Ouvi na Abertura do VII Fórum de Governança da Internet 2017, na OAB-RJ, a seguinte frase: “Ou os Advogados aprendem a usar a Tecnologia da Informática e Internet, ou vão vender sanduíche natural na praia.” (se referindo à modernização do Sistema Judiciário, e principalmente na utilização dos Processos em PDF sendo enviados diretamente na Plataforma da Justiça na Internet).
Acredito que para os professores deveria ser da mesma forma: (seguir esse mesmo raciocínio).
Para começar, tornar obrigatória a Capacitação em Informática, Internet e seus Principais Dispositivos, pelo menos para professores a partir da 5ª série.
Quanto ao Ensino à Distância(EaD), não tem mais como voltar atrás ou fingir que não é uma realidade, uma prova disso, já em 2018 a Estácio começará a implementar no Ensino Médio, confira nessa notícia: https://consultordigitalmarco.wordpress.com/2017/12/12/uma-solucao-para-educacao-em-todo-pais/
Veja esse informe publicitário da Vivo, no Jornal O Globo de 28 Dez 2017:
A própria Vivo está tomando iniciativa(outras empresas como a Microsoft também está fazendo cursos de capacitação para os professores).
É preciso começar, e começar pelos professores, preparando-os para serem também tutores, direcionar seus alunos na utilização da tecnologia, e não insistir em continuar como está, é preciso entender a necessidade de mudança e se capacitar constantemente para isso. Parar de Resistir.
Será que vai ser preciso ser como a Justiça?
E não faltará emprego aos professores, será uma adaptação às mudanças.
Para começar:
Vídeo-aulas segmentadas por micro-assuntos. Essas mesmas micro-aulas, feitas por diversos professores da matéria(visões diferentes do mesmo assunto).
Os próprios professores indicariam outras formas de ver o assunto de um outro professor, e por aí vai…
Não faltará meios de lecionar, só que de maneira diferenciada.
Felizmente ou Infelizmente, vai depender de como o professor estará preparado ou se preparando para as mudanças.
Comments