Uma das maneiras mais óbvias de comercializar no Facebook é criar uma página de fãs para o seu negócio, sua marca ou sua causa. O Facebook promove ativamente esse recurso de seu site.
O que ele não te diz é o fato que o Facebook vem modificando ativamente seu algoritmo ao ponto de você ter que ter conteúdo muito popular para você alcançar a maioria das pessoas que manifestaram interesse em tudo o que você está promovendo.
Simplificando, nem todas as pessoas que gostaram da sua página poderão ver suas atualizações. Na verdade, na maioria dos casos, apenas uma pequena fração dessas pessoas poderá ver suas atualizações.
Infelizmente, o Facebook está trabalhando ativamente para limitar a exposição gratuita ao tráfego que você obteria até que você possa provar a ele que seu conteúdo é realmente popular entre os fãs da sua página.
Aqui estão os passos que você deve seguir no marketing político do Facebook:
Passo #1: Encontre seus concorrentes no Facebook
A primeira coisa que você precisa fazer é evitar reinventar a roda. Você precisa evitar tentar descobrir as coisas de forma completamente acertada ou perdida.
Em vez disso, faça engenharia reversa de seus concorrentes. Deixe que eles façam seu dever de casa para você. Como?
Bem, encontre-os no Facebook e aprenda com o que eles estão fazendo.
Passo #2: Obtenha o visual "padrão da indústria" e venha com sua própria opinião
Cada político ou candidato já tem um padrão do setor em termos de perfil de mídia social, aparência da imagem e estratégia de conteúdo. Quanto mais cedo você entender isso, mais cedo você estará pronto para alcançar o sucesso de marketing político de redes social no Facebook. Quanto mais tempo você demorar para aprender isso, mais tempo você vai lutar.
Entenda que seu público de setor se familiarizou com a forma como certos políticos ou sites estão posicionados nas redes sociais. Se eles não podem fazer cara ou coroa de sua imagem de rede social, eles provavelmente não gostariam da sua página. Pode parecer estranho para eles porque parece tão distante do "padrão da política".
Seu trabalho nesta etapa é descobrir o visual padrão da política, estratégia de conteúdo e outros elementos e chegar a sua própria opinião.
Passo #3: Faça engenharia reversa da estratégia de conteúdo e curadoria de seus concorrentes
Muitos políticos postam "conteúdo quente" em suas contas de mídia social, bem como em seus blogs.
Infelizmente, nove em cada dez vezes, esse conteúdo não vai a lugar nenhum. As pessoas não clicam nele, compartilham, comentam ou se envolvem de outra forma.
O que esses políticos estão fazendo é basicamente jogar seu conteúdo esperando que ressoe com seu público.
Não faça isso, não faça isso. Em vez disso, preste atenção no que seus concorrentes estão fazendo e procure padrões.
Se você notar que seus concorrentes continuam compartilhando conteúdo sobre o mesmo tipo de tema ou tópico, eles podem estar em alguma coisa. Eles não perderiam todo esse tempo, esforço e energia falando sobre as mesmas coisas uma e outra vez, a menos, é claro, que se conectasse ao seu público em algum nível ou outro e produzisse resultados.
Agora, para verificar isso, veja quantas vezes esse conteúdo foi compartilhado ou curtida. Isso deve lhe dar algum tipo de prova objetiva de que este conteúdo realmente ressoa com seus membros do público-alvo.
Quando você faz engenharia reversa de seus concorrentes, você está essencialmente copiando sua estratégia para alcançar os mesmos olhos que você está tentando alcançar. Isso também se aplica à curadoria de conteúdo onde você pega conteúdo que é publicado por outras pessoas, e você promove-o em sua plataforma de mídia social.
Isso cria uma situação ganha-ganha porque você não está roubando este conteúdo. Você está copiando o link do conteúdo, incluindo um comentário curto, e permitindo que as pessoas cliquem no link.
Isso cria uma situação em que todos ganham. Os editores deste conteúdo ganham tráfego, você começa a construir credibilidade porque você está compartilhando informações que seus membros do público-alvo realmente estariam interessados, e isso leva à possibilidade de que eles gostaram de sua página.
Depois de acumular curtidas de página suficientes, você pode começar a compartilhar seu próprio conteúdo, o que leva ao tráfego direto para o seu site.
Passo #4: Escolha o melhor desempenho ou o tipo de conteúdo mais popular e aumente
Publique o conteúdo por algumas semanas. Continue publicando e, em seguida, veja o conteúdo que mais tem engajamento. Quais materiais compartilhados recebem mais curtidas? A maioria das ações? O maior número de comentários?
Em algum momento, você vai ignorar outros tipos de conteúdo e focar nos que têm melhor desempenho.
Por exemplo, se você tem uma página no Facebook sobre Chihuahuas e percebe que artigos de terceiros sobre casas de Chihuahua recebem um monte de compartilhamentos, curtidas e comentários, você pode querer eliminar a maioria dos outros tipos de conteúdo e se concentrar nas casas de Chihuahua porque aqueles recebem mais amor do seu público.
Passo #5: Venha com sua própria versão
Venha com sua própria versão de conteúdo vencedor. Por exemplo, você sabe que as casas de Chihuahua recebem muito amor e são muito populares em sua página. Venha com seus próprios artigos sobre esse tema.
Esses artigos, é claro, impulsionam o tráfego diretamente para o seu blog ou seu projeto político online. Estes devem estar no mesmo nível de qualidade que o seu conteúdo de terceiros ou melhor.
Preste atenção em como seu conteúdo popular com curadoria fala sobre o tema e adote o mesmo estilo, mas entregue algo melhor.
Talvez você devesse oferecer informações mais longas, informações mais atualizadas ou postagens em blogs que tenham elementos multimídia, como vídeos e gráficos. O que você precisar fazer, venha com conteúdo que basicamente exploda todos os outros conteúdos que você apresenta em sua página.
Passo #6: Promoções: marcação de fotos por seus usuários
Esta é uma técnica de promoção gratuita. Diga aos fãs da sua página que você vai dar a eles algum tipo de brinde digital.
Talvez seja um crachá gráfico, talvez você vai mencionar o nome deles em um post, talvez você vai dar-lhes um eBook gratuito ou algum tipo de software livre. Seja qual for o caso, diga às pessoas que gostam da sua página para marcar seus amigos nas fotos que você vai postar.
Agora, essas fotos, é claro, devem chamar a atenção para sua imagem, seu site ou sua página no Facebook. Você não está apenas tendo eles marcando uma foto. Esta foto tem que dizer alguma coisa. Deve ser de natureza promocional.
Quanto mais tags de fotos você conseguir, maior a chance de você ter muito mais curtidas de página e também cliques no seu site do Facebook.
As melhores notícias? Você não tem que oferecer dinheiro. Na verdade, estudos indicam que as ofertas de dinheiro não são tão eficazes. É muito melhor oferecer algum tipo de especial gráfico ou brinde digital como um livreto ou e-book mais denso gratuito, ou talvez um código de desconto.
Passo #7: Promoções: comentários de seus usuários
Use as mesmas regras do Passo 6, mas em vez de marcar fotos, obtenha que os fãs da página publiquem comentários. Também seria ajudar tremendamente se o comentário inclui o nome das pessoas na lista de amigos do comentarista.
Deixo com você como criar isso. Mas, obviamente, quanto mais tags há nos comentários, e quanto mais envolventes os comentários, mais populares são seus posts.
Passo #8: Chame seus usuários para ação
Se você tem pessoas que já gostaram da sua página, poste lembretes ocasionais para eles que eles devem convidar seus amigos.
Isso funciona porque pássaros se juntam. Sério. A principal razão pela qual você é amigo das pessoas em primeiro lugar é porque eles compartilham aproximadamente o mesmo conjunto de interesses que você.
Pessoas que compartilham basicamente o mesmo grupo de interesses tendem a se atrair. Aproveite esse fato chamando seus fãs de página para a ação para que eles possam convidar seus amigos.
Passo #9: Use insights para promover sua página
Um tanto quanto possível, eu iria passar do passo 1 para o passo 8 e dominar todos os passos antes de ir em frente com o Passo 9. Com o passo 9, você vai desembolsar dinheiro para promover sua página.
Depois de alguns meses, você pode usar o sistema de perfil de audiência muito robusto do Facebook chamado "Insights" para promover sua página. Você conhecerá a demografia certa, e também saberá os posts e conteúdos certos para promover.
Passo #10: Impulsione seu conteúdo mais popular
Use o sistema de audiência sósia do Facebook para encontrar pessoas que não são atualmente fãs de sua página. Esse recurso no sistema de anúncios do Facebook permite que você alcance novos públicos que compartilham aproximadamente os mesmos interesses das pessoas que já demonstraram interesse em sua página.
Você está basicamente usando o poderoso sistema de segmentação de interesse do Facebook em termos de demografia e interesses para obter novos olhos para sua página. Isso pode levar a mais curtidas, o que pode levar a mais leitores do seu conteúdo.
A partir desse ponto, você pode então executar anúncios direcionados.
Continue acompanhando os próximos 7 artigos para saber como fazer marketing político no Facebook e pode mudar completamente suas estratégias para o projeto político on-line e campanha eleitoral.
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