventualmente eles podem decidir verificar regularmente para ver que novo conteúdo está lá!


De repente, você tem um fã. Você tem alguém que realmente gosta do que você tem a oferecer e que confia em você como um criador.


Agora, se você promover um produto para eles ou mencionar algo em que você está trabalhando, há uma boa chance de que eles estejam interessados. Todo esse conteúdo gratuito demonstrou o quanto você tem conhecimento e o quanto você se importa em fornecer valor. Como resultado, quando você cobra por algo, o leitor vai pensar que deve ser bom.


Vamos imaginar por um momento que você tem um site tudo sobre design de sites. Você fornece muitas informações úteis aqui sobre hierarquia visual, sobre o uso do Illustrator e photoshop, sobre codificação e sobre segurança. Todas essas coisas são escritas tão bem e de uma maneira tão envolvente que mesmo pessoas sem interesse em web design se tornam leitores regulares.


Agora imagine que você tem um fã que lê esse site todos os dias e um dia eles precisam de uma web projetada para eles. Onde eles vão olhar primeiro? Quem seria a escolha ideal para um site bem desenhado?


Você adivinhou!



Ganhando o direito de vender para gerar recursos para seu marketing político, pré-campanha ou mesmo renda

Fornecer conteúdo gratuito não é apenas a maneira como você vai oferecer valor e construir confiança, porém: é também como você ganha o direito de vender para o seu público.


Esta é toda a noção por trás de um funil de vendas. Um funil de vendas é uma sequência de interações com um visitante que foi meticulosamente criada por um criador. O objetivo é levar esse visitante de um estranho (um lead frio) para ser alguém que está pronto para gastar muito dinheiro.


E embora você não goste, Érico Rocha é um exemplo perfeito disso! Se você esteve no YouTube no último ano, então há uma boa chance de você ter encontrado Érico Rocha. Ele é um empreendedor digital que gastou grandes quantidades em publicidade no YouTube e que, portanto, consegue aparecer no início de centenas de vídeos.


O mais famoso desses vídeos foi o 'fazer um 6 em 7'. Para quem ainda não viu, Érico explica durantes seus vídeos um método de gerar renda online produzindo 6 dígitos de faturamento.


Então, o que está acontecendo aqui? Tudo foi meticulosamente planejado e encenado com a aplicação de diversos gatilhos mentais. E que conveniente então que Érico usa tantos gatilhos para vender seu famoso método...


Mais importante, ele geralmente começa tentando imediatamente estabelecer alguma autoridade. Ele faz isso através de depoimentos de quem ele ajudou a fazer esse resultado.


Isso lhe dá credibilidade, ao longo da sua sequência de vídeos.


Ele inteligentemente vai aplicando todos os gatilhos mentais durante toda a sequência de vídeos explicando como é "simples" faturar 6 dígitos em 7 dias com seu método de marketing. Esta é a sua chance de demonstrar o valor que ele é capaz de construir e criar mais familiaridade, confiança e autoridade. É esse passo crucial que nos preparará para comprar dele no final do último vídeo quando ele começar a promover a chama para finalizar a compra no carrinho.


Ele poderia fazer isso depois de construir essa relação com o espectador.


E é precisamente isso que você faz com o marketing de conteúdo em seu site ou blog. Você familiariza o espectador com quem você é, com quais são seus valores e com como você pode ajudá-los. Você demonstra valor e essencialmente mostra do que se trata sua marca.

Agora seu público saberá se eles querem ou não comprar de você.


Compare isso com um site que foi lançado diretamente em um pitch de vendas. Se você clicasse em um link no Google e ele imediatamente tentasse vender um e-book, você compraria? Ou você escreveria como spam e sairia para procurar em outro lugar? Não gostamos de vendas frias e não gostamos de comprar de pessoas e marcas que não conhecemos.


É como no jogo de relacionamentos. Você não pode simplesmente ir até uma mulher ou um homem na rua e pedir-lhes para vir em casa com você: você vai levar um tapa!

Em vez disso, você primeiro precisa construir essa familiaridade e mostrar que você é divertido, sexy e confiável. Somente depois que você criar alguma familiaridade pode você pedir um número e, em seguida, convidá-los para a sua casa para alguma sessão de Netflix.


A mesma coisa se aplica ao seu site. Você vai usar o conteúdo para construir esse relacionamento e mostrar o que você é e então você poderá ganhar o direito de convidar o leitor a apoiar seu projeto político, seus pontos de vistas, se cadastrar na sua lista de apoiadores, comprar de você ou se inscrever no seu curso ou na sua lista de eleitores em potenciais, etc.


É por isso que o marketing de conteúdo é tão poderoso. Enquanto o SEO e a publicidade se concentram em levar as pessoas ao seu site e torná-las conscientes de você, o marketing de conteúdo se concentra em criar relacionamentos reais, integridade da imagem/marca e muito mais.



Há muito trabalho e técnica que vai para criar o tipo certo de conteúdo que lhe permitirá que as pessoas invistam em sua imagem/marca. Certamente não basta apenas criar qualquer tipo de conteúdo e então esperar que as pessoas se apaixonem pelo que você tem a oferecer!


Uma das dicas mais importantes, na verdade, é tentar criar conteúdo que qualifique os usuários e que se dirija a um tipo muito específico de pessoa. O maior erro que você pode cometer é tentar atrair todos. Isso simplesmente torna seu conteúdo genérico e garante que a maioria das pessoas não se importará muito com isso.


Para colocar as pessoas a bordo com o que você tem a oferecer, você precisa ter uma mensagem e você precisa ter uma persona clara. Por exemplo, se você tem um site de saúde, então você pode querer decidir se você toma uma abordagem muito científica e apenas recomenda técnicas e dietas que são apoiadas por pesquisa, ou se você toma uma abordagem mais naturalista e você recomenda coisas que são naturais e não incluem produtos químicos.


Quais opções você vai escolher dependerá de suas próprias crenças pessoais, mas tudo o que é importante é que você escolha uma. Dessa forma, você pode ajudar as pessoas a entender o que seu site representa e dessa forma elas saberão mais ou menos o que esperar se fizerem um cadastro na sua lista de apoiadores ou eleitores potenciais, comprarem um e-book seu ou se usarem um produto que você recomenda.




Seu conteúdo como um produto

A melhor maneira de obter mais do seu conteúdo é começar a pensar nele como um produto. Em vez de pensar em conteúdo em seu site como algo que você produz ao longo do tempo, em vez de pensar nele como um evento emocionante e como uma proposta de valor enorme que você pode lançar para o seu público.


Como isso muda as coisas?


Primeiro, pense na maneira como você pode normalmente abordar seu conteúdo. Você provavelmente escreve várias centenas de palavras cada vez, produz em poucas horas com alguma otimização de palavras-chave, depois publica e compartilha.


Em vez disso, quero que tome um pouco mais de tempo e cuidado com todo o processo.


Primeiro, você vai começar a construir zumbido e antecipação. Isso significa que em suas outras postagens e através de suas páginas de e-mail marketing e mídias sociais você pode começar a mencionar o post em que está trabalhando. Isso é algo que uma empresa costuma fazer com um novo produto, mas que você raramente vê quando se trata de conteúdo. Isso é uma coisa poderosa, porém, pois vai deixar seu público pronto para o conteúdo que está chegando e vai fazer parecer muito mais importante e emocionante se for digno de zumbido!


Além de qualquer outra coisa, as pessoas querem o que não podem ter.


No marketing de produtos, tendemos a pensar muito sobre a embalagem e o nome. Neste caso, a embalagem é semelhante ao design da sua página, a maneira como você define sua escrita e quaisquer imagens que você escolher adicionar. De qualquer forma, se você tomar mais tempo e cuidado na apresentação do seu conteúdo, então ele saltará da página e parecerá muito mais alto valor. Se for adornado com imagens de alta definição e usar uma fonte atraente, então será mais agradável de ler e parecerá mais profissional. Seu público sentirá que está lendo algo mais emocionante e, em suma, será mais provável que eles voltem e confiem no que você tem a dizer.


O "nome" do seu produto neste caso será o título. O título do seu artigo deve ser algo que transmita o valor inerente e é aí que vamos usar outro termo relacionado ao produto: é 'Proposta de valor única': essa é a coisa que diferencia um produto da multidão e que garante que ele tenha valor. Isso é apenas importante quando se trata de posts de blog escritos, porque se não há nada de único em seu conteúdo, então você não está dando aos seus visitantes qualquer razão para lê-lo e você estará diminuindo muito o valor potencial.


Pense nisso: o ouro é valioso porque é raro. Se descobrirmos enormes reservas de ouro, então todo o ouro cairia de valor.


Da mesma forma, artigos sobre "como fazer abdominais" não são tão valiosos porque o leitor pode encontrá-los em qualquer lugar. Artigos sobre uma técnica específica e menos conhecida para perda de peso, como aceleração cardio é mais rara e, como tal, são mais valiosos.


Você precisa transmitir esta proposta de valor única no seu título de artigo e você precisa ter certeza de que seu público sabe o que o artigo pode fazer por eles e por que isso é um grande negócio. Realmente bateu na "proposta de valor" e no gancho emocional.


Finalmente, você também vai abordar a maneira como você divulga seu conteúdo de forma semelhante à maneira como você divulga um produto. Isso mesmo: você vai realmente promover cada post no blog que você cria e isso significa compartilhá-lo nas mídias sociais, falar sobre isso em fóruns e postá-lo em diretórios etc.


Tente soar tão animado com este novo post no blog quanto você seria sobre um novo produto. E iterar que essa informação incrível e lindamente apresentada é absolutamente gratuita.


Além disso, é que você não precisa promover seu conteúdo uma vez e depois ser feito com ele. Assim como um produto, você pode continuar promovendo-o por muitos anos. Não há nada de errado em ocasionalmente lembrar as pessoas sobre um velho post "sempre verde".


Da mesma forma, você também pode trabalhar em seus posts a fim de melhorá-los, para trazê-los atualizados ou para mudar ligeiramente o tom. Isso então lhe dá licença gratuita para dar-lhes um novo chamado e para encontrar um público mais novo e maior para eles.



Como você pode ver então, o conteúdo realmente pode mudar a maneira como as pessoas veem seu site, seu marketing político ou seu negócio – mas primeiro você precisa mudar a maneira como você visualiza o conteúdo. Isso não é apenas algo que você 'tem que fazer', este é um "líder de ..." – é um produto gratuito projetado para demonstrar sua experiência, seu cuidado, sua habilidade e sua marca para que as pessoas possam decidir se querem segui-lo.


Como tal, é crucial que você coloque o seu melhor pé para a frente. O conteúdo deve ser escrito, divertido e muito bem apresentado. Cada post no blog deve se sentir como um projeto e deve deixar seu público animado para ler.


E cada post no blog deve ser promovido como tal. Se você quiser saber mais sobre como escrever conteúdo de forma envolvente, como apresentá-lo, como promovê-lo e como garantir que todo esse trabalho duro vale a pena, então conheça o guia: Como criar MUITO CONTEÚDO RAPIDAMENTE para Marketing Político HomeOffice Negócio. Caso contrário, o melhor conselho que posso dar é começar a escrever seu melhor conteúdo agora. Então, comprometa-se a continuar fazendo isso e a se concentrar em fornecer um valor gratuito incrível em vez de pensar no resultado final de curto prazo.


É assim que as marcas globais nascem.



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