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  • Marco Antonio Silva Jorge

Página de Captura (Landing Page) A PEDRA ANGULAR do FUNIL DE CONVERSÃO E VOTOS no Marketing Político

Atualizado: 20 de mai.


Antes de começar a tentativa de construir uma lista de apoiadores e eleitores de sucesso ou criar uma página de captura poderosa, você vai querer começar com uma introdução rigorosa às páginas de captura . Em contraste com páginas pessoais ou institucionais indiferenciadas e desfocadas, as páginas de captura se concentram especificamente em capturar leads para um boletim informativo ou fazer captura para um projeto político ou propósito específico – e não fazer nenhuma tentativa de dar aos visitantes uma opção diferente.

Outra palavra comum que é frequentemente usada para descrever a página de captura , é "Landing Page". Uma página de captura é uma página projetada para obter nomes, celular(WhatsApp/Telegram) e endereços de e-mail. Normalmente, no entanto, uma página de captura geralmente é um tipo menor de landing page, que geralmente tem uma forma opt-in à vista quando a página é carregada.

Então, o que é importante aprender em uma introdução às páginas de captura ? Em primeiro lugar, é importante reconhecer que todos os profissionais de marketing político bem-sucedidos usam isso. Se você planeja ter uma lista segmentada de apoiadores e eleitores pela Internet, você vai querer usar uma, também, em vez de depender de formulários opt-in de barra lateral e páginas desfocadas que não transmitem um único ponto e uma única chamada à ação.


Outra coisa importante que você vai querer tirar desta introdução às landing pages é que cada página de captura contém as mesmas partes e está focada em um único objetivo – obtendo o visitante para ser um assinante e fazer parte da lista de apoiadores e eleitores segmentada.

Essas peças são as seguintes: um bloco opt-in (ou prompt de captura ), uma breve ou longa introdução, uma imagem do proprietário da lista, político ou candidato(a), a assinatura do proprietário da lista e uma chamada à ação (ou várias chamadas para a ação).

Determinar qual modelo funcionará melhor para você simplesmente só pode ser feito através de testes. Enquanto muitos possuem uma conversão e atribuem-na escassez de sua introdução (muitos serão um parágrafo curto), caso contrário, não contará com uma alta taxa de conversão porque eles usam cópia longa, completa e convincente.

Se há algo que você absolutamente deve tirar de uma introdução às landing pages, é que você não pode criar uma página de landing page ou captura que não esteja focada.





O sistema de Páginas de Captura (landing pages)

A Pedra Angular do Funil de Conversão e Votos

As landing pages fornecem um sistema exclusivamente poderoso através do qual você pode obter cadastros de apoiadores e eleitores nas suas listas segmentadas de vários fluxos. Este artigo discutirá brevemente alguns desses fluxos diferentes – e como você pode manipulá-los.

Vamos começar com o próprio local de captura: todo o tráfego é enviado para a página de captura do seu Funil de Conversão e Votos. A partir daí, ele terá uma série de opções, dependendo do que você vai entregar. Muitos profissionais de marketing político sugerem que sua página de captura deve ser sempre uma forma de opt-in. Outros sugerem que deve ser uma página de captura .

Seja um e-book gratuito ou uma aula especial particular(que não apareça nas buscas), o sistema de landing page que você cria deve incluir uma "proposta única", que os obrigará a agir – inscreva-se, cadastre-se, etc.

Uma vez que eles se inscrevam ou se cadastraram, o sistema de página de entrada que você cria deve redirecioná-los para uma página de agradecimento, o que abre mais meios através dos quais você pode engajar o(a) eleitor(a). Uma maneira rápida de cadastrar é simplesmente incluir anúncios em sua página de agradecimento do seu Funil de Conversão e Votos para produtos afiliados relacionados ou para seus próprios produtos que também poderão gerar recursos para seu marketing político. Aqui, novamente, você vai querer dar-lhes uma proposta única.

Além disso, se você ainda não pediu para eles se juntarem à sua lista de discussão ou grupo no whatsapp ou telegram, é aqui que você deve fazê-lo – em sua página de agradecimento. Uma vez que eles optem pela lista ou grupo seu, agora você tem uma nova opção que você pode usar em conjunto com o sistema de landing page para gerar cadastros .

Uma dessas opções é cadastrar espaço de anúncios em seu boletim informativo ou blog. Quanto mais pessoas você tem lendo seu blog ou sua newsletter, mais você pode cobrar por espaço de anúncios de patrocinadores do seu Funil de Conversão e Votos; no entanto, você vai querer evitar muitos patrocínios para a sua lista para garantir que seus anunciantes realmente vão ganhar dinheiro.

Sua próxima opção é endossar um produto como afiliado. Você pode dizer aos seus assinantes como alguém acabou de criar um produto brilhante – e você pode oferecê-lo aos seus assinantes através de um link de afiliado. Você pode até querer usar outros e-books ou aulas que você tem como bônus para dar-lhes algo extra.

A última maneira e mais rentável para seu marketing político pela qual você pode gerar cadastros através de seu blog ou boletim informativo é criando e vendendo seus próprios produtos para eles.

É importante notar que você não precisa usar todos esses meios para gerar cadastros; no entanto, quanto mais você usa, mais você ganha em geral.




O que você precisa antes de começar seu Funil de Conversão e Votos

Antes de começar a construir sua página de captura do seu Funil de Conversão e Votos, você precisará de algumas coisas para:


a) fazer sua proposta realmente ter um ponto;

b) facilitar a criação de sua página de captura do seu Funil de Conversão e Votos.

Uma coisa que você absolutamente deve ter antes de começar é uma auto-resposta. Sem qualquer auto-resposta, você está lançando sacos potenciais de dinheiro no lixo. Em vez de criar um relacionamento com eleitores e potenciais eleitores – e dar a si mesmo a oportunidade de tentar aumentar as captura –- você está permitindo que eles saiam e nunca mais volte. Normalmente, as plataformas de páginas de captura(landing pages) fazem esse serviço, na Klickpages você tem que fazer um plano pago para esse serviço também, na plataforma da HeroSpark você já tem esse serviço gratuitamente junto com sua página de captura, e praticamente todo seu FUNIL DE CONVERSÃO e VOTOS pode ser feito na HeroSpark.

Além de um auto-responder(um CRM de email marketing), você precisará ter uma proposta real que as pessoas querem se cadastrar e interagir. Você pode querer desenvolver um projeto político, colocando-o como um E-Book ou uma aula ou vídeo de apresentação e/ou demonstração.

Se você não tem as habilidades para fazer qualquer um, você sempre pode contratar um profissional para fazê-lo por você através do Workana ou 99freelas. Em seguida, você vai querer cadastrar este projeto político e tentar obter assinantes a partir de sua página de agradecimento – ou você vai querer obter assinantes oferecendo o projeto em um ebook (que é o que muitos profissionais de marketing político agora fazem).

Outra coisa que você absolutamente deve ter antes de começar é um serviço de check-out. Você pode querer considerar PayPal, Click Bank ou 2 Check Out. Todos esses serviços permitirão que você faça transações rapidamente.

Outra coisa que você deve ter antes de começar é um conjunto de gráficos, que geralmente inclui um cabeçalho gráfico, um botão de CADASTRO, papel de parede de fundo e uma imagem decente de você mesmo. Você provavelmente pode fornecer a imagem de você mesmo, mas você pode querer contratar um profissional para fazer o resto.

Outra coisa que você vai precisar antes de começar em sua página de captura do seu Funil de Conversão e Votos é uma maneira de criar uma assinatura realista. A plataforma da vLetter com Fontes de caligrafia cursivas reais é provavelmente a sua melhor aposta; mas, se você está com pouco orçamento, você pode querer optar por simplesmente usar um programa de processamento de palavras.




Planejando o tema da sua página de captura para o Funil de Conversão e Votos

Talvez a parte mais importante da criação de uma página de captura do seu Funil de Conversão e Votos seja planejar seu tema de página de captura. Como você seleciona seu tema, é claro, tudo dependerá de como você planeja gerar tráfego.

Se você diz para gerar tráfego através da otimização do mecanismo de busca, planejar o tema da página de entrada implicará encontrar frases dentro do seu setor político que têm uma alta demanda (agregado valor de pesquisa) e uma baixa concorrência (pequena quantidade de sites concorrentes) e, em seguida, criando várias páginas de captura, cada uma que é otimizada em torno de uma frase diferente.

Se, por outro lado, você decidir gerar tráfego através de plataformas de Anúncios como o Google Ads, planejar o tema da página de entrada implicará novamente a sintonia de um número de páginas diferentes para se encaixar nas palavras-chave que você está comprando.

Na verdade, é onde a maioria das pessoas falha quando cria uma página de captura: elas não a sintonizam para caber em um público específico. Por exemplo, no caso de uma página de captura do seu Funil de Conversão e Votos para um blog de saúde, eles podem enviar um artigo sobre dentes, mas eles só criam uma página de captura e enviam todo o tráfego para ele. Isto é um grande erro.

As chances são de que, se você criar um projeto político ou e-book de qualidade, ele pode beneficiar um número de pessoas. Então, por que não comunicar os benefícios exatos que eles derivarão de subscrever ou se cadastrar?

Se, por exemplo, você tem um blog sobre saúde básica e problemas no coração, então você o agrupa sob a posição solta de "saúde", um visitante que está procurando especificamente por informações sobre saúde básica ou problemas no coração clicarão fora de sua página se eles não virem a conexão direta com o tópico exato para o qual eles estavam pesquisando.

Em vez disso, você vai querer configurar uma página centrada em saúde básica e uma página centrada em problemas no coração. Em cada página, você vai querer comunicar os benefícios específicos para participar da lista para cada um desses grupos de visitantes.

Indo um passo adiante, além de planejar o tema da página de entrada, se você estiver criando uma página de entrada para um blog de notícias políticas da sua região, você também pode querer segmentar sua lista, para que você possa enviar informações especificamente sobre Saúde básica para aqueles que o solicitam – e informações sobre problemas no coração para quem solicitar.




Como escrever uma página de captura que converte em apoiadores e eleitores potenciais no seu Funil de Conversão e Votos

A maioria das pessoas não tem nenhuma (ou simplesmente a menor) ideia de como escrever uma página de captura do seu Funil de Conversão e Votos que converte. Em vez disso, eles juntam elementos que eles viram usados em outras páginas de captura – mas geralmente não os colocam juntos da mesma forma que o desenvolvedor bem sucedido da página fez.

Mas quando alguém tenta construir uma lista, é importante que conheça seus pontos fortes e fracos – e que você use o tempo para superá-los ou contratar outra pessoa para fazê-lo por você.

Com a redação, por exemplo, é importante usar uma mistura de pontos atraentes com poderosos gatilhos psicológicos. A maioria das pessoas que criam uma página de captura perde um ou ambos os elementos.

Por exemplo, eles podem se concentrar tanto na construção da página que eles realmente não explicam que solução eles estão fornecendo – e para quem eles estão fornecendo. Se eu não tiver um problema específico que seu projeto político resolva, por que eu me cadastraria? Eu não faria isso.


Agora, se eles não conseguirem polvilhar gatilhos psicológicos, como "cientificamente comprovado", "garantidos", e "chocantes", ninguém se sentirá obrigado a continuar lendo, pois os benefícios terão um valor médio ou pouco percebido.

Além desses dois problemas, algumas páginas de captura carecem de coerência e direção. A copy parece amadora e não atua quebrando a resistência do visitante ao cadastro – e obrigando-o a apoiar mais e mais em cada ponto de captura.

Além disso, se não houver várias chamadas para a ação – outra forma de gatilho psicológico – então um potencial visitante pode nunca se sentir compelido o suficiente para colocar seus dados e fazer o cadastro.

Além de uma redação cuidadosa, existem outras coisas importantes que você deve levar em consideração ao escrever uma página de captura do seu Funil de Conversão e Votos que converte. Por exemplo, é importante construir um caso convincente para uma proposta vinculada ao tempo.

Isso não significa que você tem que inventar prazos falsos e revisá-los constantemente a cada semana. Esta é uma boa maneira de garantir sua perda completa de credibilidade no menor tempo possível.



No entanto, ao planejar sua copy, você vai querer ter certeza de que você constantemente insta o eleitor a agir imediatamente inserindo uma série de "chamadas à ação", como eu tenho mencionado anteriormente. Seja para se cadastrar e também para compartilhar convidando amigos e amigas para participarem também junto com ele.




Você pode querer considerar o uso de fly-ins ou pop-ups para criar mais urgência – ou fazer uma proposta de tempo. Talvez você possa usar uma contagem regressiva para construir urgência (ou seja, quando alguém chega à sua página de captura, eles têm cinco minutos para se cadastrar e receber um bônus ou presente extra).

Agora, se você está criando uma página de captura, você pode querer empregar táticas ligeiramente diferentes. Em vez de construir um caso convincente com múltiplos gatilhos e chamadas para a ação ao longo de 1000 palavras, você pode querer simplesmente condensar tudo isso em um manchete convincente e um parágrafo de "benefícios".

Para uma página de captura completamente livre para participar, você provavelmente não terá uma quantidade considerável de resistência à adesão, a menos que o visitante:

a) Não vê nenhum benefício; e

b) Suspeita que você quer cadastrar seu endereço de e-mail e seu número de WhatsApp ou Telegram para encher o saco.

Ambos os problemas são relativamente fáceis de superar. Em sua manchete, basta declarar os benefícios exatos que eles receberão para participar – como sempre, misturando-se em gatilhos psicológicos.

No primeiro parágrafo da copy, dê-lhes uma razão convincente para se juntar agora (ou seja, o brinde pode não ser entregue mais, a lista pode se tornar privada, você vai ter isso nesse incrível relatório).

Agora, para superar o segundo problema, basta incluir uma linha curta sob o seu formulário opt-in que explica que você não vai – sob nenhuma circunstância – perturbá-los com envios excessivos ou dar para outros seu WhatsApp/Telegram, endereço de e-mail e nome.



Dicas para aumentar a taxa de conversão da página de captura do seu Funil de Conversão e Votos

Existem três maneiras principais em que você pode aumentar sua taxa de conversão da página de captura do seu Funil de Conversão e Votos. Todas as páginas de captura criadas pelos profissionais de marketing político geralmente incluem esses três elementos em alguns outros.

A primeira maneira pela qual você pode aumentar sua taxa de conversão é através da personalização. Isso geralmente é feito de duas maneiras: a primeira maneira é colocar uma foto sua de ótima qualidade. A segunda maneira é adicionando sua assinatura na parte inferior da sua página de captura do seu Funil de Conversão e Votos.

Isso aumenta radicalmente a confiança dos visitantes. A maioria das pessoas que resistem a apoiar projetos online fazem isso porque estão cansadas de serem enganadas por um demagogia ou montagens de photoshop, ou que não estará por perto quando precisa de ajuda ou quando precisa conversar sobre o projeto.

Dica: Adicionando imagem e assinatura, você pode aumentar significativamente a confiança dos seus visitantes.

Outra maneira pela qual você pode aumentar sua taxa de conversão de página de captura do seu Funil de Conversão e Votos é usando texto preto ou um layout branco. Independentemente do que alguém lhe diga, esta é uma das maneiras mais fáceis de fazer sua página parecer profissional, em vez de patética ou desesperada.

A terceira maneira de ganhar confiança é oferecendo algo de graça. Isso geralmente é o que você vai fazer se você estiver usando uma página de captura do seu Funil de Conversão e Votos para gerar suas listas de apoiadores e eleitores segmentadas: você vai oferecer um relatório gratuito ou um e-book com informações importantes e relevantes sobre seu bairro, município, setor político – e, em seguida, usá-lo para gerar suas listas segmentadas, que mais tarde você vai colocar em sua base eleitoral. Por que essa técnica é tão eficaz?

Simplesmente porque permite que eles julguem seu trabalho e ideias antes que eles realmente tenham que votar eles. Além disso, constrói confiança.


Siga todas essas etapas e você aumentará significativamente sua taxa de conversão de página de captura do seu Funil de Conversão e Votos.

Dirigindo o tráfego para sua página de captura do seu Funil de Conversão e Votos

Dirigir o tráfego para a sua página de captura do seu Funil de Conversão e Votos parece fácil, não é? Bem, não é. E não importa o quão grande seja sua página de captura, não importa se ninguém nunca a lê. Além disso, se todos no mundo que não o seu público-alvo lê-lo, isso não importa. É por isso que você precisa encontrar mídia através da qual você pode direcionar visitantes direcionados para sua página de captura.

Uma maneira pela qual você pode direcionar o tráfego para a sua página de captura do seu Funil de Conversão e Votos é através da otimização natural para mecanismo de busca. Este é o processo mais lento, mas também é uma das melhores maneiras de garantir um fluxo contínuo de tráfego ao longo do tempo.

Gerar tráfego natural do mecanismo de busca geralmente implica obter links para o seu site. Embora a vinculação recíproca tenha sido uma vez a melhor estratégia, especialistas acreditam que os principais mecanismos de busca estão desvalorizando links recíprocos em favor de links unidirecionais e links triangulares (que mecanismos de busca não podem realmente detectar).


Outra maneira de obter tráfego natural do motor de busca é otimizando seu site por certas palavras-chave. Você pode fazer isso criando páginas que se concentram especificamente em uma palavra-chave em seu setor político. Em seguida, você pode definir a extensão da página para essa palavra-chave e otimizar o conteúdo com uma densidade de 1,5% para essa palavra-chave. Você também vai querer usá-lo em cabeçalho e tags de título.


Agora, além de construir tráfego natural do motor de busca, você vai querer considerar o uso de publicidade paga por clique. Você pode fazer isso abrindo uma conta no Google Ads. Se você tiver dificuldades para usar o Google Ads, posso lhe ajudar pessoalmente através de vídeo conferência no Google Meets https://sites.google.com/view/ads-adword-aula-online-anuncio ou adquirindo algum dos nossos cursos para lhe ajudar nesse ponto, temos o curso de Como Fazer tráfego pago no marketing político exclusivo no nosso espaço no marketplace da Hotmart: https://hotmart.com/product/curso-marketing-politico-eleitoral-poder-legislativo-como-fazer-trafego-pago-site-rede-social/B65720247N

Como mencionado anteriormente, campanhas bem-sucedidas do Google Ads fazem duas coisas: eles agrupam palavras-chave em múltiplos, pequenos grupos relacionados – e enviam leads para vários páginas de captura.

Isso significa que você terá que começar com alguma reformulação cuidadosa da palavra-chave; e então você terá que alterar suas páginas de captura para coincidir com essa pesquisa. Estas são algumas das ferramentas mais usadas para conduzir o tráfego até uma página de captura; no entanto, eles nem sempre são os mais eficazes.

Agora, ambos os métodos podem ser eficientes, mas ambos geralmente têm barreiras bastante altas para a entrada e exigem muito trabalho.

Felizmente, você tem outra opção: conexões humanas. E é aqui que a maioria dos profissionais de marketing político falha. Eles não percebem o poder das conexões humanas porque estão tão envolvidos na ideia de fazer dinheiro e receber transferências de recursos sem ter que lidar com eleitores e apoiadores.

Uma maneira rápida de obter tráfego através de conexões humanas é fazendo associações online. Você pode entrar em uma associação em uma lista de possíveis "parceiros" - ou políticos que podem ser capazes de ajudá-lo de alguma maneira mutuamente benéfica. Esta lista pode incluir outros candidatos de outros Estados ou Municípios em seu setor, proprietários de sites em seus setores e especialistas.

Há apenas uma coisa importante que você tem em mente ao entrar em contato com parceiros de associação online – e que é torná-lo o mais rápido, fácil e benéfico para eles possível. Se eles não têm incentivo para fazê-lo, eles provavelmente não vão mesmo responder a você. E se não for fácil, eles aceitarão outras propostas de associações sobre as suas.

Outra maneira pela qual você pode direcionar o tráfego para a sua página de captura é através de blog e posts em fóruns; no entanto, é importante que você não faça spam, como muitos outros candidatos e políticos fazem. Em vez disso, realmente participar do fórum, fornecer às pessoas algo de valor; e, depois de um tempo, poste seu projeto político e sua assinatura – e tente fazer networking com pessoas no fórum que trabalham em áreas semelhantes.

Sua abordagem para postagem no blog deve ser semelhante. Inclua sua assinatura que ligue de volta à sua página de captura do seu Funil de Conversão e Votos, mas não faça spam. Em vez disso, poste comentários úteis. Isso não é apenas mais ético, mas é claramente mais eficaz. Spam é excluído. Bons comentários são elogiados, induzindo as pessoas a seguir seu link e conferir seus projetos políticos e pontos de vista.



Continue acompanhando os nossos artigos para saber como melhorar ou construir sua capacidade de liderança no marketing político da pré-campanha até a eleição para Deputado(a) Estadual, Deputado(a) Federal ou Vereador(a) e como pode melhorar completamente suas estratégias para o projeto político on-line e campanha eleitoral.

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