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  • Marco Antonio Silva Jorge

Usando as Redes Sociais para o sucesso do marketing de conteúdo do seu Projeto Político e Negócios

Atualizado: 19 de jul. de 2021


Por que o marketing de conteúdo e as mídias sociais vão tão bem juntos


Você pode criar o maior conteúdo já escrito, mas você nunca receberá nenhum elogio por ele se você não obtê-lo na frente das pessoas . As mídias sociais são uma das formas mais fáceis e eficazes de distribuir seu conteúdo para o seu público.


Não se trata apenas de enviar seu conteúdo para o Facebook e esperar milhões de olhos. Você precisa fazer isso direito e construir a quantidade correta de tração. Você precisa compartilhar seu conteúdo com as pessoas certas na hora certa.


Você também precisa de uma estratégia para lidar com seus leitores nas mídias sociais. Uma vez que eles tenham lido o seu conteúdo, o que você quer que eles façam? Não espere que o conteúdo das mídias sociais gere muitas vendas logo de cara – porque não vai. As pessoas não vão às redes sociais comprar coisas em geral (algumas fazem). Eles estão lá para serem sociais.


Algumas pessoas acham que marketing de conteúdo e mídias sociais são a mesma coisa. Eles são diferentes ,pois um bom conteúdo impulsiona as mídias sociais, e as mídias sociais ajudam o processo de marketing de conteúdo, fornecendo-lhe uma compreensão do seu público, e, claro, a capacidade de distribuir seu conteúdo. Pense no conteúdo como o cavalo e as mídias sociais como o carrinho.


Eles trabalham tão bem juntos, e um precisa do outro. É importante criar um plano de conteúdo para mídias sociais que detalhe o que você vai enviar em que plataforma. Você tem um bom hub de conteúdo no lugar, como um blog? Você precisa enviar seus seguidores de mídia social para uma plataforma que você possui para que você possa desenvolver ainda mais o relacionamento.


O marketing de conteúdo nas mídias sociais exigirá um compromisso de recursos. Não apenas copie suas postagens de blog cegamente para Facebook, Twitter, LinkedIn, etc. Se você não postar coisas por idades em sua página do Facebook ou twitter, então você pode muito bem não tê-los em tudo. Você precisa postar coisas boas regularmente.


Muitas pessoas cometem o erro de tentar fazer muito ao mesmo tempo e depois falhar miseravelmente em tudo isso. Comece pequeno e com uma ou duas plataformas sociais. Facebook e/ou Twitter são recomendados para profissionais de internet na maioria dos nichos. Se você está no espaço de marketing offline, então o LinkedIn é imperdível.


Esqueça o Instagram, Pinterest, SnapChat e os outros por um tempo. Desenvolva sua presença e seus seguidores em seu site social principal, e então você pode seguir em frente . A maioria dos profissionais de internet vai fazer isso sozinhos ou contratar um VA para fazer isso. Você só pode fazer muito para se concentrar em uma plataforma e desenvolvê-la.




Quais são os principais fatores de um plano de conteúdo de mídia social?

Você precisa se fazer perguntas específicas para cada canal de mídia social que você planeja usar. A primeira pergunta a fazer é "oque você quer alcançar com este canal social ?" Se você não tem razões sólidas para estar no Facebook ou Twitter, então o que você fizer será meio-coração e não trará os resultados que você quer.


Você precisa de mais do que "para desenvolver um grande público" ou "para obter seguidores". Melhor do que isso seria "obter seguidores do Facebook e aumentar a conscientização da marca e levá-los ao nosso site para se juntar à nossa lista de e-mail ".



Essa resposta tem um propósito e moldará seu plano de marketing de conteúdo. Se você é um comerciante individual, então a conscientização da marca seria seus seguidores entendendo mais sobre você.




Pense nisso por um minuto. Você quer que seus seguidores do Facebook façam uma transição de ser apenas um seguidor no Facebook para ser um visitante regular em seu blog ou site para se tornar um assinante de e-mail para se tornar um cliente. Você pode ter outros objetivos de conversão em mente, mas isso apenas ilustra o ponto.


Você deve ter um resultado desejado em mente quando estiver projetando seu plano de conteúdo de mídia social . Quer que seus seguidores compartilhem seu conteúdo com seus amigos? Quer que eles deixem comentários? Você quer que eles visitem seu blog ou site?

Então você precisa se perguntar o que seu público de canal social está procurando. Seu público no Facebook pode estar procurando algo totalmente diferente do seu público no Twitter. Você precisa pensar e testar o que funciona melhor para cada um e, em seguida, entregar esse tipo de conteúdo.


O tipo de conteúdo também é importante. No Facebook agora, os vídeos são toda a raiva (não é surpresa lá). As imagens ainda têm muita influência, embora você precise misturar tudo. Quando você está usando o Twitter, talvez você devesse considerar usar mensagens "cliffhanger" para que você leve os seguidores para o seu site?


Então temos o tom que é certo para o canal. Se você está usando o LinkedIn, então você vai usar um tom mais profissional do que com o Facebook e o Twitter. Para este último, você precisa determinar a mistura certa de diversão, conversação e amigável para tirar o máximo do canal.


O último aspecto a considerar é o tempo e a frequência. Você precisa descobrir com que frequência você vai postar em cada canal e em que horários. Um post no Facebook vai durar muito mais do que um único tweet no Twitter. Se as pessoas comentarem em seu post no Facebook, então ele aparecerá no topo dos feeds de notícias do seu amigo .


Um tweet será perdido em alguns momentos, então você precisará pensar em twittar várias vezes por dia. Se você estiver usando o LinkedIn, então as mesmas regras se aplicam ao Facebook. Assim, você pode acabar postando uma vez por dia no Facebook e LinkedIn e assistindo seu feed do Twitter o dia todo e fazendo vários tweets sobre o mesmo assunto.


Você precisa saber quando seu público está por perto também. Isso pode ser difícil quando você está comercializando internacionalmente o que vários profissionais de internet fazem. A resposta aqui é ir onde o dinheiro está. Se o seu maior mercado é os EUA, então publique seu conteúdo quando eles estiverem por perto.


Seus objetivos com marketing de conteúdo através das mídias sociais devem ser o que impulsiona seu plano. Se você está construindo uma lista (altamente recomendada), então não compartilhe todo o seu conteúdo no Facebook e Twitter. Se você fizer isso, então não há incentivo para que seus seguidores se tornem seus assinantes de e-mail .


Neste caso, você precisará reutilizar seu conteúdo para mídias sociais. Forneça algum valor para enganchar as pessoas e depois diga-lhes que o ouro real reside no site. Isso vai levar um pouco de esforço, mas você terá bons resultados.




Táticas de marketing de conteúdo de mídia social

Agora que você tem seus objetivos de marketing de conteúdo nas mídias sociais e desenvolveu um plano de conteúdo, vamos dar uma olhada em algumas boas táticas com mais detalhes . Se você usá-los regularmente, você terá uma chance muito maior de ter sucesso e alcançar seus objetivos .



Nós já tocamos nisso, mas você precisa compartilhar seu conteúdo nos melhores momentos do dia. Claro , não há um único "melhor tempo" para postar, então você precisará testar isso para ver o que funciona melhor. Você deve usar seu bom senso aqui embora.



As pessoas olham para seus feeds do Facebook e Twitter durante a tarde, quando deveriam estar trabalhando? Muita gente vai fazer isso. Talvez você possa tentar enviar posts bastante tarde para pegar aquelas pessoas que gostam de verificar suas redes sociais antes de irem para a cama à noite.


Já há alguns dados lá fora para isso. Sumall.com pesquisaram o Twitter, e descobriram que o Twitter é o mais ativo durante o horário de trabalho de segunda a sexta-feira. Os horários mais ativos são das 13h às 15h nos dias úteis. Eles também descobriram que a atividade se descuida muito nos fins de semana.


Sabendo disso, não é uma boa ideia você twittar seu grande conteúdo que se relaciona com o seu novo produto online às 16h de um sábado . O nível de engajamento será muito baixo.


Estudos do Facebook fazem leituras interessantes também. Eles são o oposto polar dos tempos ativos do Twitter. A atividade no Facebook durante o horário de trabalho é baixa e atingirá o pico à noite. Os fins de semana são muito ativos em particular as tardes de domingo. O que isso te diz mais do que tudo? Trate cada canal social separadamente!


Você precisa estudar a linguagem que é usada nas mídias sociais. Não se trata apenas de ser capaz de usar "texto falar". Existem novas regras linguísticas que foram estabelecidas pelas mídias sociais que você deve conhecer e seguir.


Por exemplo, você sabia que paradas completas agora são usadas em mensagens sociais para denotar um tom de raiva? Ou que o uso de elipses pode significar um pensamento inacabado ou uma palavra que está faltando? Os usuários que entenderem isso responderão a essas sutilezas.


Todas essas diferenças de idiomas são fáceis de encontrar online, e você precisa saber o que você está enfrentando . Quanto mais "conhecimento social" você pode se tornar mais respostas você provavelmente vai chegar aos seus posts e tweets.


Mais importante, você precisa saber qual idioma seu público-alvo usa. Dê uma olhada em algumas de suas conversas e note qualquer coisa que se destaque. Fale com eles enquanto falam com seus amigos, e isso fará com que seus posts ressoem muito mais com eles. Esteja ciente de que o LinkedIn é muito mais profissional e você deve evitar pontos de exclamação e emojis lá.


E isso nos leva muito bem a garantir que você otimize seu conteúdo para cada canal de mídia social diferente que você usa. Todas as plataformas têm diferentes pontos fortes e fracos. Então certifique-se de que você sabe o que eles são e que você usá-los a seu favor.


Os profissionais de internet tiveram ótimos resultados usando o Twitter no passado. Você pode pensar que 140 personagens não é muito para contar ao mundo sobre você e sua experiência, mas é surpreendente o que você pode fazer com essa quantidade limitada de espaço. Twitter é mais sobre conversas em tempo real, então esteja preparado para isso.


Você também precisa saber que não há nada permanente no Twitter. Se você enviar um tweet e a maioria dos seus seguidores não estiverem olhando para seus feeds, eles nunca o verão. Em contraste, O Facebook está estático, pois suas postagens ficarão no feed de alguém por um bom tempo, para que você tenha a oportunidade de construir um relacionamento de longo prazo.


Então compartilhe um monte de coisas boas no Facebook ao mesmo tempo. Quando você recebe curtidas e comentários, seu post subirá ao topo dos feeds das pessoas. O Facebook é muito mais baseado na comunidade do que o Twitter, então não deixe de tirar proveito disso.


Medir seu conteúdo apenas por números nem sempre é a coisa certa a fazer. Sempre vá para a qualidade sobre a quantidade. Você pode ter milhares de seguidores, mas quantos deles estão ativamente se envolvendo? É melhor ter 1.000 pessoas que estão ativamente se engajando com seu conteúdo do que 100.000 pessoas que não são.


Esteja sempre preparado para compartilhar seu conteúdo mais de uma vez. Ao contrário da crença popular, as pessoas não monitoram suas transmissões sociais 24 horas por dia. Como um comerciante de internet, você provavelmente vai querer alcançar pessoas em diferentes fusos horários, assim, aumentar o seu conteúdo ocasionalmente. Tenha cuidado para não parecer um spammer com isso embora!


Quando você posta seu conteúdo, você deve estar preparado para estar por perto para responder a quaisquer comentários que você receba. Se as pessoas lhe fizerem uma pergunta, elas não querem esperar até o dia seguinte para receber uma resposta.


Você nem sempre vai receber comentários positivos, então você precisa de uma estratégia para lidar com negatividade. Se alguém está genuinamente chateado com algo, então simpatize com ela e se comprometa a corrigir isso.


Se eles fizerem uma piada ou um comentário irônico, então veja o lado engraçado e responda de acordo. Nunca entre em batalhas com as pessoas nas redes sociais. Não fará bem à sua credibilidade.



Usando anúncios de mídia social em sua estratégia de marketing de conteúdo

Antes de começarmos com anúncios de mídia social, é importante notar que quase todos os profissionais de internet bem-sucedidos têm uma lista de assinantes com os seus produtos mais recentes (ou produtos afiliados) com.


Você precisa estar construindo uma lista. O e-mail marketing ainda é uma das formas mais eficazes (se não a mais eficaz) de fazer vendas de seus produtos e de outras pessoas que você recomenda. Então, ao longo desta seção, vamos assumir que você está construindo uma lista!


Se você acredita que basta compartilhar seu conteúdo no Facebook, Twitter, LinkedIn, etc. vai trazê-lo em uma tonelada de vendas que você está seriamente iludindo-se. O que você precisa fazer é usar seu conteúdo de alta qualidade para construir confiança com seus seguidores. Eles precisam gostar de você para que eles comprem de você.


Assim, seu principal objetivo será levá-los a visitar seu site ou blog para que eles possam ver o grande conteúdo que você tem em oferta e se inscrever em sua lista de e-mail para obter ainda mais. Você pode enviar pessoas para uma página de desembarque específica onde você oferecerá a elas um incentivo para entrar em sua lista.


Ou você pode enviá-los para diferentes postagens que você criou que provaram ser populares entre os outros e, em seguida, adicionar uma forte chamada à ação nesta página para que eles se inscrevam no "ouro real" que só aparece em seu boletim informativo de e-mail.

A introdução da publicidade nas redes sociais tem sido como um sopro de ar fresco. Ele permite que você amplie sua promoção de conteúdo , e se você acertar, ele pode trazer-lhe um monte de novos assinantes e clientes . A outra boa notícia é que ele não vai quebrar o banco ao contrário do PPC.


Então, o que você precisa fazer é criar seu conteúdo para seus canais de mídia social como você normalmente e, em seguida, usar seu conteúdo mais envolvente e promovê-lo seletivamente usando anúncios sociais . Você pode redirecionar seus visitantes para que você possa enviá-los para outros grandes conteúdos em seu site.


Quando você usa anúncios de mídia social, você será capaz de direcionar a demografia específica . Você pode realmente apresentar a um público que está interessado em ganhar dinheiro online ou perder peso.


Você pode atingir machos, fêmeas ou ambos em faixas etárias definidas. Você pode direcionar pessoas em países específicos como EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e assim por diante.


Não pode fazer isso com ppc. As informações demográficas simplesmente não estão lá. Então você provavelmente vai acabar desperdiçando uma boa proporção do seu orçamento em pessoas que não estão interessadas no que você está oferecendo.


Quando as pessoas respondem aos seus anúncios, você deseja enviá-los para as páginas de desembarque desejadas em seu site para colocá-los em sua lista de e-mail . Teste os dois métodos diferentes e veja qual deles funciona melhor. Você pode querer enviar novas pessoas para suas postagens de conteúdo primeiro, pois elas poderiam ser adiadas por serem confrontadas com uma página de captura.


Você pode iniciar sua estratégia de marketing de conteúdo usando anúncios de mídia social . Você pode obter curtidas em sua página do Facebook, impulsionar suas postagens e construir seus seguidores de forma rápida e barata.




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