• Marco Antonio Silva Jorge

Como Atenção plena e Reestruturação cognitiva podem ajudar no Marketing Político, Campanha e vida

Atualizado: Jul 19

Muitas das técnicas que analisamos até agora nesta série de artigos têm muito em comum com a terapia cognitiva comportamental. Como explicamos brevemente em um artigo anterior, a TCC é a abordagem psicoterapêutica que envolve mudar a maneira como você pensa através de um processo de duas partes: avaliar pensamentos atuais e substituí-los por os mais novos e positivos.


A parte mais potente dessa mistura é algo chamado "reestruturação cognitiva". Neste artigo, vamos examinar como esta ferramenta pode ser usada para destruir crenças prejudiciais que podem estar levando a comportamentos auto destrutivos que atrapalha todo o marketing político e até mesmo a campanha eleitoral. Em particular, veremos como ele pode ser usado para combater o vício, principalmente os de linguagem e comportamentos.



O vício é um fenômeno altamente destrutivo que pode ter amplas implicações para nosso estilo de vida e saúde. Embora o dano específico que um vício causa varie dependendo da natureza desse vício, em qualquer caso significa perder a capacidade de escolher e isso provavelmente será perturbador e impactará negativamente em suas outras atividades.


Quando o indivíduo não está em perigo imediato de seu vício, a reestruturação cognitiva é um método que pode ser muito eficaz enquanto permanece seguro e não invasivo.




O que é reestruturação cognitiva?


A ideia geral por trás da TCC como um todo é olhar para os processos de pensamento que levam a certos comportamentos e, em seguida, tentar alterá-los. É claro que há um elemento químico e biológico em muitos vícios (e em todos os vícios, indiscutivelmente, se você contar a própria produção de dopamina do cérebro), mas ao mesmo tempo há também um aspecto psicológico que vem das ruminações que uma pessoa pode ter.



Por exemplo, então alguém com um vício pode se encontrar muitas vezes pensando coisas como "Estou estressado - um cigarro vai me fazer sentir melhor" ou "apenas um pedaço de chocolate não vai me machucar" ou "Eu não posso parar de usar drogas" e nenhum desses processos de pensamento será útil. Talvez você pense o contrário: "Eu poderia parar facilmente se eu escolhesse."


A reestruturação cognitiva, então, é um método que é utilizado na TCC para combater essas ruminações.


Você pode até achar que há pensamentos negativos mais profundos em jogo: "Eu não me importo se isso me mata" ou "ninguém se importa comigo". Talvez você acredite que o cigarro ou comportamento insalubre é sua única fonte de realização.




Mindfulness

A forma como funciona é relativamente simples - o que faz parte do apelo da TCC em primeiro lugar. Um aspecto da reestruturação cognitiva é a "atenção plena", o que simplesmente significa prestar mais atenção ao conteúdo de seus próprios pensamentos. A ideia é ouvir os pensamentos que você está tendo sem influenciá-los - observando-os "passar como nuvens" para que você possa então identificar as negativas que você está tendo.



Em seguida, você precisa aprender a detectar esses pensamentos negativos quando eles aparecem, e, em seguida, usar afirmações positivas para substituí-los.







Substituindo pensamentos negativos por positivos


Quando você se pega pensando "apenas um não vai doer" em vez disso, substitua isso pela frase "a primeira vez que eu escorrego é o início de uma ladeira escorregadia".


Enquanto isso, ao invés de pensar em como você provavelmente se sentirá relaxado depois de um cigarro, em vez disso, concentre-se nos sentimentos negativos, como o gosto da bandeja de cinzas em sua boca, e o sentimento de culpa. É tudo sobre foco, expectativa e memória.


Usando essas afirmações mais úteis repetidamente, você pode eventualmente chegar ao ponto em que se torna habitual pensar essas coisas em vez dos pensamentos prejudiciais e seu comportamento deve seguir adequadamente.


TCC não demora muito, envolve o uso de drogas, ou exige que você fale sobre memórias dolorosas. Se esse método te agrada, procure um terapeuta cognitivo comportamental na sua área e trabalhe com eles para assumir seu vício.

É por isso que as afirmações que discutimos anteriormente nesta série de artigos são tão poderosas. Mas há dois métodos mais úteis na reestruturação cognitiva também. Um é "desafiador do pensamento" e o outro é "teste de hipóteses".


No pensamento desafiador, você olha para o conteúdo das ruminações negativas e, em seguida, realmente se pergunta se elas são precisas. Seu trabalho aqui é desconstruir suas crenças negativas e provar que está errado sobre elas de uma maneira impossível de argumentar. Então, se você acha que "ninguém se importa com o que acontece comigo" e isso é uma razão para comportamento destrutivo, você avaliaria se isso é realmente verdade.


Pergunte a si mesmo: se algo aconteceu com você, é realmente verdade que ninguém se importaria? Não há uma pessoa que ficaria horrorizada em perdê-lo?


E você não deve a eles cuidar de si mesmo?


Como você pode ver, o desafio do pensamento revelará muitos dos pensamentos que você diz a si mesmo para de fato serem enganos pouco velados.


O teste de hipóteses leva isso ao próximo nível, fazendo com que você realmente teste a teoria – para ver se sua afirmação é verdadeira. Isso só é apropriado em certas circunstâncias, é claro!


Mas se você descobrir que acredita que pode parar facilmente a qualquer momento, que tal testar essa teoria? Que tal tentar parar por uma semana? E se você não pode, talvez você realmente precisa de ajuda.


Usamos o exemplo de vício neste capítulo, mas a reestruturação cognitiva e a atenção plena são ferramentas incrivelmente poderosas que podem ser usadas em uma vasta variedade de situações diferentes em sua vida para mudar a maneira como você pensa e, portanto, mudar a maneira como você se comporta e o que você ganha da vida, melhorando sua postura durante o marketing político e posteriormente na sua vida pessoal e profissional, e quando for eleito, não cair em armadilhas por não saber se portar adequadamente em todas as situações, principalmente ao fazer vídeos que serão publicados nas redes sociais ou em alguma plataforma de vídeo, e não ser indiciado e até perder o mandato por falar demais.


No próximo artigo, veremos um exemplo de uso de testes de hipóteses para melhorar sua confiança. Mas você também pode usar o pensamento desafiador para esmagar os medos sobre começar um novo negócio, ou sobre passar tempo com amigos (testes de hipóteses também é ótimo para este) e você pode usar a atenção plena em todos os aspectos de sua vida para entender melhor suas próprias crenças e motivações.



Continue acompanhando os próximos 3 artigos para saber como mudar a sua mentalidade para o marketing político pode mudar completamente suas estratégias para o projeto político on-line e campanha eleitoral.




Temos um Guia 2021 de Marketing no Facebook FACILITADO Passo a passo Completo - que ensina as melhores maneiras de promover no Facebook. Ele também lhe dá instruções passo a passo, para que você possa se envolver no marketing do Facebook com uma chance maior do que a média de sucesso. Se preferir, pode copiar o link e colar no seu navegador: https://www.hotmart.com/product/guia-marketing-fb-facilitado-passo-a-passo-completo

(Tenha mais informações no Guia COMPLETO de Campanha Política e Marketing Eleitoral Digital para Candidato(a) a Deputado(a) Estadual - Federal <---- CLIQUE AQUI MESMO PARA RECEBER O SEU

https://hotmart.com/product/guia-campanha-politica-e-marketing-eleitoral-digital

ou copie e cole o link no seu navegador: https://hotmart.com/product/guia-campanha-politica-e-marketing-eleitoral-digital

(Receba mais informações no nosso Curso Passo a Passo de WordPress para Projeto Político 2022, Empresas, Negócios + KIT Marketing de Conteúdo REPLETO de modelos prontos para produção(copiar e colar) + Swipe Files em até 10x SEM JUROS! <---- CLICANDO AQUI MESMO ou copiando o link para o seu navegador: https://www.hotmart.com/product/curso-wp-projeto-politico-empresas-negocios-kit-marketing-de-conteudo-modelos-prontos-producao-copiar-colar-swipe-files)

Temos alguns outros guias, produtos digitais e cursos que podem ajudá-lo com o marketing digital para seu projeto político, causa, ou negócio. Conheça todos os nossos produtos: https://space.hotmart.com/interidade-producao-mentoria-consultoria-marketing-digital-politico-eleitoral-cursos-on-line-ead

Nossos cursos e produtos digitais voltados para Adultos 50 mais, Home-office e Marketing Político:

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-para-adultos-50-mais

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-para-home-office-negocio-trabalho-em-casa

https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/produtos-digitais-guias-de-marketing-politico

Também temos uma parceria com a Universidade Estácio de Sá e proporcionamos bolsas de estudos de até 60% para praticamente todos os cursos de graduação e pós graduação: https://www.interidade-cursos-on-line.com.br/faculdade-e-pos-graduacao-ead


 
Interidade Cursos Online de Marketing Político, Home Office e Negócio © 2021 by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

Interidade Cursos Online e Marketing Político, Home Office e Negócio by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0